Calvin Harris é o nome artístico do escocês Adam Richard Wiles, que nasceu em 17 de janeiro de 1984. Além de cantor, ele é DJ, produtor musical e compositor. O seu primeiro CD foi “I Created Disco” chegou às lojas em 2007. O segundo álbum foi lançado em 2009, com o título “Ready for the Weekend”. Em ambas as produções, algumas faixas do disco fizeram o maior sucesso, chegando a ficar entre as 5 mais tocadas no Reino Unido.
Já em julho de 2010, ele lançou o álbum “L.E.D.”, que foi parte integrante de uma revista como um presente para quem a comprasse. O terceiro CD mesmo foi lançado em outubro de 2012, que chegou com uma séria de músicas que não demoraram muito a ficar entre as mais tocadas no mundo.
Tanta aceitação pelo público rende a Calvin Harris o título de canto com o maior recorde do UK Top 10 hits. O único cantor que já tinha chegado até essa marca foi Michael Jackson. E o sucesso também está aumentando a conta bancária do jovem cantor escocês. Segundo a revista Forbes, em 2013, o cantor arrecadou cerca de 46 milhões de dólares, se tornando o DJ mais bem pago.
Biografia: o Início Da Carreira
Calvin Harris nasceu na Escócia na cidade de Dumfries, em 17 de janeiro de 1984 e foi batizado com o nome de Adam Richard Wile. Como fã de futebol, várias vezes declarou que queria ser como Steve McManaman. E brincando em entrevista disse: “Mas eu nunca tive cabelo cacheado, então eu entrei na música . Se eu tivesse cabelo crespo , as coisas teriam sido diferentes “.
A música eletrônica entrou na sua vida na adolescência e em 1999, já estava gravando 4 demos.
O primeiro sucesso foi quando ele tinha 21 anos, com o lançamento de duas músicas que agradaram muito o público e a crítica. Em 2004, a canção “Let Me Know” fazia o maior sucesso.
Calvin Harris passou por várias gravadoras e assinou contratos diferentes em cada uma delas: com três Six Zero Group ( para a gestão da sua carreira) , EMI (para a divulgação do álbum) e Sony BMG (a gravação do CD).
Falando em gravadora, Calvin Harris foi descoberto por Tommie Sunshine, em 2006, através da rede social Myspace. Foi quando saiu o seu primeiro disco pela Jones Gravações e em seguida, ele migrou para Sony BMG.
Antes da carreira dar certo, Calvin viveu em Londres, mas voltou para Dumfries porque não estava conseguindo emprego. Foi só em 2006 que tudo começou, quando ele produziu um remix de uma das suas músicas.
http://www.youtube.com/watch?v=lTNjrrfKpLITudo Sobre o Primeiro Álbum De Calvin Harris
Em 2007, foi lançado o primeiro álbum de Calvin Harris, com uma forte influência do som da música da década de 1980. Para promoção do disco, o cantor embarcou em uma turnê pelo Reino Unido , apoiando, isto é, abrindo o show de Faithless e Groove Armada . O álbum “ I Created Disco” recebeu o título de “ouro”concedido pela British Phonographic Industry pela venda de 100 mil cópias no Reino Unido , onde chegou ao número oito na UK Albums Chart.
A primeira música de Calvin Harris intitulada ” Vegas ” foi publicada em um edição limitada de vinil. O primeiro single de liberação ampla do álbum foi ” aceitável nos anos 80 ” , uma forma de homenagear o estilo e a cultura dessa década. A música chegou ao posto 10 no UK Singles Chart e ficou entre as mais tocadas por 15 semanas, O segundo lançamento “The Girls” alcançou o terceiro lugar no Reino Unido. Porém, a quarta canção não foi tão bem sucedida, amargando o número 40. Já o quinto single que foi trabalhado do primerio CD ganhou as publicidades da Inglaterra para DFS empresa de sofás e para Kia Motors.
Em outubro de 2008, era dia 18, Calvin Harris era destaque no Essential Mix da BBC Rádio 1, com apresentação que durou 2 horas.
Tudo Sobre o Segundo Álbum
Enquanto os fãs de Harris esperavam pelo segundo disco, em abril de 2008, ele anunciou que tinha perdido a bolsa com o laptop que tinha a única cópia do seu novo CD. Trabalho que tinha durado 7 meses. A onfusão aconteceu durante um embarque no aeroporto de Londres, Heathrow. No ano seguinte, porém, Calvin contou em uma entrevista que a história não tinha sido bem como ele havia contado, na verdade, ela admitiu que perdeu. As malas foram perdidas sim, e segundo ele, por culpa própria, mas o laptop não estava naquela bagagem, ele queria era ganhar mais tempo para preparar o segundo CD, para terminá-lo. Disse ainda, que foi o seu engenheiro de som a sugerir a mentira do laptop perdido.
O álbum, depois da mentira e do tempo extra, foi lançado em agosto de 2009, chamado “Ready for the Weekend”. E já na estreia ganhou o primeiro posto do UK Albums Chart e não demorou muito a levar o disco de ouro pelas 100 mil cópias vendidas. A segunda música de trabalho também alcançou uma ótima colocação, foi a número 3 e outras faixas também fizeram sucesso. Uma delas chegou a ser usada na propaganda de verão 2009 da Coca-cola.
Calvin Harris participou em 2010 do Big Day Out, um importante festival de música que acontece em várias grandes cidades da Austrália e na Nova Zelândia. Em maio de 2010 , ele se apresentou no Festival Evolução em Newcastle upon Tyne. Em julho do mesmo ano, ele tocou no Splendour, em Nottingham e depois em Mancherster. Também participou do Festival Internacional de Stockton Riverside, em Stockton-on- Tees. Em julho de 2010 , Harris divulgou um mix , intitulado LED Festival (abreviação de LED Presents Festival… Calvin Harris), que fazia parte de uma revista , sem nenhum custo extra.
O artista continua fazendo shows pelo mundo inteiro, está entre um dos mais badalados na Inglaterra. As suas músicas não só agradam aos ouvintes, como muitas vezes são usadas em publicidade, popularizando-o ainda mais.
O cantor recentemente anunciou que sairá em turnê internacional e os fãs brasileiros podem cruzar os dedos que pode ser que uma das etapas de Calvin Harris seja em território brasileiro. O cantor provavelmente irá emendar com as apresentações já fechadas em algumas cidades americanas. Agora é só esperar para ver!