Foo Fighters Mais Próximos do Brasil

O grupo Foo Fighters faz parte da história do rock alternativo do mundo, tendo origem nos EUA e sua formação conta com Dave Grohl, o ex-Nirvana de 1995. O nome da banda faz referência à expressão “foo fighter”, usada durante a Segunda Grande Guerra, por aviadores,  para relatar fenômenos aéreos de origem misteriosa, tidos como OVNIS.

Seu sucesso internacional veio através do lançamento de canções que se tornaram hits, como “All My Life”, “This Is a Call”, “Learn to Fly”, “Everlong”, “Times Like These”, “My Hero” “Best of You”, e “The Pretender”. Vários de seus álbuns, One by One, There Is Nothing Left to Lose,  Patience & Grace e Wasting Light  e Echoes, Silence, foram premiados com o Grammy de Melhor Álbum de Rock.

Informações

O ex-Nirvana, Dave Grohl, ficou 04 anos como baterista da referida banda. Durante esse tempo conseguiu escrever uma enormidade de musicas não divulgadas, preservando assim a interação entre eles. Em contrapartida ele acabou gravando em estúdio diversas demos, e algumas delas foram juntadas no CD Pocketwatch, exibido sob o nome de “Late!”, ainda em 1992.

Depois do falecimento de Kurt Cobain em 1994, Grohl até pensou em deixar a música, entretanto passou a gravar como uma forma de “experiência catártica” todas suas obras. No mês de outubro de 94, Grohl, em Seattle entrou no Robert Lang’s Studio com o produtor e amigo Barrett Jones. No início da semana, Grohl fez a gravação das músicas tocando e cantando todos os instrumentos.

Para se manter anônimo, Grohl optou pelo nome de “Foo Fighters” criando a ilusão de que fazia parte de uma grupo em vez de manter a mesma aparência do Nirvana. Ele enviou fitas gravadas com suas composições para amigos, e assim acabou chamando a atenção de inúmeras gravadoras. Assinou um contrato com a Capitol Records em razão de conhecer seu presidente, Gary Gersh, ainda quando fazia parte da gravadora que veiculada os álbuns do Nirvana. A fita acabou se transformando no primeiro trabalho do Foo Fighters, intitulado com o mesmo nome.

Para tocar as canções ao vivo e fazer a divulgação do trabalho, Grohl resolveu montar uma banda toda. Para isso chamou como guitarrista Pat Smear, que já havia tocado no The Germse, chamou ainda o baixista Nate Mendel e, para finalizar, o baterista William Goldsmith. O grupo fez sua turnê pela primeira vez em 1995 abrindo os shows de Mike Watt. O Foo Fighters ainda iria tocar por mais ou menos 190 vezes entre os anos de 1995 e 1996.

Sua primeira canção, “This Is a Call” teve seu lançamento feito em 1995, e o álbum fora lançado no mês posterior.

A Foo Fighters Mais Próxima do Brasil

Shows no Brasil

A banda Foo Fighters tem milhares de fãs espalhados pelo país, e os pedidos de shows em terras brasileiras foram plenamente atendidos através dos anos, conforme se pode verificar logo abaixo:

  • Rock in Rio – Rio de Janeiro: 13/01/2001
  • Lollapalooza – São Paulo: 07/04/2012
  • Estacionamento da Fiergs – Porto Alegre: 21/01/2015
  • Estádio do Morumbi – São Paulo: 23/01/2015
  • Estádio do Maracanã – Rio de Janeiro: 25/01/2015
  • Esplanada do Mineirão – Belo Horizonte: 28/01/2015

Relatos dos Shows

No show do dia 03/02, completou-se 06 dias do final da turnê chamada de Sonic Highways no Brasil, que passou pelas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A banda Foo Fighters acabou fazendo história com seus longos shows, repletos de fãs e cheios de memoráveis momentos.

Show no Morumbi 2015

A apresentação do Foo Fighters, como nas outras vezes, teve início por volta das 21h20. O inicio se deu com o nome da banda sendo pixado no telão, fazendo certa referência ao ambiente urbano da maior cidade da América Latina, São Paulo. Assim que teve início a primeira canção, “Something From Nothing”, o vocalista, Dave Grohl passou por um escorregão, em decorrência da chuva, caiu, mas logo se recompôs.

Apesar de sua rapidez em se erguer, isso não foi suficiente, o momento engraçado se espalhou pela rede e logo se transformou num meme. Entretanto, com imenso carisma, Dave fez com que o publico se atenta-se para o término da chuva que incomodava a todos desde a tarde, e salientou que a partir dali a noite seria linda.

Além do mais, ele perguntou ainda quem não tinha visto o Foo Fighters assim, ao vivo, e disse que o show seria dedicado a aquelas pessoas. A lista de canções foi bastante semelhante àquela feita em Porto Alegre, com poucas alterações, com algumas canções que fazem mais sucesso dentre os fãs e também faziam parte do setlist, e, por isso, acabaram sendo veiculadas, como: Rope e In The Clear.

Numa das canções, “Monkey Wrench”, o grupo executou uma jam de mais ou menos cinco minutos, e fez com que as luzes do estádio fossem todas apagadas, desta forma o publico usou as luzes de seus celulares. O resultado, como o esperado na canção “Best Of You”, deixou a banda completamente boquiaberta e da mesma forma, todos que ali estavam.

Durante o tempo solo de Dave na ponta da passarela, acabou recebendo um inusitado pedido, enquanto solava “Wheels”: um garoto que estava próximo da grade, Vinícius, um tremendo fã,  pretendia subir ao palco para em casamento sua namorada Mônica. Com Dave Grohl como testemunha, e mais milhares de pessoas, a moça disse o tão esperado “sim”, levando muitos às lágrimas.

Dando continuidade à apresentação, Dave retornou ao palco do meio com a banda para executar mais covers, dessa vez com “Stay With Me”, e as já convencionais e esperadas canções do Queen. Voltou ao show com a estimulante “All My Life”, e a banda encerrou a apresentação com a canção “Everlong”, deixando incendiada a maravilhosa galera que enchia o Morumbi.

Uma das coisas mais maravilhosas foi poder observar um estádio daquele tamanho com lotação completa em todos os seus setores. Estavam ali reunidas mais de 55 mil pessoas, isso mexe com o íntimo de qualquer grupo musical. Da mesma forma que os fãs, o Foo Fighters certamente foi embora do Morumbi querendo que aquela apresentação se repita por muitas vezes.

Não é de hoje que os fãs brasileiros da banda norte americana Foo Fighters anseiam por uma passagem do grupo pelo país. Desde que começou a fazer sucesso, a vinda deles para cá nunca se concretizou e assim, os fãs foram se multiplicando e desejando cada vez mais um show deles por aqui. Contudo, a cada dia que passa esse sonho se torna mais real: foram diversos boatos em 2011 que confirmaram uma apresentação no Brasil, tanto em festivais como em shows solo.

Assim, após a confirmação da presença deles no dia 12 de maio na Argentina, onde realiza uma apresentação no Estádio do River Plate, a banda liderada pelo ex-Nirvana Dave Grohl deu mais indícios que desembarcará aqui em breve. As apostas são da escalação do quinteto no festival Lollapalooza, que será realizado em São Paulo no mês de abril. Portanto, fãs do Foo Fighters, fiquem atentos e comecem desde já a economizar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *