Jim Morrison

Jim Morrison tem como seu nome completo James “Jim” Douglas Morrison, e é um cantor e compositor norte americano, que se tornou vocalista da banda de rock The Doors. Ele era o compositor da maioria dos trabalhos da banda.

Seu talento é notável, ele era extremamente conhecido por fazer Spoken word, que era provisar poesias no meio das apresentações, enquanto a banda tocava ao vivo. Ele foi classificado como o 47º de uma lista dos “100 maiores cantores de todos os tempos” publicados pela Rolling Stones, e na revista Classic Rock ele ficou na 22º da lista dos “50 maiores cantores de rock”. É considerado por muitos críticos e fãs como um dos vocalistas mais icônicos de toda a história do rock.

Biografia de Jim Morisson

Jim Morrison nasceu no dia 8 do mês de dezembro do ano de 1943. Seu pai era George Stephen Morrison, um almirante, e sua mãe era Clara Clark Morrison, também pertencente a marinha americana, onde conheceu o companheiro. A família era muito conservadora, o que torna bem estranho a forma como Jim cresceu e tomou um rumo bem diferente do que era visto como certo pelos seus pais.

Na infância ele entrou para os escoteiros. Quando ele tinha apenas quatro anos viajou com a família para o Novo México, nessa viagem ele relatou que viu um caminhão com índios batendo de frente com uma viatura, e na autoestrada ele pode ver diversas pessoas sangrando após o acidente. Jim relata que essa foi uma das suas experiências de vida mais marcantes da infância, sendo esse o seu primeiro contato com a morte.

Apesar de o relato ser tão importante para Morrison, os seus pais afirmam que tal viagem e acidente nunca ocorreram, para ele, os pais esconderam o fato para que ele não ficasse ainda mais assustado, falando que foi apenas um pesadelo, mas que o fato realmente ocorreu. Independente de realidade dos fatos, isso é algo marcante em sua vida, e ele citou em algumas músicas, como “Ghost Song” e “Peace Frog”.

A família se mudava muito, devido a profissão do pai, por isso durante a infância ele viveu em diversas cidades, como na Califórnia, em Alameda e Claremont, Novo México, Albuquerque, Washigton D.C, Flórida, Clearwater, Virginia e Alexandria, dentre outros.

Jim Morrison lia e se deixava influenciar por alguns filósofos, como opiniões a cerca da moral e estética, essa influência é presente nas suas canções, poesias, e conversas. Arthur Rimbaud, o poeta francês, é uma de suas influências.

Aos 15 anos, quando se mudou com a família para Washington, ele frequentou o colégio George Washington High School, onde fez um teste de Q.I, que apontou que o seu era de 149. Nessa época ele passou a se dedicar mais a poesia, sempre escrevendo em seus diários e cadernos. Formou-se nesse colégio e então foi viver na Flórida junto dos avós.

Jim Morisson

Jim Morisson

Na Flórida ele começou a beber e sair durante as noites. Entrou para a faculdade para estudar filosofia e psicologia de multidão, queria desistir desse curso para estudar cinema, mas os pais não aceitaram então ele começou a se matricular em aulas relacionadas a teatro. No ano de 1964 ele se matriculou em cinema na UCLA, se especializando em técnicas de filmes.

Seu primeiro filme atraiu comentários negativos dos que assistiram, o que fez ele ir embora da faculdade sem participar da sua cerimônia de graduação, cortando a comunicação com todos que conhecia, até mesmo os pais.

A Banda – The Doors

Foi ainda na UCLA que Morrison conheceu Ray Manzarek, que era um colega de faculdade, um dia, após se formarem, eles se reencontraram, e então Morrison leu para ele um de seus poemas, no caso o famoso “Moonlight Drive” e nessa conversa eles decidiram que tinham que montar uma banda de rock.

Os dois convidaram então John Densmore e Robby Krieger, que eram conhecidos de Ray, das suas aulas de meditação. Os quatro se juntaram e decidiram que o nome da banda seria The Doors, inspirado no livro The Doors of Perception, o livro continha uma passagem que dizia: “If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is, infinite” em tradução (Se as portas da percepção estiverem limpas/ Todas as coisas se apresentarão ao homem como são, infinitas), que inspirou também o estilo da banda.

Morrison como vocalista desenvolveu um estilo único de cantar, algo bem baseado no misticismo, seu timbre de voz era bem encorpado e bonito, com bons graves e altos agudos. Apesar de ser extremamente brilhante, ele usava muitas drogas e bebia muito, por diversas vezes aparecendo alcoolizado e drogado em gravações. Na gravação de “Five to One” é possível ouvir seus soluços de bêbado.

