Alanis Nadine Morissette, nascida em primeiro de junho de 1974 é um cantora, compositora, guitarrista, produtora musical e atriz canadense. Ela ganhou 16 Juno Awards e sete Grammy Awards. Ela começou sua carreira no Canadá, quando era adolescente, gravou dois álbuns num estilo pop dance, chamados “Alanis” e “Now Is the Time”, com a MCA Records do Canadá.
Seu álbum de estreia mundial foi mais voltado para o rock, “Jagged Little Pill”, que continua sendo o melhor álbum de estreia de uma artista feminina nos Estados Unidos, e o álbum de maior venda no mundo, vendendo mais de 30 milhões de unidades. Seu álbum seguinte, “Supposed Former Infatuation Junkie”, lançado em 1998 foi um sucesso também. Morissette assumiu a função de produção de seus álbuns subsequentes, que incluem “Under Rug Swept”, “So-Called Chaos” e “Flavors of Entaglement”. Alanis já vendeu mais de 40 milhões de álbuns em todo o mundo.
A Vida de Alanis Morissette
Uma das artistas com trabalho musical mais consistente das últimas décadas, Alanis Morissette, tem um irmão gêmeo e um irmão mais velho. A mãe da cantora, Georgia Mary Ann Feuerstein, é professora com ascendência húngara e seu pai, Alan Richard Morissette, um diretor de escola franco-canadense com ascendência irlandesa. No ano de 1993 a artista se mudou para Los Angeles, Estados Unidos, conseguindo dupla cidadania.
No começo da década de 1990 Alanis namorou o comediante Dave Coulier que alega que a canção “You Oughta Know” foi escrita para ele, ela nunca confirmou. O relacionamento seguinte da artista foi com o ator Dash Mihok entre os anos de 1998 e 2001. No período entre 2002 e 2007 Alanis manteve um relacionamento com o ator Ryan Reynolds de quem ficou noiva em 2004.
Em 2008 ela lançou o álbum “Flavors of Entanglement” que falava sobre a separação. Namorou também o advogado ambientalista Tom Ballanco entre 2007 e 2009 e por fim se casou com o rapper Mario Treadway (MC Souleye) em 2010 com quem tem dois filhos.
A Carreira de Alanis Morissette
Dos Diários para as Canções
A carreira de Alanis começou oficialmente em 1985 quando a jovem gravou sua primeira demo em Toronto, Canadá, com a ajuda da cantora Lindsay Thomas Morgan, da dupla canadense “Lindsay and Jacqui” que era amiga dos seus pais. Nessa época Alanis estava começando a compor, as letras vinham a partir de trechos dos seus diários.
Em 1986 Alanis se tornou conhecida em seu país, o Canadá, por atuar numa série de TV da Nickelodean chamada “You Can’t Do That on Television”. A partir de 1987 ela passou a participar de competições musicais no Canadá e nos Estados Unidos sendo que em 1988 assinou contrato com a gravadora MCA Records para o lançamento de dois álbuns que foram: “Alanis” de 1991 e “Now is the Time” de 1992. O primeiro trabalho alcançou excelente repercussão enquanto o segundo foi considerado um fracasso pela gravadora.
Lançamento Internacional
Na década de 1990, já morando em Los Angeles, Alanis Morissette conheceu Guy Oseary da gravadora Maverick Records que ficou encantado com as composições e a voz da artista. No dia 13 de junho de 1995 foi lançado o álbum “Jagged Little Pill” que foi o trabalho de estreia mundial da cantora. Das 12 canções do álbum 6 se tornaram singles e conquistaram o público e a crítica.
Alanis ganhou inúmeros prêmios, incluindo Grammys, atingindo a marca de 33 milhões de cópias vendidas. No ano de 2005 – em comemoração aos dez anos desse trabalho – a artista lançou uma versão acústica do álbum e em 2015 lançou uma terceira versão com canções que não estavam no original.
