Ed Motta

Quando o assunto é gênero musical brasileiro, voltado para o Soul Music, uma das principais referências que acaba não podendo ficar de fora é o aclamado cantor e compositor Ed Motta. Apesar de utilizar um codinome para se reconhecer musicalmente, o verdadeiro nome de Ed acaba não sendo uma grande surpresa.

Eduardo Motta, esse foi o nome de registro escolhido por seus pais para registrá-lo em seu nascimento, que ocorreu no ano de mil novecentos e setenta e um, no oitavo mês desse ano, dia dezessete de agosto.

Ed Motta é mais um dos milhares nomes do meio artístico brasileiro que teve a sorte de nascer no mais belo cartão postal do Brasil, a cidade que é referência em belezas naturais em todo o mundo, o Rio de Janeiro.

Ed desde muito pequeno já demonstrava seu tino para o meio artístico, e principalmente musical. Todo esse lado voltado para a música tem grande influência de sua família, já que o cantor é sobrinho de um dos maiores cantores que o Brasil já conheceu, Tim Maia. Com todo esse apreço pela música correndo em seu sangue, não poderia ser diferente.

A Vida De Ed Motta

Ed ainda quando pequeno já mostrava apreço por alguns estilos musicais característicos como soul e música disco, uma área que musicalmente dizendo, já não era tão explorada no país. Conforme Ed foi crescendo, ele acabou se descobrindo artisticamente em um estilo musical, o rock. Com seu apreço por esse estilo musical, Ed resolveu se dedicar a descobrir o mundo que envolvia todo o rock e suas variações, se tornando um conhecedor exímio da musical brasileira.

Ainda quando jovem Ed acabou agarrando uma oportunidade musical em sua vida que foi muito importante para todo seu desenvolvimento musical, se tornando parte de uma banda chamada Kabbalah. Ed na verdade foi o vocalista principal da banda que trabalhava musicalmente com grande influência de toda a década dos anos setenta.

Ainda quando estava nessa banda, Ed conheceu um novo cantor chamado de Jeff Beck, e se mostrou muito interessa do em conhecer toda a história e aspirações do cantor, dono do álbum chamado de Blow by blow. Assim ele pode perceber que o cantor apresenta entre suas canções arranjos e diversos outras influências provenientes do estilo musical que tanto gostava, o soul e também o funk.

Como um jovem que queria muito correr atrás de seus sonhos, em sua adolescência Ed decidiu que a escola não era mais seu lugar e acabou abandoando todos os seus estudos.

Apesar de muitos familiares serem contra a decisão do jovem, isso se antevê e Ed pode então se dedicar inteiramente ao seu sonho de vida, se tornar um renomado músico no cenário brasileiro musical. Nessa época Ed decidiu que se dedicaria ao estudo de um novo estilo musical em sua vida, o Black, ou música negra.

Se tornou então DJ, produzindo diversos artistas ao longo de algum tempo. Até que em meados dos anos oitenta ele acabou conhecendo e se tornando amigo de um guitarrista, chamado de Fernando Comprido.

Os dois juntos formaram o famoso Expresso Realengo, porém, esse nome acabou não durando muito tempo, já que após um pequeno período foi substituído por Conexão Japeri. Os dois trabalharam juntos por alguns anos, a partir de que se conheceram em mil novecentos e oitenta, até que no ano de mil novecentos e oitenta e oito lançaram um disco que acabaria sendo a primeira colaboração entre esses dois artistas.

Já nesse primeiro álbum Ed Motta alcançou um sucesso considerável, tendo duas músicas de todo seu álbum tocadas em diversas rádios do país. A primeira música se chamava Vamos Dançar, um composição do próprio Ed Mota, com seu amigo Rafael Cardoso, além dessa música Manuel fez um grande sucesso também, outra composição de Ed Motta.

Logo após o sucesso de lançamento do álbum, Ed resolveu sair da banda, para que pudesse assim trabalhar de forma só. Quando Ed tomou essa decisão ele pode viabilizar seu trabalho de uma forma totalmente diferente, já que tudo pode ser feito da maneira que o cantor desejava. Dessa forma, foi possível sentir em suas novas músicas um estilo musical muito diferente do que Ed apresentou anteriormente.

A Ditadura Da Letra

Em outros trabalhos realizados pelo cantor foi possível perceber um aspecto muito importante, Ed utilizava a música de uma forma muito particular, combatendo segundo o próprio a ditadura da letra, onde as músicas lançadas na época acabavam sendo exclusivamente com grandes e interpretativas letras.

Ed pode se posicionar de uma forma muito diferente, onde pode explorar diferentes estilos e sons musicais, com a própria musicalidade produzida por sua firme voz. Algumas de suas músicas sequer tinham alguma letra.

Ed Motta Cantando

Ed Motta Cantando

Ele continuou em sua carreira solo no Brasil, até que no ano de mil novecentos e noventa e quatro o cantor resolveu dar um novo salto em sua vida. Com isso, ele se mudou definitivamente para outro país, os Estados Unidos da América. Porém, sua mudança durou por volta de apenas um ano.

Esse pouco tempo já foi suficiente para que Ed pudesse fazer novos contatos musicais e realizar novos feitos, como gravar um disco completo.

Apesar de ter gravado esse álbum com diversos cantores do cenário musical americano, Ed acabou não lançando esse trabalho. Enquanto ainda estava fora do Brasil acabou se apaixonando por um estilo musical que lhe caia muito bem, a música erudita.

Com isso, Ed acabou tendo os reflexos desse estudos musical observados em suas novas músicas. Como um cantor Ed tinha suas questões, e a mais conhecida foi o avesso que o cantor tinha ao estilo de música que na época era escutado e lançado no Brasil.

Com toda essa questão com a música e os estilo brasileiro, Ed acabou se afastando de descobrir e acompanhar o cenário brasileiro musical enquanto se manteve fora do país. Porem, diversos cantores americanos acabaram gravando algumas músicas interpretadas por cantores brasileiros, e algumas parcerias entre eles.

A Volta Ao Brasil

Quando Ed voltou para o Brasil, após sua temporada de um ano no Estados Unidos da América acabou compondo algumas novas canções, com a participação de um aclamado compositor brasileiro, Aldir Blanc.

Aldir Blanc

Aldir Blanc

Conforme o trabalho dos dois foi desenvolvido, Aldir conseguiu fazer aos poucos com que Ed se recuperasse do seu trauma, no cenário musical brasileiro e o problema com canções com letras.

Com esse trabalho desenvolvido entre os dois, Ed pode se tornar o artista que compôs a trilha sonora de um filme, o Pequeno Dicionário Amoroso. Com essas músicas Ed acabou fazendo diversos shows no Brasil e exterior.

Após sua turnê ao redor do mundo, Ed no ano de mil novecentos e noventa e sete realizou um novo trabalho, o lançamento de seu CD intitulado de Manual Pratico Para Festas, Bailes e Afins.

Como o nome pode sugerir, esse CD lançado pelo cantor era composto por canções que apresentavam um ritmo muito mais dançante e animado. Porém o cantor fez questão de deixar claro que não havia abandonado seu amor e dedicação ao estilo musical que mudou sua vida, o Jazz.

Com isso, Ed então se apresentou no ano de dois mil em um grande show chamado de Músicas Antigas e Algumas Inéditas.

Ed acabou então firmando sua carreira musical no Brasil, após seu trauma com o cenário brasileiro ter amenizado. Após o lançamento de seu CD e seu show Ed realizou outras apresentações em diversos concursos e grandes shows.

O cantor acabou também recebendo um convite muito inédito para realizar a interpretações de músicas muito marcantes de filmes aclamados em todo o mundo, comercializadas pela grande Walt Disney Pictures, alguns do filmes como A Nova Onda do Imperador, que foi lançado no ano de dois mil. Além disso, um outro clássico do cenário artístico o Tarzan acabou contando com a voz desse grande cantor, que foi lançado no ano de mil novecentos e noventa e nove.

Após isso, quando o ano de dois mil e dois chegou Ed acabou lançando um novo álbum musical, intitulado de Dwitza. Esse foi um dos primeiros trabalhos do cantor que pode mostrar um outro lado musical do mesmo, com diversas canções e estilos musicais em sua composição.

No ano de dois mil e cinco Ed acabou lançando um outro disco, chamado de Aystelum, onde Ed acabou firmando-se a mostrando o seu atual proposito no cenário musical da época, diversificar os estilos musicais presentes no país e o lado harmônico de todas as suas canções.

