Will.i.am é um cantor, rapper, compositor, ator, DJ e produtor musical norte americano. Ele ganhou maior destaque a partir da década de 1990 quando começou a cantar no grupo de hip hop americano Black Eyed Peas, junto dos rappers Taboo, apl.de.ap. e mais tarde a cantora Fergie.
Ele se tornou grande também no ramo de produtor musical, produzindo artistas como Juanes, Daddy Yankee, 2NE1, Cheryl Cole, Nicki Minaj, Justin Timberlake, Nicole Scherzinger, Usher, Rihanna, U2, Britney Spears, Lady Gaga e Michael Jackson.
Biografia de Will.i.am
Seu nome completo é William James Adams Junior, e ele nasceu no dia 15 do mês de março do ano de 1975, no leste de Los Angeles. William nunca conheceu o pai, sendo criado somente pela mãe.
A mãe de William sempre se preocupou muito com ele, encorajando ele a viver uma vida correta, e quando ele percebeu seu apreço pela música, passou a encorajar o menino a seguir uma carreira musical, o enviando inclusive para uma escola em Pacific Palisades, a Palisades High School.
Na nova escola ele conheceu Allan Lindo, que se tornou o seu melhor amigo, e futuramente seria seu companheiro no Black Eyed Peas, o apl.de.ap. Os dois ainda no colegial se apresentavam em clubes de Los Angeles e logo conheceram mais três artistas, juntos formaram um grupo de rap chamado Atban Klann.
O Atba Klann chamou a atenção de Eazy-E, um produtor musical, que assinou com o grupo junto da gravadora Ruthless Records, no ano de 1991. Eles estavam planejando o lançamento de um álbum, que foi cancelado quando Eazy-E faleceu. Após esse fato eles decidiram reformular o grupo, foi quando Taboo e Kim Hill entraram para ele, mudaram para o ritmo R&B e decidiram se lançar de novo no mundo da música. Will quem decidiu o nome da nova banda, inspirado pela banda Red Hot Chili Peppers, foi ele também quem se tornou o principal compositor e produtor da maiora dos álbuns do grupo.
O Black Eyed Peas
O novo grupo era o Black Eyed Peas, que passou a tocar na cidade com a rima dos MCs e logo se destacou, chamando a atenção novamente e conseguindo um novo contrato com uma gravadora, a Interscope Records, no ano de 1997.
No ano de 1998 lançaram seu álbum de estreia, chamado de “Behind The Front”, ele teve a participação da cantora de Soul Macy Gray. O disco não fez grande sucesso fora da Califórnia, mesmo sendo elogiado pela crítica.
No ano de 2000 lançaram “Bridging the Gap”, que fez com que eles fizessem sucesso nacional, sendo considerado por muitos um dos melhores lançamentos do ano todo. No disco havia grandes produtores assim como convidados, nele novamente Macy Gray foi uma das participantes. A partir de então passaram a fazer diversos shows por todo o Estados Unidos. Foi em um desses shows que conheceram Fergie, sendo então convidada a cantar em uma das faixas do próximo álbum.
Ao conhecerem um pouco mais da Fergie, pediram para ela participar de três faixas, depois quiseram a colocar em cinco faixas, até que decidiram a chamar para ser integrante fixa do grupo.
O primeiro single do próximo álbum saiu no ano de 2003 e foi com ele que a carreira do grupo deslanchou. A música “Where Is The Love?” com participação de Justin Timberlake foi um sucesso mundial, vendendo mais de dois milhões de cópias ao redor do mundo, tornando-se a primeira nas paradas de diversos países do mundo. No ano de lançamento da música foram convidados a se apresentar no Grammy Latino.
A canção pertence ao terceiro álbum do grupo, chamado de “Elephunk”, que levou dois anos para ser produzido, sendo os produtores o próprio Will.I.Am e Apl.de.Ap. Além de “Where is the Love?” o álbum também contém a música “Shut Up” que também teve um grande sucesso nas paradas musicais.
O próximo álbum foi “Hey Mama”, que se tornou um sucesso de vendas, e apareceu em um comercial do IPod. Depois veio “Monkey Business”, no ano de 2005, que teve como seu primeiro single “Don’t Phunk with My Heart” que foi um grande hit nos Estados Unidos, chegando ao terceiro lugar da hot 100. Nesse ano foram indicados para a categoria “Best Rap Performance by a Duo or Group” no Grammy. Outras canções de sucesso do álbum são: “Don’t Lie”, “Pump It” e “My Humps”, todas alcançando posições altas nas listas de mais ouvidas de diversos países.
O quinto álbum do grupo foi “The E.N.D”, lançado no ano de 2009, ele contém a música “Boom Boom Pow”, e foi a primeira música desse álbum a chegar no topo das paradas de sucesso, onde permaneceu por doze semanas. Depois, eles lançaram “I Gotta Feeling” que tomou a primeira posição de Boom Boom Pow no primeiro lugar. Isso fez com que o grupo entrasse para a lista de artistas que teve mais músicas na primeira e segunda posição da Hot 100 simultaneamente. O topo de manteve por 26 semanas.
Pausa E Retorno Com Mudanças
No ano de 2010 anunciaram o lançamento do seu próximo álbum, que foi considerado uma continuação do álbum anterior, esse novo foi chamado de “The Beginning”. O seu primeiro single foi “The Time (Dirty Bit)” , a música adquiriu certo sucesso.
Após o lançamento desse álbum o grupo fez uma pausa de oito anos. O retorno ocorreu no ano de 2018, mas dessa vez sem a participação da Fergie. Dessa vez, somente Will.I.am, Taboo e Apl.de.ap é que estão cantando, lançando “Masters Of The Sun Vol. 1”, eles saíram da versão deles bem dançante e voltaram para o hip hop de protesto, com diversas críticas sociais.
Carreira Solo de Will.i.am
Ele cantou a canção tema do programa Samurai Jack, um desenho animado. Também esteve em um tutorial no jogo The Urbz, para Playstation 2. No ano de 2004 produziu a canção “Go!” para o jogo da NBA Live 2005.
No ano de 2005 participou da canção “I Am Somebody”, para o álbum All That I Am, junto do guitarrista Carlos Santana. No ano de 2006 ele ajudou na produção do álbum Timeless de Sérgio Mendes (que rendeu a eles um prêmio), além dos álbuns de: Nas (Hip Hop Is Dead), Ciara (The Evolution), The Game (Doctor’s Advocate), Justin Timberlake (FutureSex/ LoveSounds), The Pussycat Dolss (PCD), John Legend (Ordinary People), Fergie (The Dutchess), Diddy (Press Play), Busta Rhymes (The Big Bang).
Além dos artistas citados ele estava trabalhando junto de Michael Jackson e outros cantores, como Mariah Carey, Rihanna, Whitney Houston, Macy Gray, Hilary Duff, Lil Wayne, dentre diversos outros.
No ano de 2007 ele lançou o seu terceiro álbum solo, intitulado “Songs About Girls”, sendo o primeiro single dele a música “I Got It From My Mama”.
No ano de 2010 gravou a música para a Copa do Mundo da África do Sul a música “Waving Flag”, junto do DJ David Guetta e somali K’naan. Em 2011 trabalhou com Britney Spears na canção “Big Fat Bass”.
Além da música, ele também trabalhou como dublador de alguns filmes, como a animação Rio e Rio 2.
Discografia– Álbuns Solos de Estúdio:
- Lost Change (2001);
- Must B 21 (2003);
- Songs About Girls (2007);
- Willpower (2013).
Prêmios Recebidos:
Grammy Awards:
- Melhor performace de rap por uma dupla ou grupo (2005) – com a música “Let’s Get It Started”.
- Melhor performace de rap por uma dupla ou grupo (2006) – com a música “Don’t Phunk with My Heart”.
- Melhor performace de rap por uma dupla ou grupo com Vocais (2007) – com a música “My Humps”.
- Melhor Urbana/Alternativa performace (2009) – com a música “Be OK”.
- Melhor Video Clipe (2010) – com o clipe de “Boom Boom Pow”.
- Melhor álbum Pop (2010) – Com o álbum “The E.N.D.”
- Melhor performace pop por um grupo ou dupla (2010) – com a música “I Gotta Feeling”.
Grammy Awards Latino
- Melhor álbum comtemporâneo Pop (com Ségio Mendes – 2005 e 2006) – com o álbum “Timeless”.
Daytime Emmy Awards
- New Approaches in Daytime Entertainment (2008) – com “Yes We Can”.
Do Something Awards
- Music Artist (2012).
Filmes:
- Madagascar 2 (2008);
- Arthur e a Vingança de Maltazard (2009);
- X-Men Origens: Wolverine (2009);
- Uma noite fora de série (2010);
- Rio (2011);
- Rio 2 (2014);
- Carros 3 (2017).