Barbra Streisand

Barbra Streisand nasceu sob o nome de Barbara Joan Streisand, e se tornou uma grande cantora, atriz, compositora, produtora cinematográfica e diretora norte-americana. Em sua carreira ela conquistou 2 Orscars, e foi indicada cinco vezes ao Oscar. Além disso, tem em sua lista de prêmios, quinze Grammys, um prêmio Tony Especial, seis prêmios Emmy, onze Golden Flobe, um American Film Istitute, três Peabody, seis People’s Choice, um Directors Guild of America e um Cable ACE.

Como mostra de forma singela por sua listagem de prêmios, é uma das artistas mais bem sucedidas, tanto na música, no entretenimento, no cinema e no teatro, como nas críticas no geral, onde sempre se destacou. Conheça agora a história dessa grande artista:

Biografia

Barbara Joan Streisand nasceu no dia 24 do mês de abril do ano de 1942, na cidade de Nova York, no Brooklyn. Seu pai era Emmanuel, um professor de uma escola respeitada na cidade, ele morreu quando ela tinha apenas um ano e três meses de idade, devido a uma hemorragia cerebral, e sua mãe era Diana Streisand, após a morte do pai, a família passou por diversas dificuldades financeiras.

Na adolescência Barbra começou a cantar em boates, e com isso deu início a sua carreira musical, ela também deseja se tornar atriz, por isso começou a fazer audições até conseguir uma peça, chamada Drifwood, no ano de 1959, que ficou em cartaz por seis semanas.

Barbra Streisand em Entrevista

Barbra Streisand em Entrevista

Com ajuda do namorado, Barry Dennen, ela criou um clube de música que chamou de O Leão, e lá ela se apresentava, foi nessa época que mudou o nome para Barbra.
Logo ela apareceu também na televisão, no programa The Tonight Show, e com o sucesso televisivo conseguiu seu primeiro papel na Broadway. Ela lançou seu primeiro álbum musical em 1962.

Sua Carreira Musical

Ao longo de sua carreira ela gravou 35 álbuns de estúdio, sendo que iniciou seus trabalhos no ano de 1962, com o album “The Barbra Streisand Album”, além dele há diversos trabalhos conhecidos, como ‘’People’’, ‘’Stoney End’’, ‘’The Broadway Album’’, ‘’The Way We Were’’ e ‘’Higher Ground’’. Ao longo de sua carreira, seus álbuns receberam nomeações para 44 prêmios do Grammy, e ela conquistou 15 deles.

Anos 60 e 70 na música

Seu primeiro álbum foi assinado com a Columbia, houve certa resistência do presidente da gravadora para assinar com ela, por não gostar muito do seu estilo musical. Com esse primeiro álbum ela alcançou a posição de oitavo lugar no Billboard200 de álbuns pops, e ganhou um disco de ouro. Seis meses após o lançamento do álbum ela lançou ‘’The Second Barbra Streisand Album’’ que foi gravado em apenas 4 dias, e alcançou a posição de segundo lugar no Billboard200. Algum tempo depois ela lançou a terceira parte do álbum, que chegou a posição de quinto lugar na Billboard 200.

Em setembro do ano de 1964 ela lançou o álbum que transformou sua carreira musical em seu país, “People” alcançou a posição de primeiro lugar no Billboard200 e foi sucesso total. Ela prosseguiu com os lançamentos, no ano de 1965 veio o quinto álbum da cantora, intitulado “My Name Is Barbra”, que recebeu certificado de ouro. Até então ela já havia ganhado dois prêmios do Grammy, então ela lançou uma segunda parte do “My Name Is Barbra”, e conquistou quatro Grammys, um Golden Globe e dois Emmys.

Na década seguinte ela contínuou sendo uma grande cantora de sucesso, com diversas músicas nas paradas de sucesso nos Estados Unidos. Como The Way We Were, No More Tears, Evergreen, You Don’t Bring Me Flowers, My Heart Belongs To Me, Stoney End, The Main Event. No final da década, ela foi considerada a artista feminina mais bem sucedida nos EUA, e no quadro geral estava apenas atrás de Elvis Presley e The Beatles.

No ano de 1976, ela lançou a canção “Evergreen” no filme A Star Is Born, que fez com que a artista ganhasse o Oscar de Melhor Canção Original. O álbum que contém a canção alcançou a posição de primeiro lugar na Billboard 200 por cinco semanas seguidas, e vendeu mais de quatro milhões de cópias nos Estados Unidos e cerca de quatorze milhões de cópias no mundo.

Barbra Streisand - Juventude

Barbra Streisand – Juventude

Década de 80

Ela iniciou a década lançando o álbum que teve maior sucesso comercial em toda a sua carreira, “Guility” vendeu mais de vinte milhões de cópias. A faixa título do álbum lhe rendeu um Grammy, e a música “Woman In Love” foi uma das músicas de maior sucesso de toda a sua carreira, passando três semanas seguidas na posição número 1 das paradas de sucesso. No ano de 2005 ela lançou uma sequência desse álbum, mas que não obteve tanto sucesso como o do ano de 1980.

Ela lança o álbum “The Broadway”, com uma pegada de teatro musical. O álbum mesmo com estilo diferenciado ficou no primeiro lugar da Billboard por três semanas seguidas, e conseguiu certificado quádruplo de platina. Recebeu indicação de álbum do ano e de Melhor Cantora, o qual ela ganhou o último. No ano de 1986 ela lançou “One Voice”, um álbum ao vivo.

Década de 90

No ínicio dos anos 90 ela passa a se dedicar na direção de filmes, e fica longe dos estúdios de gravação. No ano de 1991 ela lança um conjunto de quatro discos.

Em setembro do ano de 1993 ela anuncia que faria o primeiro concerto em público depois de 27 anos de carreira. Tal evento a levou a uma turnê durante várias cidades nos Estados Unidos, com ingressos se esgotando em menos de uma hora. Seus shows foram descritos como os eventos musicais do século. Ela se tornou a concertista mais bem paga da história, com ingressos que chegavam a 1.500,00 dólares. O concerto foi transmitido ao vivo pela HBO, e teve a maior audiência na história do canal.

No ano de 1997 ela grava novas canções, o álbum chamado de “Higher Ground” foi inspirado em Céline Dion. Novamente estreou como o número um das paradas. No Ano Novo do ano de 1999, ela volta com um concerto, sendo que o feito em Las Vegas foi o de maior bilheteria feito na cidade até os dias de hoje.

Década de 2000 e anos atuais

Ela lançou um álbum intitulado “Timeless: Live in Concert” no ínicio de 2000, álbum esse ao vivo do concerto de Ano Novo. Ela também se apresentou em Melbourne e Sydney com o mesmo concerto.

No ano de 2001 ela lançou “Chrismas Memories”, uma coleção com músicas sobre o feriado, e no ano de 2003, Barbra lançou “The Movie Album”, com temas de filmes. No ano de 2006 ela grava a canção “Smile” com Tony Bennett, e firma com ele uma apresentação, que gerou o lançamento de um DVD.

Em 2006 Barbra Streisand sai em uma nova turnê, novamente com recorde de bilheteria, o dinheiro da turnê foi usado em causas filantrópicas. Em novembro do ano de 2008 ela volta aos estúdios para gravar sue próximo álbum, lançado em 2009 sob o titulo de “Love Is The Answer”. Em 2014 ela lança “Partners”, que recebeu diversos certificados de platina e ouro.

A Cantora Barbra Streisand

A Cantora Barbra Streisand

Ao todo ela vendeu mais de 140 milhões de cópias de seus álbuns no mundo todo, e é a artista feminina que mais vendeu álbuns nos Estados Unidos, com 71,5 milhões de cópias vendidas.

Carreira Cinematográfica

Além da música ela também trabalhou como atriz, seu primeiro filme foi “Funny Girl” no ano de 1968, foi um sucesso e rendeu a ela o Oscar de Melhor Atriz, junto de Katharine Hepburn, onde houve o único empate da história do Oscar nessa categoria. O próximo filme foi em 1969, baseado em um musical, chamado “Hello, Dolly!”, depois ela atuou em “On a Clear Day You Can See Forever”. Nos anos 70 ela estrelou várias comédias, além de “The Way We Were”, onde foi nomeada como Melhor Atriz. Também atuou em “A Star Is Born”, no ano de 1976.

Em 2004 ela voltou aos cinemas no filme “Meet the Fockers”. Em 2005 a sua empresa Barwood Streisand Films comprou os direitos do livro “Anão de Mendel”, onde ela iria dirigir e atuou na possível adaptação. Ela atuou em mais alguns filmes, principalmente comédias.

Diretora e Roteirista de filmes

O primeiro filme que ela trabalhou como diretora, Barbra foi também roteirista e produtora, sendo esse o filme “Yentl”, onde ela também atuou, se tornando a primeira mulher a desempenhar todas essas funções de uma vez só. Ela também foi a primeira mulher a vencer o Globo de Ouro como Melhor diretor. Depois do primeiro filme, ela dirigiu e produziu “Príncipe dos Mares”, que recebeu indicação de melhor filme no Oscar, no ano de 1991, e “The Mirror Has Two Faces” no ano de 1996.

Vida Pessoal

Barbra Streisand se casou duas vezes, sendo a primeira com o ator Elliott Gould, com quem ficou junto do ano de 1963 até o ano de 1971, e teve um filho em 1996 com ele, Jason Gould, que se tornou ator. Seu segundo casamento foi com James Brolin, com que se juntou no ano de 1998.

Ela atua fortemente em diversas causas que acredita, e é apoiante ativa do Partido Democrata. Através de suas performances ao vivo ela reuniu mais de 25 milhões de dólares para organizações beneficiantes. Possui uma fundação, a Fundação Streisand, que ela criou no ano de 1986, que contribui para outras causas, como organizações ligadas a preservação do meio ambiente, e organizações dos direitos das mulheres, direitos civis e liberdade civis. Em 2008 ela levantou cerca de 5 milhões para o Centro do Coração da Mulher. No ano seguinte ela vendeu diversos itens valiosos seus, no total 526, e doou todo o dinheiro arrecadado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *