Mostra De Musica Em Ji-Paraná

Em relação a música nas culturas ocidentais podemos dizer que a música da Grécia foi uma parte importante do teatro grego antigo. Na Grécia Antiga, coros mistos cantavam para a celebração de entretenimento, e as razões espirituais. Instrumentos de cordas, a lira e especialmente um tipo especial chamado de cítara eram os grandes destaques.

A música era uma parte importante da educação na Grécia antiga, e os meninos faziam aulas de música a partir de seis anos de idade.

mostra de musica em ji-parana-1

Mostra De Musica Em Ji-Paraná

A alfabetização musical grega criou um florescimento de desenvolvimento e se tornou a base para a música religiosa ocidental e a música clássica. Mais tarde, as influências do Império Romano, a Europa Oriental e do Império Bizantino mudaram a música grega.

Durante a era da música medieval (500-1400), o repertório era apenas européia. Paralelamente a estas tradições da música sacra e da igreja existia uma tradição vibrante da música secular. São exemplos de compositores desse período: Léonin, Pérotin e Guillaume de Machaut.

Desde a época da música da Renascença (1400-1600), grande parte da música sobreviveu da Europa do século XIV. Em meados do século XV, os compositores e cantores usaram uma polifonia sacra suave para composições musicais. A introdução de impressão comercial contribuiu para a disseminação de estilos musicais mais rapidamente e em uma área maior. Compositores proeminentes desta época são Giovanni Pierluigi de Palestrina, Thomas Morley e Orlande de Lassus.

Era Barroca

A era da música barroca (1600-1750) começou quando as primeiras óperas foram escritas, quando a música tornou-se predominante. Compositores barrocos alemães escreveram para pequenos conjuntos. Durante o período barroco, várias formas de música foram definidas, que durou em períodos mais tarde, quando eles foram expandidas e ainda mais evoluídas, incluindo a fuga, a invenção, a sonata e o concerto.

mostra de musica em ji-parana-2

Era Barroca

Alguns compositores do período barroco são Johann Sebastian Bach George Frideric Handel e Telemann Georg Philipp. A música do período clássico (1750-1800) é caracterizada pela textura homofônica, muitas vezes com uma melodia com acompanhamento de destaque.

A música popular instrumental agora foi dominada pela maior evolução de formas musicais definidas inicialmente no período barroco: a sonata e o concerto, com a adição de uma nova forma, a sinfonia. Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart estão entre as figuras centrais do período clássico.

Era Romântica

A era romântica (1800, 1890) envolveu os compositores Ludwig van Beethoven e Franz Schubert como compositores de transição, que introduziu um estilo mais dramático e expressivo.

mostra de musica em ji-parana-3

Era Romântica

Durante esta época, os gêneros existentes, formas e funções da música foram desenvolvidas, e as qualidades emocionais e expressivas da música veio a prevalecer sobre a técnica e a tradição. Em caso de Beethoven, os motivos (desenvolvida organicamente) veio substituir a melodia como a unidade mais significativa na composição.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *