Se você é fã ou apreciador do estilo de música Blues, você já deve ter ouvido sobre Bessie. Ela nasceu nos Estados Unidos da América no dia quinze de abril, no ano de mil novecentos e oitenta e quatro, sua cidade se chamava Chattanooga, e fica localizada no Teneseee.
Na verdade Bessie foi declarada como nascida no dia citado acima, porém no ano de mil novecentos e noventa sua mãe declarou para uma pesquisa que sua real data de nascimento foi no ano de mil novecentos e oitenta e dois. A partir dessa contradição, decidiram então que a data original de seu nascimento seria mesmo no ano de mil novecentos e oitenta e quatro. Sua família tem uma história de prestações ao governo quanto a quantidade membros um tanto quanto confusa. Em alguns relatórios realizados pelo governo observa-se que a família de Bessie era constituída por além dela, outros três meio irmãos, mas em outros documentos essa informação não procede.
Seus pais eram Laura e William. Seu pai era um sacerdote e sua mãe era responsável por cuidar de casa e de sua família. A história de Bessie é de muita superação, pois ainda pequena perdeu seu pai, e novamente com nove anos outra perda a atingiu, desta vez, sua mãe.
Bessie tinha uma irmã mais velha chamada Viola, e com a morte dos seus pais, ela ficou encarregada de cuidar dos outros irmãos mais novos, inclusive a própria Bessie.
O início da carreira de Bessie foi de uma forma muito inusitada, ela começou a se apresentar nas ruas de sua cidade, para conseguir algum dinheiro e assim ajudar na criação de seus irmãos. Junto com Bessie em suas apresentações ia sempre seu irmão Andrew e eles faziam diversos duetos ao longo dia, na maioria das músicas Bessie cantava e interpretava com gestões e danças, enquanto Andrew se encarregava de acompanha-la com seu violão. Ela se apresentava no meio de multidões, em uma região muito conhecida de sua cidade.
Bessie ainda tinha mais um irmão; Clarence. Ele era mais velho que ela, mas mesmo assim os dois eram muito apegados. Porem um dia Clarence foi embora de sua casa sem avisar Bessie, e ela descobriu que ele aproveitou que uma trupe de viajantes passava por sua cidade, se juntou a eles, e foi embora. Sua irmã disse que Bessie sofreu muito naquela época, mas que Clarence só não contou a ela porque temia que ela quisesse ir embora junto com ele, apesar de ser ainda muito nova.
Anos depois Clarence retornou a cidade, e junto com ele Bessie conseguiu participar de uma audição musical. Lá ela conseguiu um papel de dançarina, e não cantora, pois outra mulher já havia conseguido o papel principal.
Bessie passou oito anos nessa companhia, e em mil novecentos e vinte estrelou uma peça chamada “How Come”. Essa era uma peça musical e conseguiu chegar até Broadway. Com essa peça Bessie passou muito tempo viajando e se apresentando, porém, um dia ela se desentendeu com um dos produtores do musical, deixando-o para trás. Foi embora então para Filadélfia. Nesse lugar conheceu e se apaixonou por Jack, os dois viveram um romance e se casaram no dia sete de julho, do ano de mil novecentos e vinte e três. Jack trabalhava com segurança, e o casamento dos dois foi marcado por muitas turbulências e traições, de ambas as partes. Na mesma época que se casou com Jack, Bessie lançava suas primeiras gravações musicais.
Bessie se tornou uma das artistas negras mais requisitadas para o teatro, chegando a ser a mais bem paga em um espetáculo onde mais de quarenta artistas também se apresentavam. Bessie se declarou bissexual e além disso ela estar ganhando uma quantidade de dinheiro superior à de seu marido fez com que seu casamento passasse por uma grande crise, além disso seu marido não era adepto a fama.
Em mil novecentos e vinte e nove, Bessie descobriu que seu marido estava a traindo e assim colocou um fim a seu casamento, mas não de forma legal. Continuou casada com Jack, mas conheceu um outro homem, Richard, e com ele ficou até o final de sua vida.
A mulher que tinha um caso com Jack acabou ajudando Bessie, antes dela descobrir seu caso. Relatos dizem que ela ajudou Bessie a desenvolver melhor seu lado artístico e musical.
Em mil novecentos e vinte, o cenário musical se voltou para artistas negros e que cantavam Blues. Bessie então foi contratada por uma gravadora e alcançou um grande sucesso e foi assim apelidada como rainha do Blues, ela gravou ao todo cerca de cento e sessenta músicas em sua vida.
Sua carreira terminou em mil novecentos e vinte e nove, quando fez parte de um elenco musical que foi considerado um fiasco. Bessie morreu em mil novecentos e trinta e sete.