Nos dias de hoje Ed se mostra ainda mais um dos cantores que podem oferecer diferentes estilos musicais, com sua enorme criatividade em compor letras e arranjos para suas canções.

Ed é ainda um cantor que explora muito todo o seu lado soul e jazz em muitas de suas músicas, fazendo com que se torne um dos cantores mais autênticos de todo o Brasil.

Ao longo de sua carreira, Ed pode colecionar diversos títulos e participações em diversas músicas de cantores de mais diferentes estilos e nacionalidades.  Além disso, Ed acabou sendo reconhecido como a trigésima nona voz do Brasil, em uma lista idealizada pela Rollin Stone Brasil, que classificava as cem maiores vozes no cenário musical do Brasil.

A Vida Pessoal De Ed Motta

Ed Motta e Sua Namorada, a Psicóloga Carol Grether

Ed Motta e Sua Namorada, a Psicóloga Carol Grether

Ed sempre foi muito reservado em todos os seus relacionamentos afetivos, nunca demonstrando de uma forma tão explicita suas relações com mulheres. Ele foi casado com Edna Márcia Lopes, no ano de mil novecentos e noventa.

Após o casamentos dos dois, Edna começou a se interessar e a desenvolver trabalhos juntamente com Ed, sendo a desenhistas por trás de alguns dos álbuns do cantor.

No ano de dois mil e dez, Ed Motta e Edna Márcia, assinaram juntos a composição de canções, que entrariam no repertorio musical do cantor. As canções em si, fizeram parte do álbum chamado de Piquenique, e que contavam ao todo com doze músicas. Dessas doze músicas presentes no álbum do cantor, onze tinham a participação de Edna.

Nesse mesmo ano Ed acabou se separando de Edna, e se mantendo solteiro por cerca de oito anos.

Se o cantor teve algum relacionamento sério durante a sua separação e o ano de dois mil e dezoito, isso não acabou chegando ao conhecimento de nenhum jornalista ou seus fãs.

Agora com quarenta e seis anos, Ed namora Carol Grether. Carol é uma psicóloga e psicanalista, e os dois assumiram sua união em meados de julho, onde postaram uma foto de um belo jantar romântico.

Polemicas De Ed Motta

Ed sempre foi um cantor e artista com fortes opiniões, e que nem sempre agrada seu publico em geral, com suas declarações.

Um dos casos mais recentes, e que teve grande influência na vida do cantor ocorreu no ano de dois mil e quinze, quando em um festival de música na Europa Ed criticou a atitude do publico brasileiro.

Ed acabou após seu show, divulgando em uma de suas redes sociais que o show que o mesmo tinha acabado de realizar tinha uma plateia muito diferente, classificando a como pedreiros.

O que o muitos fãs do artista acabaram entendendo foi que Ed queria ter dito que seu publico não tinha classe ou mesmo não o valorizava. Porém, sua comparação com o termo pedreiro acabou sendo muito infeliz.

Diversas pessoas se sentiram ofendidas, com o comentário do cantor, e ele acabou sendo muito hostilizado.

Ele alegou que no meio de sua apresentação musical, enquanto estava tocando suas músicas se sentiu atrapalhado pelo público, que o desestabilizou musicalmente. Após esse processo Ed acabou passando por alguns problemas e afirma que hoje, essa é uma questão totalmente resolvida e que acabou conseguindo tirar uma lição positiva de todo o caos em que acabou se metendo.

Em algumas entrevistas concedias pelo próprio Ed, ele afirma que se sente muito arrependido das palavras que acabou lançando contra seu público, e que garante que isso não irá acontecer novamente.

Isso acabou levantando grande curiosidade por parte de seu público, que quis saber se o cantor não se porta de uma forma honesta com os mesmos. Ed então disse que no Brasil, essa é uma atitude que acaba não sendo compensatória, já que após seu momento de sinceridade com seu público, mesmo que de forma inapropriada sua carreira foi diretamente abalada.

Como resultado da ação do cantor, após a sua volta para o Brasil, seus fãs se portaram de uma forma para com o artista muito diferente do que o habitual. Com isso, Ed acabou passando por momentos não considerados tão bons, tendo até mesmo certas dificuldades em acertar o aluguel e condomínio de seu apartamento.

Ed afirmou que foi um ano muito difícil para ele, e que agora, com o passar do tempo, as pessoas acabaram se esquecendo um pouco de toda a situação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *