O nome verdadeiro de Ice Cube é O’Shea Jackson Sr, e ele se tornou um grande rapper, ator, comediante, produtor musical, escritor, produtor e diretor de filmes norte-americano.
Foi integrante de dois grandes grupos de rap, o C.I.A e o N.W.A, e após deixar de fazer parte desses grupos se tornou um importante artista solo, além de focar também em suas outras aptidões, sendo bem sucedido em todas elas.
Em uma classificação feita pela MTV colocando os 10 Maiores MC’s de Todos os Tempos, Ice Cube ocupou a posição número nove. Na colocação feita pelo About.com, onde foram eleitos os 50 Melhores MC’s do Nosso Tempo, ele ficou na posição de número onze. A revista The Source o classificou como o décimo quarto melhor Letrista de Todos os Tempos. Snoop Dogg o nomeou o maior MC de todos os tempos, e o Allmusic o nomeou como um dos artistas mais completos e controversos do rap norte americano.
Biografia Ice Cube
O’Shea Jackson Sr nasceu na cidade de Los Angeles, no dia 15 do mês de junho do ano de 1969. A sua infância foi complicada, a família vivia em um gueto de Los Angeles, o pai era jardineiro e sua mãe era zeladora. A família sofreu uma perca irreparável quando a irmã dele foi morta pelo namorado.
Desde muito pequeno começou a se interessar por música, na época em que começou a sua adolescência o rap e a voz do gueto estava em ascensão, e junto de dois amigos, Sr Jinx e K-Dee, formaram o grupo C.I.A (Cru’ in Action), quando eles tinham cerca de 14 anos de idade. Conheceram Dr. Dre, que trabalha em um clube e deixava o grupo se apresentar lá, Ice Cube era quem escrevia as letras do grupo, e logo foi notado o seu talento para fazer as rimas, por isso, Dr. Dre convidou Ice Cube para compor para o seu grupo de rap.
Algum tempo depois Dr. Dree foi contratado pela Eazy-E, uma gravadora, e levou para eles algumas das composições de Ice Cube, que algum tempo depois foi aceito para fazer parte de um grupo da gravadora, o N.W.A.
O primeiro álbum do N.W.A não teve muito sucesso, Ice Cube duvidou da sua carreira como rapper, e tentou inclusive estudar arquitetura em um Instituto de Phoenix. Após a saída de um dos membros do grupo, Ice Cube retorna como integrante e escreve letras bem polêmicas, que trouxeram o sucesso para o grupo.
Apesar de Ice Cube ser o autor da maioria das letras do grupo, ele não tinha os direitos autorais sobre elas, sendo esses direitos pertencentes à gravadora, eles notou que com isso ganhavam dinheiro em cima do talento dele. Ice tentou então negociar os direitos das músicas que escrevia com a gravadora, mas o líder do grupo não aceitou então ele decidiu abandonar o N.W.A. Após sua saída ele foi extremamente atacado pelos antigos companheiros de grupo, que o chamavam de traidor.
Carreira Solo
Ice Cube decidiu partir para a carreira solo, se lançando no ano de 1990 com o seu primeiro álbum, onde ele fez questão de responder os ataques que sofreu após sair do grupo N.W.A, o sucesso do novo álbum foi imediato, e ele conquistou inclusive um disco de Platina.
O seu segundo álbum seguiu a mesma linha do primeiro, sendo bem agressivo, onde ele foi acusado de alguns preconceitos contra os antigos companheiros. Mas Ice Cube escrevia as músicas somente na intenção de responder os ataques que havia sofrido, e isso conquistou o público, com isso, ele conseguia cada vez mais sucesso.
Em paralelo com o mundo musical, ele estreia no cinema no ano de 1991, no filme “Boyz N The Hood”. A sua carreira como ator é de grande sucesso, e ao todo, ele atuou em mais de vinte filmes, com temas diversos, como terror, comédia e infantil.
O seu terceiro álbum é considerado um de seus melhores trabalhos. Já o quarto álbum do cantor não foi bem recebido pelos críticos, após o ano de 1993 ele começou a fazer diversos trabalhos que não foram bem recebidos, alguns diziam que ele tinha perdido sua essência e que não era mais o mesmo. Ele também fundou a sua própria gravadora, a Lench Mob Records.
No ano de 2000 ele volta com uma turnê muito importante para sua carreira, junto dele havia antigos cantores do grupo N.W.A, como Mc Ren e o Dr. Dree, pois eles fizeram as pazes, e também outros rappers, como Eminem, Snoop Dogg, dentre outros.
A carreira musical de Ice Cube parou de fazer tanto sucesso, mas ele continua sendo ainda um nome extremamente importante do Rap e além disso uma influência para os rappers americanos que surgiram depois dele.
Discografia Ice Cube: Álbuns De Estúdio Solo
- AmeriKKKa’s Most Wanted (lançado no ano de 1990);
- Death Certificate (lançado no ano de 1991);
- The Predator (lançado no ano de 1992);
- Lethal Injection (lançado no ano de 1993);
- War & Peace Vol. 1 – The War Disc (lançado no ano de 1998);
- War & Peace Vol. 1 – The Peace Disc (lançado no ano de 2000);
- Laugn Now, Cry Later (lançado no ano de 2006);
- Raw Footage (lançado no ano de 2008);
- I Am the West (lançado no ano de 2010);
- Everythang’s Corrupt (lançado no ano de 2018).
Discografia Ice Cube: Ábuns Com Extende Plays, N.W.A, Get the Fist Movement E Westiside Connection
- Kill at Will (lançado no ano de 1990) – Extended Plays
- Panic Zone (lançado no ano de 1986) – N.W.A
- W.A and the Posse (lançado no ano de 1986) – N.W.A
- Straight Outta Compton (lançado no ano de 1988) – N.W.A
- Get the Fist (lançado no ano de 1992) – Get The Fist Movement
- Bow Down (lançado no ano de 1996) – Westside Connection
- Terrorist Threats (lançado no ano de 2003) – Westside Connection.
O site vaga-lume, aponta como as dez canções mais famosas do artistas as listadas abaixo:
- Everythang’s Corrupt;
- It Was A Good Day;
- Fire Water;
- Today Was A Good Day;
- Go To Church;
- Gangsta Rap Made Me do It;
- Check Yo Self;
- Wht We Thugs;
- Fuck Tha Police;
- Streets Shed Tears.