Endgame

O Sexto Álbum

Recentemente a banda punk norte-americana Rise Against lançou seu sexto álbum, chamado Endgame. A banda esteve em solo brasileiro um mês antes do novo CD, em uma tour que passou por Curitiba e São Paulo, onde levaram os fãs ao êxtase, tocando suas músicas mais conhecidas e duas das novas canções: Architects e Help is on the way.

Endgame

Endgame

A banda é conhecida por seu envolvimento político (e ativista em causas como a do PETA) com questões sociais e leva isto para sua música. Hero of the war, do álbum Appeal to Reason, é uma crítica ao modo como a participação em guerra por um país seria o nível mais gratificante e heróico de patriotismo. Segundo o próprio compositor e vocalista da banda, Tim McIlrath, algumas pessoas dizem a eles que gostam da banda, mas tem problemas em ouvir Hero of the War. Tim se defende afirmando que se você tem problema com esta música, tem problemas com a verdade, e se você não se entende com a verdade, não entenderá Rise Against. E é neste clima que a banda embala seu novo CD Endgame.

O CD

Banda

Banda

Muito aguardado pelos fãs, o CD recebeu influentes críticas de revistas importantes como a Altrnative Press e a Rolling Stone. Segundo algumas notas (conseguindo 3/5 estrelas pela RS) Rise talvez tenha caído na mesmice, sempre falando sobre igualdade econômica e problemas sociais. A AP, no entanto, reconheceu a qualidade do álbum que foi produzido por Bill Stevenson, reconhecido produtor musical que já tocou com um dos pesos-pesados do cenário punk, a banda Black Flag. O vídeo de Help is on the way representa muito bem a mensagem que a banda tenta transmitir com suas letras.

Seguindo a crítica da AP, o Rise Against figura como uma das bandas mais importantes da atualidade, por seguir firme em suas crenças (exceto pelo baterista, Brandon Barnes, os integrantes do Rise são vegetarianos e adotam o estilo de vida conhecido como straight edge, ou seja, em resumo, não bebem, não fumam, se mantendo no que chamamos de “rock de cara limpa”) e ética, não se rendendo aos conselhos de alguns para “calarem a boca e apenas tocarem”. Rise não quer se calar, pois tem muito a falar, e um dos exemplos de seus ideais é a música Survivor Guilt. A canção começa com um trecho de um diálogo do livro Catch-22, um romance histórico de Joseph Heller, publicado em 1961, com o enredo situado nos fins da Segunda Guerra Mundial:

“What are you talking about? America isn’t going to be destroyed.” (Do que você está falando? America não será destruída.”

“Never? Rome was destroyed, Greece was destroyed, Persia was destroyed, Spain was destroyed. All great countries are destroyed. Why not yours? How much longer do you really think your own country will last? Forever?” (Nunca? Roma foi destruída, Grécia foi destruída, Pérsia foi destruída, Espanha foi destruída. Todos os grandes países foram destruídos. Porque não o seu? Quanto mais você realmente acha que seu país irá durar? Para sempre?)

E Tim Continua, Dizendo:

Álbum

Álbum

Block the entrances, close the doors (Bloqueiem as entradas, fechem as portas)
Seal the exits cuz this is war (Tranquem as saídas porque isto é guerra)
All gave some, some gave all (Todos deram algo, alguns deram tudo)
But for what I wanna know (Mas pelo quê, eu quero saber)

A America não é invencível, esta é a principal mensagem que nos é passada aqui. E ao contrário do que pode parecer, os membros da banda dizem que são sim patriotas e amam seu país, mas não podem fingir que concordam com todas as atitudes que seus governantes tomam, e é por não querer se calar que o Rise Against acaba de lançar o Endgame: um álbum que todos deveriam ouvir ao menos uma vez na vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *