Uma das bandas de rock brasileira de maior sucesso que se mantém dentre as mais tocadas mesmo depois de mais de duas décadas do falecimento do líder e vocalista, Renato Russo no ano de 1996. A história do grupo se iniciou em 1982 quando Renato e seu amigo Marcelo Bonfá, responsável pela bateria e percussão, decidiram tocar juntos.
Juntaram-se aos dois ainda Paulo Guimarães, conhecido como ‘O Paulista’, e Eduardo Panamá que hoje se chama Kadu Lambach. Nessa fase também fez parte da Legião Urbana Ico-Ouro Preto que contribuiu para a composição do grande sucesso “Ainda é Cedo”.
No ano de 1983 Ico já não estava mais e Paulo e Panamá também deixou o grupo, Dado Villa-Lobos se tornou o guitarrista da banda e mais tarde chegaria Paulo Rocha para completar a formação clássica. A banda viveu anos de estrelato e chegou ao fim 11 dias após o anúncio do falecimento de Renato Russo que além de letrista era a alma da Legião Urbana. Vamos conhecer mais sobre a banda?
Biografia da Legião Urbana
As coisas começaram a acontecer para a banda Legião Urbana quando Bi Ribeiro, do Paralamas do Sucesso e que tinha sido aluno de inglês de Renato Russo em Brasília, indicou a demo do grupo para a gravadora de que fazia parte, a EMI-Odeon. As canções repercutiram bem dentro da gravadora e em 1985 foi lançado o primeiro álbum do grupo que contava com sucessos como “Ainda é Cedo”, “Será” e “Geração Coca-Cola”.
Um dos primeiros sinais de que a banda brasiliense tinha futuro foi a matéria da Revista Bizz – principal veículo de mídia musical da época – que escolheu a Legião Urbana como melhor banda e Renato como o melhor vocalista de 1985. A entrada de Renato Rocha, conhecido como ‘Negrete’ se deu um pouco antes da gravação do primeiro álbum. Contudo, o baixista não fazia parte da banda nos shows que ganharam destaque como o do Rio de Janeiro realizado no Circo Voador e em São Paulo no Napalm.
Dois
A banda mostrou que tinha mais para oferecer ao público, em 1986, com o lançamento do segundo álbum que recebeu o nome de “Dois”. Fazem parte desse disco canções de grande sucesso como “Eduardo e Mônica”, “Índios”, “Tempo Perdido” e “Quase Sem Querer”. Esse álbum é considerado como um dos melhores e mais significativos do rock nacional.
Que País é Este?
No ano de 1987 a banda lançou seu terceiro álbum intitulado “Que País é Este?” e tendo como seu grande sucesso a canção gigantesca “Faroeste Caboclo”. Mesmo com nove minutos a canção se tornou uma das mais pedidas nas rádios derrubando a resistência das emissoras que achavam que não seria viável manter a execução do hit. Em 2013 a história de João de Santo Cristo, personagem criado por Renato Russo nessa canção, ganhou as telas do cinema.
Incidente na Turnê
As turnês dos álbuns da banda contavam com um grande público, contudo, após um incidente com um fã alterado num show realizado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, Renato Russo e os companheiros decidiram reduzir o itinerário de apresentações dos álbuns seguintes. Eles excluíram Brasília de sua lista de cidades para se apresentar. Nesse período Renato Rocha decidiu deixar a Legião Urbana, porém, os três integrantes remanescentes prosseguiam e prosperaram.
As Quatro Estações
Em 1989 os três músicas da Legião Urbana se mantiveram no estúdio compondo e gravando. Quando o álbum “As Quatro Estações” chegou ao mercado os fãs perceberam que a banda tinha evoluído chegando a sua fase de maturidade. Uma das músicas que mais chamou atenção foi “Meninos e Meninas” por evidenciar a bissexualidade de Renato Russo.
Quando Russo confirmou que se relacionava com homens numa entrevista considerada histórica para a Revista Bizz se deu uma grande repercussão. O sucesso desse álbum é indiscutível, para se ter uma ideia das onze canções, nove, ficaram nas paradas de mais pedidas das rádios. Com pouco mais de um ano de lançamento o disco já tinha vendido cerca de 2 milhões de cópias, um dos maiores êxitos da carreira do grupo.
V
O ano de 1991 trouxe para o mercado o álbum “V” da banda que tinha um ar mais soturno e um reflexo de uma grande tristeza que se abatia sobre Renato Russo. Destacam-se nessa época músicas fortes como “O Mundo Anda Tão Complicado” e “Teatro dos Vampiros”. Também está nesse álbum a canção bastante progressiva “Metal Contra as Nuvens” que tem duração de nada menos do que nove minutos e meio.
Uma canção de amor bastante triste também fez sucesso, “Vento no Litoral”, foi composta por Renato Russo para um ex-namorado norte-americano chamado Scott que após passar alguns meses morando com ele decidiu voltar para os Estados Unidos deixando seu coração em pedaços.
Música Para Acampamentos
O álbum duplo foi montado pelo próprio Renato Russo em conjunto com a EMI, em 1992, para atender a demanda dos fãs por novidades do trio. Um dos grandes hits desse trabalho, “A Canção do Senhor da Guerra”, era uma gravação demo. A música “Fábrica” que foi gravada ao vivo também conquistou os fãs.
O Descobrimento do Brasil
Em 1993 os fãs da banda foram brindados com um novo álbum de canções inéditas intitulado “O Descobrimento do Brasil”. Nessa fase Renato estava em busca de ajuda para se desintoxicar do álcool e das drogas, algo que se refletiu nas canções que mesmo tendo muita força também guardavam algo de doce. Estão na lista de canções de maior destaque do álbum as músicas “Perfeição”, “Vinte e Nove” e “Vamos Fazer Um Filme”.
Tempo
O trio decidiu dar um tempo do trabalho da banda, nessa fase Renato Russo aproveitou para trabalhar em dois álbuns solo intitulados “The Stonewall Celebration Concert” e “Equilíbrio Distante”. Em 1996 a banda resolveu retomar as suas atividades e voltou a se concentrar em compor material inédito e demonstrava correr contra o relógio sem que se soubesse o porquê. Renato não havia comentado publicamente que havia contraído o HIV.
As músicas dessa fase demonstram que Renato sabia que estava se aproximando do fim de sua vida, isso fica evidente em músicas como “A Tempestade” e “Uma Outra Estação”. No ano de 1997 foi editado o primeiro álbum póstumo com canções como “1° de Julho” (canção composta para Cassia Eller), “Dezesseis” e “A Via Láctea”. Outras músicas mais antigas também ganharam luz postumamente como “Clarisse” e “Antes das Seis”.
Outros Lançamentos
A coletânea “Mais do Mesmo” foi lançada em 1998 e promoveu a compilação dos grandes sucessos da banda. No ano seguinte, 1999, foi a vez do lançamento do “Acústico MTV” que havia sido gravado em 1992 como uma forma de divulgar o álbum “V”. Um dos grandes sucessos desse acústico é o cover do Menudo da canção “Hoje a Noite Não Tem Luar”. Outras coletâneas foram lançadas ao longo dos anos assim como outros materiais que estavam fora do alcance do grande público que acompanhou e ainda acompanha a Legião Urbana.