Como nunca teve grande aproximação com a família ele criou com os companheiros de banda uma familiaridade, protegendo sempre eles e se sentindo realmente confortável na companhia do mesmo, ele recusou diversas vezes oportunidades de carreira solo.

No ano de 1971 a banda deu uma pausa, e ele se mudou para Paris junto da namorada, Pamela Courson, para se concentrar em seus poemas e composições.

A Poesia E O Cinema

Morrison publicou de forma independente dois volumes de poesias de autoria sua, ambos no ano de 1969, chamado “The Lords / Notes on Vision” e “The New CreaturesThe Lords”. Os dois livros mais arde foram combinados em um único volume, que foi intitulado de “The Lords and The New Creatures”. Sendo esses os únicos escritos publicados por ele em vida.

Ele o poeta beat Michael McClure em projetos de filme e em uma versão da peça The Beard, McClure escreveu para Danny Sugerman a biografia de Morrison, chamada “No One Here Gets Out Alive”.

Após a sua morte foram publicados mais dois volumes de poesias suas, sendo o conteúdo organizado por um amigo seu e sua namorada, e foram chamados de “The Lost Writings of Jim Morrison- volume 1”, lançado no ano de 1988, e o “The American Night – volume 2”, lançado no ano de 1990. Ambos sendo de enorme sucesso.

Morrison também fez o trabalho de gravar a sua poesia em estúdio, em duas ocasiões. A primeira vez no ano de 1969 e a segunda no ano de 1970, sendo assistida por amigos pessoais dele. Algumas partes dessas gravações (da primeira, de 1970) foram lançadas em álbuns do The Doors lançados após a sua morte, mas a maior parte é posse da família Courson e nunca foi publicada.

O seu empenho cinematográfico mais conhecido foi “HWY: An American Pastoral”, que é um projeto feito no ano de 1969, sendo uma companhia de produção totalmente financiada por ele. Ele é o personagem principal da produção, que é um mochileiro que rouba carros.

Lendas sobre Morrison

Os astros de rock em geral são rondados de diversas lendas, e sobre Jim Morrison não seria diferente. Algumas falam sobre polêmicas em que ele estaria envolvido e outras sobre habilidades mágicas. Vamos conhecer algumas lendas abaixo:

  • Uma das lendas mais conhecidas sobre ele é a de que ele se casou em um ritual, não com a sua namorada, mas sim com a jornalista Patricia Kennealy, que inclusive utiliza o sobrenome do cantor. Isso foi retratado no filme de Oliver Stone, gravado com a própria Patricia. Os boatos contam que o casamento ocorreu no ano de 1970, no mês de junho, em uma cerimônia celta.
  • Essa é mais uma polêmica do que lenda, já que realmente ocorreu. No ano de 1969, durante um show na cidade de Miami, Morrison mostrou os seus genitais, e por isso foi autuado e preso. O fato curioso é que não há provas de que ele realmente tenha ficado pelado, as fotos do momento foram inconclusivas, o que não permitiu que apontasse ele como culpado. Na data em questões, a plateia toda ficou nua devido a sua possível iniciativa.
  • O corpo de Morrison foi enterrado no cemitério Pére-Lachaise, e a sua tumba é a mais visitada e consequentemente arruaçada do local.
    Tumba de Jim Morrison

    Tumba de Jim Morrison

    Há uma cerca em volta de seu túmulo, que os fãs insistem em pular, em algum desses momentos, algum dos seus fãs roubou o busto que estava no cemitério. Ele é cultuado como um xamã, e muitos de seus fãs acreditam que seu busto pode possuir poderes mágicos.

A Morte de Jim Morrison

Ele faleceu em Paris, no dia 2 do mês de julho do ano de 1971, foi encontrado na banheira do seu apartamento. Jim possuía apenas 27 anos de idade quando faleceu. Muitos tentam descobrir as causas de sua morte, há teorias que dizem que foi por overdose de heroína, onde apesar dele não ser um usuário extremo dessa droga, sua namorada ela (vindo a falecer três anos depois).

Outra teoria a cerca da sua morte é sobre os 27 anos, há muitos cantores que morrem nessa idade, e alguns especulam os motivos, acreditando que possa ser assassinato pelo governo, ou ainda questões paranormais. Apesar disso, o laudo oficial está como causa da morte um ataque cardíaco.

No ano de 1991 foi lançado o filme “The Doors”, que foi dirigido por Oliver Stone. Val Kilmer fez o papel de Morrison, sendo muito elogiado em seu papel. Apesar disso, os integrantes da banda apontaram que vários eventos não ocorreram como foi retratado no filme, sendo grande parte dele ficção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Rock

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *