Em 1994, em Agoura Hill, na Califórnia, Estados Unidos, nascia mais uma banda de rock, a Hoobastank. A banda formada por Chris Hesse na bateria, Douglas Robb vocalista, Dan Estrin na guitarra e Jesse Charland no baixo passou a entrar na lista de bandas famosas graças ao sucesso que fez a canção “The Reason”, do álbum cujo o nome é o mesmo da música.
Trajetória Da Banda De Rock Do Início Até 2000
Da cidade do subúrbio da grande e conhecida Los Angeles, Agoura Hills, saiu o grupo Hoobastank. Era 1994, quando Doug Robb, queria viria a ser o vocalista do grupo e Dan Estrin, que viria a ser o guitarrista, estavam fazendo uma competição de bandas no colégio onde ambos estudavam. Porém, a disputa fez com que eles conhecessem e admirassem o trabalho de um dos seus adversários, Markku Lappainem. Robb e Estrin gostaram tanto da outra banda, que abandonaram o grupo que faziam parte e foram se juntar a Markku. E além dos dois e do baixista, o baterista Chris Hesse foi convidado para completar o grupo e foi então, que nasceu o Hoobustank, que depois virou Hoobastank.
Depois do sucesso e entre tantas entrevistas, os rapazes da banda de rock foram questionados pela escolha do nome e do seu significado, mas Doug Robb, garantiu que não existia nada de especial e afirmou “é uma daquelas velhas brincadeiras típicas do ensino médio”. Aliás, falando em colégio, os componentes do grupo Hoobastank frequentaram a mesma escola que Brad Delson e Mike Shimoda do grupo Linkin Park.
As primeiras apresentações aconteceram bem próximo da área onde moravam. Cobalt Café foi o palco da primeira vez do grupo junto. Eles dividiram o espaço com outras bandas, entre elas, a Incubus. Não demorou muito para que eles passassem a fazer parte do Circuito West Coast, um evento de música realizado nos Estados Unidos.
E quatro anos depois de formar a banda, era 1998, o Hoobastank lançou o primeiro álbum, sem gravadora, o título do trabalho era “They Sure Don’t Make Basketball Shorts Like They Used To”. Eles não tiveram o que reclamar, o disco teve boa receptividade e vendeu muitas cópias.
A banda ganhou mais fãs ainda, quando suas canções começaram a rodar na rede, conseguindo até admiradores em outros páises. Foi então, que uma gravadora se interessou pelo trabalho do Hoobastank, a Island Records. Em 2000, a banda assinou contrato com a gravadora.
O Primeiro Ano Com o Primeiro Disco Lançado Através De Uma Gravadora
No ano seguinte a assinatura do contrato, em 2001, o Hoobastank lançava o seu primeiro álbum. A canção de trabalho foi “Crawling in the Dark” e ficou na posição 68 do Billboard Hot 100, já a segunda música de trabalho, “Running Away” ficou mais bem colocada ainda, posição 44. O que não foi suficiente para ter um bom retorno na estreia, o disco recebeu muitas críticas negativas. Porém, rendeu ao grupo compromissos internacionais. O Hoobastank fez shows na Europa e na Ásia.
A terceira música de trabalho foi “Remember Me”, que faturou a colocação 23 no Modern Rock e a posição 9 no Mainstream Rock. E finalmente, no final do ano de 2001, o reconhecimento da banda, eles foram convidados para participar do Salão da Fama do Rock and Roll.
O Segundo Álbum Da Banda Hoobastank
Em 2003, a banda entrou mais uma vez em estúdio, dessa vez com o produtor Howard Benson, mas o disco não terminou de ser gravado sem interrupções, na verdade, as gravações ficaram paradas durante um mês. O motivo foi o acidente sofrido pelo músico Dan Estrin com miniaturas de moto, mas depois de recuperado, a banda terminou de gravar o disco e saiu em turnê.
O segundo disco cujo o nome escolhido foi “The Reason” acabou sendo lançado somente em dezembro de 2003 e uma das canções “Same Direction” podia ser baixada no site oficial do grupo.
A primeira música de trabalho do segundo disco foi “Out of Control” e tinha uma pegada mais agressiva em relação aos últimos trabalhos. A canção que foi escolhida para trabalhar o segundo álbum foi a última que tinha sido gravada e chegou na posição 9 do Modern Rock.
Depois de um ano do lançamento do segundo disco, o grupo lançou uma coleção de DVDs “Let It Out”.
A canção que deu nome ao segundo trabalho com a gravadora da banda Hoobastank, “The Reason”, foi lançada em 2004, no primeiro semestre e foi um grande sucesso, chegando a posição 2 do Billboard Hot 100. A música fez tanto sucesso que entrou na trilha sonora do episódio final da série Friendes e no Brasil, fez parte da trilha sonora da novela “Começar de Novo”.
Hoobastank: Na Turnê Com Velvet Revolver
No ano de 2005, a banda Hoobastank organizou uma turnê com Velvet Revolver, mas o público não recebeu muito bem e o se destacou da experiência foi as mensagens que rolavam na internet, com críticas e dizendo que existia um mal estar entre os integrantes das duas bandas, Robb e Scott.
Em 2006, passado o mal momento da turnê, o Hoobastank entrou mais uma vez em estúdio e gravou o terceiro disco “Every Man for Himself”. O novo álbum estreou bem na classificação do Billboard 200, ocupando a posição 12.
Desse disco, três músicas foram lançadas quase que contemporaneamente: If I Were You, Inside of You e Born to Lead e todas as três alcançaram boas colocações nos “termômetros” de popularidade de músicas do mundo todo.
Em 2008, a banda preparou mais um álbum e o primeira música de trabalho foi “My Turn”, que foi lançado só em janeiro de 2009. No mesmo ano, em agosto, foi lançada uma coletânea: The Greatest Hits: Don’t Touch My Moustache e dessa vez pela gravadora Universal Records do Japão.
A Formação Atual e Os Músicos Que Passaram Pela Banda
Fazem Parte Da Banda Atualmente:
-
Vocalista e guitarra rítmica: Douglas Robb entrou em 1995.
-
Vocal de apoio e guitarra solo: Dan Estrin entrou em 1995.
-
Percussão e bateria: Chris Hesse entrou em 1995.
-
Baixo: Jesse Charland entrou em 2009.
Já Fizeram Parte Da Banda Os Músicos:
-
Saxofone: Jeremy Wasser de 1995 a 2000.
-
Baixo: Markku Lappalainen de 1995 a 2005.
-
Saxofone: Derek Kwan de 1997 a 1999.
-
Baixo: Josh Moreau de 2006 a 2008.
-
Baixo: David Amezcua somente no ano de 2008.