Reconhecido pelos fãs de heavy metal por ser o guitarrista da banda Metallica desde o ano de 1983, Kirk Stuart Lee Hammett, está na lista dos melhores músicos desse segmento. O músico nasceu na cidade de São Francisco, na Califórnia, no dia 18 de novembro de 1962. Sua carreira teve início com a banda de thrash metal Exodus da qual foi um dos fundadores.
Hammett permaneceu na Exodus até que em 1983 foi convidado para integrar a banda Metallica substituindo Dave Mustaine (que logo depois fundou a banda Megadeth) na guitarra. Foi em abril de 1983 que Hammett recebeu uma ligação de Lars Ulrich convidando-o para entrar na banda. Kirk não pensou muito e pegou as suas economias para encontrar a banda em Nova Jersey tendo sido logo aprovado por ter um estilo de tocar heavy metal mais melódico.
Biografia de Kirk Hammett
Quando criança Hammett se divertia ao som do Led Zeppelin, Jimi Hendrix e UFO. O sonho do pequeno aspirante a guitarrista era ser como os seus ídolos, algo que podemos dizer que se concretizou haja vista que ele entrou para a lista da Revista Rolling Stone de 2003 como o 11º melhor guitarrista do seu gênero musical e em 2009 figurou em em 5º lugar na lista do livro The 100 Greatest Metal Guitarists (Os 100 Maiores Guitarristas do Metal) de Joel McIver. A mãe de Kirk é filipina e o pai irlandês.
Foi aos 15 anos de idade que Kirk começou a ter aulas de guitarra, seu professor era ninguém menos do que Joe Satriani. No início era difícil para Hammett que apresentava falta de coordenação motora. Contudo, com afinco e teimosia o jovem dedicou mais de 12 horas por dia para estudar o instrumento e somente alguns meses depois se tornou um autodidata.
Em Busca da Guitarra Perfeita
Uma curiosidade a respeito de Kirk Hammett é a forma como ele procurou pela guitarra perfeita. Na década de 1980 ele comprou a sua primeira guitarra Fender Stratocaster e não satisfeito o jovem começou a desmontar as suas guitarras e remonta-las trocando peças para que pudesse então chegar ao som perfeito. Esse trabalho de engenharia de instrumentos continuou até que Hammett comprou uma Gibson Flying V e finalmente encontrou a guitarra ideal.
Trabalho em Fast Food
Algo que poucos sabem é que no começo dos anos 1980 Kirk trabalhou algum tempo numa loja da rede Burger King de fast food. O objetivo era juntar dinheiro para comprar um amplificador de qualidade. Foi em paralelo a esse trabalho que ele montou a banda Exodus que até hoje é respeitada como uma das pioneiras do seu segmento.
Problemas na Gravação de Hardwired… To Self-Destruct
Um dos álbuns mais recentes do Metallica, “Hardwired… To Self-Destruct”, chegou com uma pequena polêmica entre os integrantes. Numa entrevista para uma revista de metal, James Hetfield, declarou que Hammett não participou da produção do álbum. De acordo com o colega de banda, Kirk, alegou ter tido problemas por perder seu iPhone, mas isso não bastou para apaziguar o clima. Hetfield fez questão de deixar claro que todo o trabalho foi dele e de Lars. Vazou a informação também que Hammett não teria ensaiado para gravar seus solos improvisando no estúdio.