Em 2006, a banda inglesa de Glam Rock The Darkness ainda colhia os frutos do seu single I Believe in a Thing Called Love. Apesar disso, para tristeza dos fãs da banda, eles decidiram encerrar a carreira, não dando nenhuma hipótese sobre uma possível volta. No entanto, eles surpreenderam a todos ao confirmarem presença no Download Festival, que será realizado entre os dias 10 e 12 de junho, no autódromo de Donington Park, em Leicestershire.
A banda, que é formada pelo guitarrista e vocalista Justin Hawkins, pelo baterista Ed Graham, pelo baixista Frankie Poullain e pelo guitarrista Dan Hawkins, que junto com seu irmão, foram os principais fundadores da banda. A participação deles no festival promete aumentar ainda mais a venda de ingressos para o dia, que já conta com nomes de peso, como a banda Def Lepard e Alter Bridge. O festival ocorre desde 2003.
História da Banda
O grupo foi formado em 2000, na Inglaterra.
Os irmãos Hawkins começaram tocando covers das bandas que os influenciaram, como Queen, Van Halen, Led Zeppelin entre outros grandes nomes. No entanto, a formação inicial tinha Dan como vocalista, mas, após o grupo considerar fraco para o estilo musical adotado por eles, resolveram colocar outro vocalista.
Para surpresa de todos, Justin participou de um concurso musical cantando Bohemian Raphasody, tendo um desempenho impressionante, que o bastou para colocá-lo nos microfones.
A partir desse momento, a banda começou a despontar na Inglaterra fazendo pequenos shows. No entanto, em 2002, com o lançamento do single I Believe in a Thing Called Love, a banda começou a fazer sucesso.
Primeiramente, eles começaram abrindo os shows de bandas já consagradas no circuito musical, como Deep Purple e Def Lepard. No começo de 2003, a música Get Your Hands Off My Woman chegou na 36ª posição das paradas inglesas e ajudou o grupo a assinar o seu primeiro contrato com uma grande produtora.
Antes de 2004, o The Darkness já havia lançado seu disco de estréia. O álbum Permission to Land, gravado e distribuído pela Atlantic Records, vendeu mais de 1,2 milhões na Inglaterra e cerca de 500 mil nos Estados Unidos.
Dado curioso é que eles tiveram que regravar uma música do álbum para tirar o excesso de palavrões, pois se não o cd não seria comercializado no mercado norte americano.
Nos seis anos de carreira, a banda lançou apenas dois álbuns de estúdio, um em 2003 e outro em 2005. Apesar disso, o grupo anunciou seu fim no final de dezembro. Após diversas saídas dos integrantes, eles resolveram parar e criar outra banda, chamada Stone Gods. Um dos que saíram foi o cantor Justin Hawkins devido ao grande consumo de drogas, o obrigando a se internar em uma clínica de recuperação.