Sequência a Pressão da Fama
Embora sempre tenha amado cantar, Alanis, ficou assustada com a fama repentina que seu trabalho lhe proporcionou e isso fez com que ela quisesse se dar um tempo para pensar sobre seguir na carreira musical. No ano de 1997 ela fez uma longa viagem a Índia para que pudesse estar num local em que não fosse reconhecida. Sem inspiração para compor sob pressão ela foi adiando o início do trabalho em novas canções.
Numa linha de composição sem pressão ela compôs e interpretou a música “Uninvited” para a trilha sonora do filme “Cidade dos Anjos” em 1998. Emendando nesse momento mais livre de criação a cantora lançou no mesmo ano o álbum “Supposed Former Infatuation Junkie” que tinha uma sonoridade mais madura e bem diferente do seu antecessor.
As canções “Thank U” e “So Pure” foram indicadas ao Grammy sendo que a segunda foi a primeira canção ao vivo a receber tal indicação. Em 1999 a artista lançou o trabalho “Alanis MTV Unplugged”, um programa especial da MTV em formato acústico. Músicas que antes tinham o peso da acidez mordaz de Morissette se tornaram delicadas nessa versão desplugada.
Amadurecimento do Trabalho de Alanis
O álbum “Under Rug Swept” foi lançado em 2002e surpreendeu pelo fato de contar com uma sonoridade até então inédita na carreira de Morissette com direito a guitarras distorcidas e vocais sobrepostos. Esse trabalho foi o primeiro que a cantora produziu e demonstra forte amadurecimento musical, contudo não fez o mesmo sucesso que os anteriores. Também em 2002 a cantora lançou o CD e DVD “Feast on Scraps” que foi seu segundo trabalho ao vivo com canções que não haviam entrado em Under Rug Swept.
Cortando as Madeixas
No ano de 2004 a cantora lançou o álbum “So-Called Chaos” que apresentou canções mais irônicas, porém, com um vocal mais contido. Um dos fatores que tornaram esse trabalho marcante na carreira de Morissette foi o fato dela ter cortado seu cabelo longo – sua marca registrada até então – bem curtinho para a turnê. Em 2005 foi a vez do lançamento da coletânea de sucessos “Alanis Morissette: The Collection” que era vendido junto com um DVD com documentário sobre a vida da cantora.
Flavors of Entanglement – Explorando Emoções Profundas
O ano de 2008 marcou o lançamento do álbum “Flavors of Entanglement” que conta com 11 faixas com letras muito profundas e que falam sobre sentimentos bastante intensos de Alanis. O conteúdo desse álbum em parte se refere ao difícil momento em que o noivado de Morissette com o ator Ryan Reynolds chegou ao fim. Após o fim da turnê desse trabalho devido a discordâncias contratuais a artista deixou a Maverick Records assinando posteriormente com a gravadora Collective Sounds que tem ligação com a Sony Music. Nessa fase Alanis também participou da série “Weeds”.
Lançamentos a Partir de 2011
No ano de 2011 a cantora lançou a música “Professional Torturer” que foi composta por ela para a peça de teatro e produção cinematográfica “Radio Free Albemuth”. Ainda nesse ano a artista divulgou a canção “Into a King” em homenagem ao seu casamento com Mario Treadway. Em 2012 participou do projeto beneficente “Every Mother Counts 2012″ com a composição “Magical Child”.
O álbum “Havoc and Bright Lights” foi lançado em 2012 e teve suas faixas gravadas na casa de Alanis. As músicas seguiram no estilo eletrônico que Alanis vinha utilizando em trabalhos anteriores. Na turnê desse álbum ela começou a usar playback em algumas partes das canções com o objetivo de manter a sonoridade do estúdio, porém, isso gerou algumas controvérsias. No ano de 2014 compôs e lançou “Today” música para a campanha eleitoral de Marianne Williamson.