Rumos da Música 2010

A música é uma forma de arte. Elementos comuns da música são a melodia e a harmonia, o ritmo e os seus conceitos associados e as qualidades sonoras do timbre e da textura. A palavra deriva do grego μουσική (mousiké), “(arte) das musas.”

rumos da musica 2010-1

Rumos da Música 2010

A música varia de composições estritamente organizadas (e sua recreação no desempenho), através da música improvisada de formas aleatórias. Assim, a música pode ser dividida em gêneros e em subgêneros, embora as linhas divisórias e as relações entre gêneros musicais muitas vezes são sutis. No área das artes, a música pode ser definida como arte de palco, bela arte e arte auditiva. Há também uma forte ligação entre música e matemática.

Definição de Música

Para muitas pessoas em muitas culturas, a música é uma parte importante do seu modo de vida. Os filósofos gregos antigos e os filósofos indianos definiram a música como tons ordenados horizontalmente e as melodias e harmonias como verticalmente. Muitos definem a música como um som requisitado e agradável de ouvir.

rumos da musica 2010-2

Definição de Música

No entanto, no século XX, o compositor John Cage achava que qualquer som pode ser música, dizendo, por exemplo: “Não há barulho, apenas o som”. O musicólogo Jean-Jacques Nattiez resume o ponto de vista relativista, pós-moderno: “A fronteira entre a música e o ruído é sempre culturalmente definida, o que implica que, mesmo dentro de uma única sociedade, essa fronteira nem sempre passa pelo mesmo lugar, em suma, é raro haver um consenso…”. Por todas as contas, não existe um único e conceito universal intercultural que defina o que a música poderia ser.

História da Música

A música na pré-história só pode ser teorizada com base nos achados de sítios arqueológicos. As flautas são muitas vezes esculpidas a partir de ossos, sendo que os furos laterais foram perfurados queimando-as em uma extremidade, como o shakuhachi japonês. O Divje flauta Babe, esculpido em um fêmur de urso, foi pensado pelo menos há cerca de 40 mil anos atrás.

rumos da musica 2010-3

História da Música

Outros instrumentos, tais como os sete tipos de flauta-furado e vários tipos de instrumentos de cordas, foram recuperados dos sítios arqueológicos. A Índia tem uma das mais antigas tradições musicais do mundo, com referências à música clássica indiana, que podem ser encontradas nas antigas escrituras da tradição hindu. A coleção mais antiga e maior de instrumentos musicais pré-históricos foi encontrada na China, entre 7.000 e 6.600 a.C., o que revela que a história da música é bastante antiga.

Pode-se concluir que a música sempre esteve presente na vida do ser humano, pois por meio dela o homem se sente mais livre e consegue viver mais feliz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *