Música Padre Fabio de Melo

Nascido na cidade de Formiga, em Minas Gerais, no dia 03 de abril de 1971, Fábio José de Melo Silva se tornou conhecido em todo o Brasil como Padre Fábio de Melo. O sacerdote usa a arte como uma forma de transmitir a mensagem católica. Além de padre ele também é escritor, professor, cantor e apresentador. Atualmente, o padre é atuante na Diocese de Taubaté, interior de São Paulo.

O padre cantor já vendeu mais de 3 milhões de cópias de CDs e mais de 3,5 milhões de livros. Como professor lecionou Teologia na Faculdade Dehoniana de Taubaté. Também é o apresentador do programa Direção Espiritual cuja transmissão é feita pelo canal TV Canção Nova, toda quarta-feira às 22h e as reprises são feitas aos sábados às 20h além da madrugada das segundas-feiras às 1h. Conheça mais sobre a trajetória e as músicas do padre Fábio de Melo.

Biografia do Padre Fábio de Melo

Autor de 6 livros e cantor com 11 CDs gravados, Fábio José de Melo Silva, se tornou conhecido em todo o país por sua grande capacidade de comunicação. Ordenou-se em 2001, ele é mestre em antropologia teológica e atualmente atua na diocese de Taubaté. De origem humilde é o filho mais novo da dona de casa Ana Maria de Melo Silva e do pedreiro Dorinato Bias Silva.

A Ordenação

O padre Fábio de Melo passou por 18 anos de formação e estudos em seminários para que pudesse ser ordenado em 2001. A ordenação se deu na Igreja Matriz de São Vicente Ferrer na sua cidade natal. A vida de seminarista foi bastante influenciada pelo padre Maurício Leão, foi o responsável por leva-lo para o seminário de Lavras. Também tem como exemplos pessoais para o sacerdócio os padres Joãozinho, Zezinho e Léo Tarcísio.

O primeiro grau foi concluído na Escola Estadual Abílio Machado na cidade de Formiga, em Minas Gerais. O segundo grau foi completado no colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Lavras, também em Minas Gerais. Na Faculdade Dehoniana de Taubaté gradou-se em Teologia.

Faculdade Dehoniana de Taubaté

Faculdade Dehoniana de Taubaté

Também é graduado em Filosofia na Fundação Educacional de Brusque, em Santa Catarina.

Sua pós-graduação foi realizada no estado do Rio de Janeiro e o mestrado em Belo Horizonte com os jesuítas no Instituto Santo Inácio – ISI. Na sequência voltou para a cidade de Taubaté para atuar como professor na área de Teologia Fundamental e Sistemática na mesma faculdade em que se graduou.

Padre Cantor

A principal referência do Padre Fábio de Melo é o Padre Zezinho, um dos mais famosos padres cantores que realiza esse trabalho desde a década de 1960. O primeiro CD de Fábio de Melo foi lançado no ano de 1997 com o título “De Deus Um Cantador”. Na sequência lançou o trabalho “Saudades do Céu” em que contou com a participação de inúmeros artistas católicos inclusive cantores da sua congregação como padre Joãozinho e padre Zezinho.

Os dois padres também participaram do CD “Canta coração”, que foi pensado como um tributo ao Sagrado Coração de Jesus. Quando foi ordenado compôs a canção “As Estações da Vida” que se tornou a música de abertura de suas apresentações ao vivo. No ano de 2003 lançou o trabalho “Marcas do Eterno”. Em 2004 desenvolveu um projeto independente intitulado “Tom de Minas” que possui conteúdo autoral em homenagem a sua terra natal.

Nesse álbum contou com a participação Paulinho Pedra Azul, cantor e compositor, que também participou do show “Minas e Outros Tons”. Em 2005 lançou o trabalho “Humano Demais” em que estão reunidas canções de sua autoria e também de outros compositores focados na música católica. No ano de 2006 celebrou uma década na música católica tendo para isso desenvolvido um trabalho focado em algumas de suas composições e também incluindo canções sertanejas como uma forma de homenagear os seus pais.

Filho do Céu

O álbum “Filho do Céu”, de 2007,  foi o primeiro de Padre Fábio de Melo pela Canção Nova e as músicas falam sobre experiências pessoais e sobre pessoas que o influenciaram como Robson Jr. e Padre Léo Tarcísio que faleceram na mesma época. No ano seguinte, 2008, lançou o primeiro álbum pela Som Livre com o título de “Vida”, esse foi o CD que fez do Padre Fábio de Melo conhecido em todo o Brasil.

Continuando seu trabalho musical lançou o álbum “Iluminar”, em 2009 e algum tempo depois o CD “Eu e o Tempo”. Em 2014 fez um dueto com Fernanda Takai na canção “Amar Como Jesus Amou” que faz parte do álbum “Na Medida do Impossível”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *