Ritmos Para Violão Com Setas

Tocar um instrumento é uma terapia que pode ajudar pessoas se livrar do estresse diário, além de ser um hobby delicioso de se exercer. A música atinge positivamente o corpo e o cérebro, sendo comprovado cientificamente. Existem algumas pessoas que podem ter violões por exemplo, que estejam exibidos na casa como mera decoração, mas as vezes pode aparecer uma vontade de aprender como tocá-lo. Bom, hoje na internet é possível fazer aulas com ótimos professores, ou aprender gratuitamente em algumas plataformas de vídeos, revistas musicais ou até mesmo alguns sites que são exclusivamente voltados para o ensino de instrumentos musicais, basta força de vontade. A música é uma terapia, e por mais que o dia a dia seja corrido, é sempre muito recomendável e saudável que se tenha um tempo reservado para relaxar, em meio a tanta correria.

O violão foi um dos primeiros instrumentos, desenvolvido na sua forma mais rústica em meados de 2000 a.C., na Grécia. Ao longo dos anos ele foi sendo aprimorado, até os belos violões que se é possível encontrar disponíveis no mercado.

Existem tipos de violões no mercado que podem ser usados por todos tipos de pessoas, adultos, crianças, violões grandes, pequenos, finos, largos, de todas as cores e modelos possíveis, para pessoas destras e canhotas. Para pessoas que estão iniciando na área do violão é indicado o uso de corda de nylon, pois comparado a ouras cordas, o nylon ajuda o iniciante a conseguir fazer som com mais facilidade, por ser mais flexível. As cordas de nylon têm também um bônus de não afetar tanto assim os dedos. Pois é, quando algumas pessoas olham outras tocando violão, não imaginam que para que o som saia, é necessária uma pequena força nos dedos, força essa que acaba ocasionando um calo, que posteriormente irá ajudar o aluno a não sentir tanta dor nos dedos ao manusear o violão. Violões com cordas de nylon são utilizados para ritmos clássicos como samba, bossa nova, ou quando sua música é feita com dedilhados, que é basicamente tocar as cordas do violão com os dedos puxando cada uma das cordas do instrumento delas de cada vez.

Caso você prefira começar por um modelo mais avançado, os violões com cordas de aço são indicados. Essas cordas acabam por machucar um pouco mais os dedos dos iniciantes, agilizando assim o processo de aparecimento de calos nos dedos. Isso pode ser considerado um ponto positivo.

Depois de aprender o posicionamento dos dedos que darão o som das notas que o aluno pretende executar no violão, é hora de aprender o ritmo que cada música necessita, e isso é de extrema importância.

O Que São As Setas De Ritmo?

As setas são basicamente sequências que o aluno deve seguir para atingir o ritmo desejado; isso fará com que a música tocada soe melhor, e que o musicista acompanhe o mesmo ritmo da música sempre que for toca-la.

Para que os iniciantes na área dos violões possam se sair com uma melhor desenvoltura, os professores de música têm uma técnica muito importante, para auxiliar no aprendizado do aluno com o instrumento, em relação as músicas. As setas que aparecem ao longo das vídeo aulas, são instrumentos de ajuda para os alunos. Elas facilitam o entendimento do iniciante, ao executar os movimentos com as mãos que ao tocar nas cordas ditarão o ritmo e intensidade do som.

Quando o aluno por exemplo está tocando uma música com as notas corretas, mas o ritmo não parece muito certo, as setas são de ótima ajuda. Geralmente quando esse problema acontece, os alunos não estão executando de forma correta os movimentos nas cordas do violão.

Não são todas as músicas que apresentam os mesmos ritmos e sequência de setas. Isso porque músicas do mesmo estilo, por exemplo pop, apresentam variações das notas e sequência de ritmo.

É muito importante que a sequência de retas disponibilizadas pelo professor seja seguida. Isso facilitará ao aluno a se familiarizar com o som do violão, e após algum tempo na maioria das músicas será possível compreender o ritmo, podendo quem sabe aposentar o uso da sequência de setas para ditar o ritmo em algumas músicas.

Usar o ritmo de setas ao começar o violão é muito importante. Para músicas que já são conhecidas pelo aluno existe uma facilidade ao executar o ritmo, mas nem sempre as musicas que os professores passam para seus alunos são conhecidas pelo mesmo, e o uso das setas, como condução rítmica é de grande validez, tendo grande funcionalidade e praticidade.

Como Executar A Sequência Das Setas?

O método de seguimento das retas é muito simples, sendo possível compreender facilmente como funciona todo o processo. As setas que vão ditar o ritmo são apresentadas apontando para baixo e para cima; e o aluno deve acompanhar a imagem, de forma que se as setas se apresentarem, por exemplo: duas para baixo, uma pra cima, uma para baixo e outra para cima, assim o aluno deve executar no violão. Se o aluno é destro, é só seguir com a mão direita as instruções que as setas de ritmo apresentam no violão, da mesma forma que alunos canhotos devem fazer o movimento com a mão esquerda. A velocidade e intensidades do movimento provavelmente serão ditadas pelo professor ou instrutor musical.

O modo como se comportam a sequência de seta irão ditar como o ritmo do seu som ficará. Existe muita diferença sonora em se tocar o violão da maneira correta para cada música, do que apenas pegar o instrumento e posicionar os dedos nas notas certas. Cada música terá uma velocidade e sequência de setas diferentes, por isso é importante ficar atento as partituras e seguir o ritmo ditado pela música da melhor maneira possível.

Quando a seta da partitura estiver apontada para cima, deve-se movimentar os dedos de baixo para cima no seu instrumento. Algumas vezes não são tocadas todas as cordas, e isso não estará representando na imagem das setas que você deve seguir. Caso seja o caso, o aluno deverá procurar outras informações que explanem quais cordas devem ser tocas. Supondo que certa musica que o aluno esteja aprendendo necessite que todas as cordas estejam sendo tocadas, e a seta esteja indicada para baixo: o aluno deverá fazer um movimento da corda MI (E), considerada a corda mais grave no violão de seis cordas, e percorrer todas as outras, até a corda MI (E), a mais aguda.

O mesmo pensamento se aplica caso a seta esteja indicada para cima. Nesse caso o aluno deve começar tocando a corda mais aguda, e percorrer todas as outras até que chegue a corda mais grave.

Se a imagem for representada por duas suas setas apontadas para baixo e uma para cima, o movimento terá que ser da corda mais grave para a mais aguda, duas vezes, e a terceira ao contrário.

Para que o treino seja mais eficiente quanto ao resultado rítmico, é viável que a posição das notas seja deixada de lado e o aluno treine o entendimento das imagens que demonstram e ensinam o ritmo da musica, executando os movimentos como indicado na imagem das setas.

O Sequência De Setas Pode Mudar?

Na maioria das músicas populares e que geralmente são tocadas pelos alunos iniciantes no instrumento, a sequência de ritmo é a mesma para toda música. Isso facilita pois, após o entendimento de como funciona a sequência das setas só é necessário executar a mesma sequência de movimentos ao longo de toda a música. Existem musicas mais aprimoradas que ao longo da sua execução têm movimentos que se diferenciam, gerando uma nova sequência de setas e alteração rítmica da música.

É quase automático o entendimento das imagens das setas de sequência de ritmo; o processo em si consiste apenas em seguir com sua mão a posição de cima ou baixo nas cordas do instrumento, que serão indicadas pela seta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Violão

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *