Conhecer a teoria musical é essencial para quem deseja se tornar um instrumentista completo com todas as ferramentas necessárias para se destacar. Um dos conceitos mais relevantes é o do campo harmônico devido ao fato de que a partir dele se torna possível entender a lógica por trás das escalas musicais. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre esse conceito e como ele pode ser compreendido com mais assertividade.
O Que é Campo Harmônico?
Recebe o nome de campo harmônico o conjunto de acordes que são formados a partir de uma determinada escala musical. Para ficar mais fácil de compreender daremos um exemplo a partir da escala de Dó Maior composta pelas seguintes notas: C, D, E, F, G, A, B.
A Formação de Um Campo Harmônico
Montaremos um acorde para cada nota dessa escala musical, sendo assim teremos um total de sete acordes que serão os acordes do campo harmônico da escala de Dó Maior que está usada como exemplo. A mecânica para criação do campo harmônico é relativamente simples sendo que para cada nota da escala o acorde repetitivo será criado usando o primeiro, o terceiro e o quinto graus sendo contados a partir da nota em cima da mesma escala.
Iniciaremos o procedimento com a nota C de maneira que o primeiro grau é o C. Contando a partir de C temos que o terceiro grau é o E e o quinto grau será G. Percebeu como é simples aplicar essa metodologia a partir de uma escala?
Os Acordes do Campo Harmônico de Dó Maior
Seguindo o exemplo que estamos dando chegamos ao primeiro acorde do campo harmônico de dó maior cuja formação é pelas notas C, E, G. Esse acorde é o de Dó Maior haja vista que E é a terça maior parte de Dó. Prosseguindo iremos montar o acordo da nota seguinte da escala de Dó Maior, para a nota D. Temos D como o primeiro grau sendo que o terceiro grau dessa escala é F contando a partir de D.
A é o quinto grau contando a partir de D, com isso temos que o segundo acorde do campo harmônico é D, F e A. Esse acorde é de Ré menor uma vez que F é terça menor de D. Até esse momento o procedimento foi bastante simples sendo que os acordes do campo harmônico foram montados considerando as tríades e com as notas que aparecem na escala de Dó maior.
Depois de ter a tríade montada chega o momento de observar se a terça de cada acorde ficou maior ou menor. Também é possível fazer a conferência da quinta de cada um dos acordes, porém, você perceberá que vai acaba sempre sendo a quinta justa com exceção do último acorde que terá a quinta bemol.
Para Que Serve Um Campo Harmônico?
O campo harmônico possui diversas funções, contudo, a mais relevante de todas com certeza é a de definir a tonalidade de uma música. Sabe quando as pessoas perguntam em que tom está uma música? A tonalidade a que se referem depende diretamente dos acordes que compõem a canção. Nos casos em que a música possui acordes de campo harmônico maior que dó significa que a música está em dó maior.
A partir dessa informação fica mais simples saber que a escala que deverá ser usada para improvisar, fazer um solo, criar riffs entre outros é a escala de dó maior. A partir do conhecimento dos campos harmônicos é possível saber quais notas deverão ser utilizadas para fazer criar arranjos em cima de uma música determinada. Tendo um bom conhecimento dos desenhos das escalas fica mais simples criar solos e arranjos de maneira quase automática, o que se entende como improviso.
Confira um vídeo com um guia completo sobre campo harmônico para violão: