Norah Jones é cantora de jazz e compositora e ganhou cinco prêmios Grammy por seu álbum de estreia, Come Away With Me.
Geetali Norah Jones Shankar nasceu em Nova York, em 30 de março de 1979. Ela é filha do músico indiano Ravi Shankar. Norah cresceu no Texas e estudou piano jazz na Universidade Norte do Texas. Em 1999, ela se mudou para Nova York, onde se apresentava em clubes e trabalhava como garçonete. Ela assinou com a Blue Note Records em 2001, e ganhou cinco prêmios Grammy por seu álbum de estréia, Come Away With Me (2002).
A Infância de Norah Jones
Norah Jones cresceu na cidade de Grapevine, no Texas. Seus pais tiveram um breve relacionamento antes de ela nascer, e Jones foi criada apenas por sua mãe. Ela declarou em uma entrevista ao Independent que ela e seu pai só começaram a se relacionar quando ela tinha 18 anos. Durante sua infância eles apenas se viam, mas sem ter uma relação de pai e filha.
Depois de cantar em coros de igreja e ter aulas de piano, ela estudou artes cênicas e visuais na Dallas ‘Booker T. Washington High School. Depois de vencer uma competição entre estudantes e ganhar os prêmios de Melhor Vocalista de Jazz e Melhor Composição Original, Jones se formou em piano jazz na Universidade Norte do Texas, onde ela cantou em uma banda de jazz chamada Laszlo.
Dois anos depois, em 1999, ela mudou-se para Greenwich Village, em Nova York, onde encontrou inspiração nos músicos locais e passou a escrever suas próprias canções. Lá, ela trabalhou como garçonete e cantou em clubes de jazz.
O Início do Sucesso
Depois de formar sua própria banda, que incluía Jesse Harris na guitarra, Lee Alexander no baixo e Dan Rieser na bateria, Jones assinou contrato com a Blue Note Records no início de 2001.
Produzido pelo ilustre Arif Mardin, seu álbum de estreia, Come Away With Me, foi lançado no ano seguinte. A cantora ganhou cinco prêmios Grammy em 2003, incluindo as honras de melhor artista revelação, álbum do ano e canção do ano para o hit “Do Not Know Why”.
Em 2004, Norah Jones lançou outro disco que fez tanto sucesso quanto o primeiro. Feels Like Home atingiu o topo das paradas da Billboard. A canção “Sunrise” rendeu a ela outro Grammy. Além de mais dois prêmios por sua parceria com o lendário talento musical Ray Charles no dueto “Here We Go Again”.
Em uma série de vitórias, Norah voltou ao topo das paradas em 2007, com “Not Too Late”. Na mesma época ela fez sua estreia no cinema; no drama “My Blueberry Nights”, ao lado de nomes como Jude Law, Rachel Weisz e Natalie Portman.
Projetos Mais Recentes da Carreira de Norah Jones
Em 2009, Jones lançou um álbum muito pessoal, The Fall. O disco foi, em grande parte, inspirado pelo relacionamento e rompimento com o baixista Lee Alexander, um membro de sua banda. Antes que o álbum estreasse, ela passou m tempo na Índia, com seu pai e sua família.
Conhecida por trabalhar com outros artistas, a cantora passou a contribuir com seus talentos vocais para o projeto de um álbum chamado “Rome”. As músicas para o disco foram criadas por Danger Mouse (nome artístico de músico e produtor Brian Burton) e Daniele Luppi, um compositor italiano. Jack White, antigo membro da banda White Stripes, também participou do projeto.
Em seguida, a cantora reuniu-se com Burton para a criação de seu próximo álbum solo, Little Broken Hearts (2012). Burton foi produtor e co-escreveu várias das canções do disco. O primeiro single do álbum, “Happy Pills”, se saiu bem nas paradas de sucesso.
Em 2012, Norah Jones sofreu uma grande perda. Seu pai, Ravi Shankar, morreu em 11 de dezembro de 2012, com 92 anos de idade. Ela divulgou um comunicado no blog do Wall Street Journal dizendo que a música de seu pai tocou milhões de pessoas e que ele fará muita falta para ela e para os amantes da música de todo o mundo.
Curiosidades Sobre Norah Jones
- Norah dividiu com Amy Winehouse e Lauryn Hill por algum tempo o recorde de mulheres que mais ganharam Grammys durante o período de um ano, com cinco prêmios. A cantora Beyoncé quebrou este recorde em 2010, com seis prêmios.
- Seu álbum de estreia, “Come Away With Me”, vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o álbum mais vendido na história da gravadora Blue Note Records.
- Ela é meio irmã da também cantora Anoushka Shankar.
- Em 2003, surgiram rumores de que o cineasta indiano Dev Anand estava planejando fazer um filme chamado “Song of Life”, inspirado no relacionamento conturbado entre Norah Jones e seu pai, Ravi Shankar. Tanto ela quanto seu pai ficaram enfurecidos com a ideia. Eles diziam que o cineasta não tinha ideia de toda história, e que não iria representá-la de uma forma verdadeira.
- Norah Jones vendeu mais discos neste século do que qualquer outra artista do sexo feminino na América (desde 2007).
- Ela já se apresentou com seu pai, o maestro Ravi Shankar, em Nova Delhi, em 1998.
- Ela tem um meio irmão mais velho chamado Shubhendra Shankar, que é 37 anos mais velho do que ela.
- Em 2005, ela fez uma participação no álbum “In Your Honor”, do Foo Fighters.
- Além de tocar piano, a cantora também toca guitarra.
A Influência Sob Outros Artistas
O surpreendente sucesso de Norah Jones, com um estilo de música que geralmente não chega ao topo das paradas da Billboard, abriu o caminho para artistas semelhantes, que agora veem que é possível fazer sucesso sem ter um estilo considerado mais popular.
Um desses artistas é o cantor Jamie Cullum, da Grã-Bretanha, que tem um estilo influenciado pelo jazz. Ele canta e toca piano, misturando o pop dos velhos tempos com o jazz ao estilo cabaré, além de alguns toques de rock.
Norah Jones deixou sua marca na história da música e ainda abriu caminho para grandes talentos.