A música sertaneja é um dos principais gêneros musicais do Brasil. Tem origem por volta de 1910 através do trabalho de compositores urbanos e rurais que produziam as chamadas modas e emboladas. O som da viola é predominante nesse início do gênero que se tornou um dos favoritos dos brasileiros passando por diversas transformações ao longo das décadas. Que tal conhecer melhor esse gênero e os instrumentos mais utilizados?
Música Sertaneja: A Trajetória
Conheça a seguir a trajetória da música sertaneja.
Música Caipira: O Início da História
Como mencionado acima a origem da música sertaneja remonta as composições de 1910 que eram conhecidas como modas e emboladas. Há alguns gêneros musicais dentro do gênero conhecido amplamente como sertanejo sendo o caipira o mais famoso dentre eles. A também chamada música caipira se iniciou com um movimento de desbravamento do interior do Brasil que recebeu o nome de Bandeirismo. Os bandeirantes paulistas deram início a esse gênero no século 16.
A cultura entendida como caipira se estabeleceu no eixo de expansão dos bandeirantes que recebeu o nome de Paulistânia. Os valores tipicamente caipiras se estabeleceram nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, parte do Paraná, parte do Mato Grosso, parte do Tocantins e algumas áreas de Minas e Rio de Janeiro.
Parte dos homens que faziam parte do grupo de bandeirantes abandonou esse trabalho se fixando no interior de São Paulo com as suas roças. A figura do homem caipira nasceu nas roças do interior de São Paulo e foi lá que a música caipira ganhou relevância através do canto de causos e lidas desses homens. Em 1929 foi gravada a primeira música caipira por Cornélio Pires.
Duplas
O estilo de música caipira inicialmente foi propagado por duplas que cantavam em dueto e com o acompanhamento de violas. Essa é uma formação que se mantém até os dias de hoje. A dupla geralmente é composta por cantores de voz mais aguda (tenor), nasal e com uso de falsete.
No decorrer das décadas o estilo vocal da música sertaneja se manteve relativamente o mesmo. No entanto, a instrumentação e os contornos melódicos foram incorporados aos poucos conforme o gênero foi sendo disseminado.
Debates
As transformações pelas quais a música sertaneja vem passando ao longo dos anos vem gerando discussões a respeito do que é a música caipira ou sertaneja. As mudanças ocorridas ao longo das décadas fez que com críticos musicais, produtores, compositores e cantores sertanejos discutam a respeito de que manifestações artísticas cabem nessa categoria.
Grande parte dos estudiosos entende que as músicas caipira e sertaneja são subgêneros dentro de um conjunto musical único. São estabelecidas gases e divisões:
– 1929 a 1944
A música dessa fase é chamada de “música caipira” ou ainda “música sertaneja raiz”.
– Pós-Guerra a Década de 1960
Essa foi uma fase de transição em que a música caipira estava se transformando rumo ao que seria o gênero sertanejo atual.
– Final da Década de 1960 aos Dias Atuais
Do fim dos anos 1960 até os dias de hoje a música sertaneja passou por uma série de transformações que deram origem ao chamado sertanejo romântico das décadas de 1980 e 1990. Atualmente, o gênero têm características mais urbanas falando a respeito de questões como baladas e desilusões amorosas.
Considerações
É importante dizer que alguns estudiosos de música entendem que música caipira e música sertaneja são duas coisas distintas e independentes. A música caipira, nesse ponto de vista, é a música rural original enquanto que a segunda seria produto de consumo em grandes centros urbanos do Brasil.
Aceitando que música caipira e sertaneja são sinônimos pode-se entender que o gênero musical possui subgêneros como caipira (sertanejo raiz), sertanejo romântico e sertanejo universitário.
Instrumentos da Música Sertaneja: Muito Além das Violas
A música caipira, a precursora do que entendemos por sertanejo atualmente, surgiu no começo do século passado. Viola e violão eram os principais instrumentos para tocar as chamadas modas de viola e emboladas. No decorrer das décadas o estilo foi se transformando e recebendo a adição de alguns outros instrumentos.
Em meados da metade do século passado o estilo passou a contar com o som de guitarras e baterias em plano de fundo. Hoje em dia as músicas sertanejas se modernizaram contando com instrumentos variados e diferentes tipos de mixagem. O grande feito desse gênero musical com certeza é a sua capacidade de adaptação para diferentes épocas e contextos.
Instrumentos do Sertanejo Tradicional
Conheça abaixo os instrumentos do sertanejo tradicional também chamado de música caipira.
– Viola
A música caipira é também chamada de “moda de viola” e tem nesse instrumento o precursor de tudo. A viola pode ser definida como “prima” do violino, observe como até o seu design é parecido. O som da viola, contudo, é menos estridente e mais doce.
– Violão
Outro instrumento de grande destaque desse período, o violão de 12 cordas, conta com uma gama ampla de sons.
– Acordeon
Popularmente esse instrumento é conhecido como sanfona e gaita. Trata-se de um aerofone de origem alemã, instrumento composto por teclas e palhetas livres com duas caixas harmônicas feitas de madeira.
– Guitarra
Um instrumento que tem sua parcela de participação no sertanejo raiz.
Instrumentos do Sertanejo Contemporâneo
A década de 1960 ficou marcada como uma fase de transição na qual a música caipira passou a utilizar novos instrumentos especialmente por influência do country dos Estados Unidos. Confira a seguir os principais instrumentos do sertanejo contemporâneo.
– Guitarra Elétrica
Esse instrumento ajudou na modernização da música sertaneja, a guitarra elétrica é um instrumento de corda com o seu som amplificado que oferece mais potência para as notas emitidas.
– Contrabaixo
Oferece um som grave que torna as melodias mais encorpadas.
– Percussão
Os instrumentos de percussão são amplamente utilizados na música sertaneja oferecendo assim mais dinâmica para as melodias. Instrumento de percussão é todo instrumento cujo som se obtém através de impacto como batuque, raspagem ou agitação.
– Teclado
O teclado está se tornando mais presente no sertanejo servindo de apoio para muitos cantores do gênero.
– Bateria
Bastante utilizada no sertanejo universitário especialmente para os artistas que desejam estabelecer comunicação com o rock.
– Saxofone
Outro instrumento que está conquistando cada vez mais espaço na música sertaneja conhecida como universitário.
Gostou de saber mais sobre os instrumentos musicais da música sertaneja? Curta e compartilhe em suas redes sociais!