O Blues

Algo Sobre o Blues

Enquanto as letras de Blues costumam lidar com as adversidades pessoais, a música em si vai muito além da auto-piedade. O blues é também sobre a superação de má sorte, dizendo o que você sente, se livrando de frustração, para simplesmente se divertir. Os melhores blues são viscerais e cruamente emocionais. Da alegria desenfreada à profunda tristeza, nenhuma forma de música comunica emoções mais genuínas.

Origem

Músicos

Músicos

O blues tem raízes profundas na história americana, particularmente na história Afro-Americana. O blues se originou nas plantações do Sul, no século 19. Seus inventores eram escravos, ex-escravos e descendentes de escravos – meeiros Afro-Americanos que cantavam enquanto trabalhavam nos campos de algodão e hortaliças. É geralmente aceito que a música evoluiu do Spirituals Africano, canções de trabalho, cantos de campo, hinos evangélicos, música e dança do país.

O blues cresceu no Delta do Mississippi, a partir de New Orleans, o berço do jazz. O Blues e o Jazz sempre se influenciaram mutuamente, e ainda interagem de diversas formas, hoje em dia.

Ao contrário do jazz, o blues não se espalhou significativamente do Sul ao Centro-Oeste até os anos 30 e 40. Uma vez que o blues fizeram o seu caminho do Delta até o Mississipi para as áreas urbanas, a música evoluiu do blues eletrificado de Chicago, para outros estilos regionais do blues. Uma década mais tarde o blues deu à luz  ao rock’ n roll.

Nomes

Solado

Solado

Nenhuma pessoa inventou o blues, mas muitas pessoas afirmaram ter descoberto o gênero. Por exemplo, W.C. Handy insistiu que o blues foi revelado a ele em 1903 por um guitarrista de rua itinerante em uma estação de trem em Tutwiler, Mississippi.

Durante o meio de 1800, o sul foi o lar de centenas de bluesmen seminais que ajudaram a moldar a música. Infelizmente, muito dessa música original seguiu esses arrendatários para suas sepulturas.

Mas o legado dos pioneiros do blues ainda pode ser ouvida em 1920 e as gravações dos anos 30 no Mississippi, Louisiana, Texas, Geórgia e em outros estados do sul. Esta música não é muito distante e canções dos escravos e dos meeiros. Muitos dos primeiros músicos de blues o incorporaram em um amplo repertório que incluia músicas do folclore tradicional e melodias menestrel.

Os pioneiros

Blues

Blues

Os pioneiros do blues da década de 1920 como Son House, Blind Lemon Jefferson, Leadbelly, Charlie Patton e Robert Johnson geralmente realizavam solo com apenas uma guitarra. Ocasionalmente eles se uniam com um ou mais companheiros para realizar performances nos campos de plantação. As bandas de Blues podem ter evoluído a partir das bandas de jazz e coros.

Quando o blues migrou do campo para a cidade, assumiu várias características regionais. Assim, o blues de St. Louis, o blues de Memphis, o blues da Louisiana, como John Lee Hooker e Muddy Waters foram os primeiros a adicionar bateria e piano no final de 1940.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Blues

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *