Ao contrário do que muitos pensam a internet pode ser ótima, pois sem ela talvez não chegássemos a conhecer um talento como a incrível Chlöe Howl. Além do talento musical Chlöe se mostrou uma artista criativa e com muito carisma. Se você ainda não conhece essa cantora saiba que com apenas 17 anos, em 2012, ela lançou faixa “No Strings” e com o sucesso na web conquistou um espaço na grande indústria da música.
Como é o Som De Chlöe Howl
Os vocais de Chlöe Howl são precisos e praticamente crus, ressaltamos que como poucas cantoras atualmente ela precisa de bem pouca produção para a sua voz soe bem. Alguns especialistas no cenário musical comparam a voz da moça com uma combinação entre Adele e Katy B.
A voz de Chlöe é acompanhada por uma batida uptempo que conta com arranjos simples e elementos eletrônicos. No ano de 2013 a ruivinha surpreendeu de novo com o lançamento da música “Rumour” que ganhou um clipe com o seu EP de mesmo nome e que está disponível para download gratuito no site oficial da artista.
Para fazer o download http://www.chloehowl.com/
O vídeo de “Rumour”http://youtu.be/bBZBz04KMHY
A fórmula musical de Chlöe Howl parece estar bem estabelecida, pois assim como a faixa que lhe rendeu um contrato promissor a canção “Rumour” apresenta as mesmas características. Podemos dizer que Chlöe tem um perfil único quando comparada as suas colegas cantoras.
Basicamente o perfil de Chlöe Howl inclui vocais claros, produção bruta e sintetizadores bem minimalistas. O clipe que você pode conferir é simples e divertido, assim serve perfeitamente para um primeiro contato do público com a nova estrela.
Chlöe Howl – O Menos é Mais
A máxima de “Menos é Mais” é perfeitamente válida para a cantora britânica Chlöe Howl, pois as suas composições despretensiosas, simples e feitas apenas com o intuito de divertir parecem ter chegado ao público como um suspiro de alívio depois de tantas cantoras que conquistam a fama com canções altas e com gritos exagerados.
Não estamos dizendo que cantoras como Amy Winehouse ou Adele não sejam incríveis, mas que havia uma parcela do público britânico que desejava um pop mais leve. Muito críticos musicais entendem a música de Chlöe como um contraponto aos exageros musicais dos últimos anos.
O EP de Chlöe Howl tem dado muito o que falar pelo que tem de menos, ou seja, pelas canções simples, com menos produção e uma voz mais calma aos vocais.
O Primeiro EP De Chlöe Howl
Esse primeiro EP da artista tem menos abertura para passeios pelo Ska/Reggae que estava sendo bastante usado por artistas como Lily Allen. O disco de Chlöe Howl trabalha bem como a mutação pop dos sons eletrônicos e conseguiu transformar as músicas em grandes acertos sonoros.
As três músicas que mais se destacam nesse trabalho são Rumor, No Strings e I Wish I Could Tell You. Podemos perceber uma boa versatilidade da artista inglesa, pois essas canções funcionam como base para um trabalho ainda maior. Ainda é bastante difícil prever o que a cantora fará num futuro próximo, mas sobre isso Chlöe diz o que pretende: “composições simples, despretensiosas e feitas para apenas divertir”. O que parece ter dado muito certo até aqui.
As Mudanças Na Música Inglesa
Chlöe Howl está plenamente consciente de todas as transformações que estão abastecendo a música inglesa nesse momento, mas ela não se deixa influenciar pelo óbvio. Por isso mesmo a faixa título do seu EP “Rumour” é um passeio por diferentes camadas instrumentais.
Podemos observar que as batidas (calcadas no Grime) são típicas do trabalho de Katy B, mas a aceleração tem o mesmo espírito da estreia de La Roux. Uma canção que mantém a simplicidade de que Chlöe Howl tanto gosta, mas sem deixar de fazer dela uma nova cantora pop.
O primeiro EP de Chlöe Howl nos traz um som convidativo como na canção No Strings que parece muito com o estilo de Katy B, mas que mescla com o estilo de Foster The People. Ressaltamos que a grande graça da coisa está no fato de não ter nenhum tipo de estranheza ou exagero.
A canção mais distinta desse primeiro trabalho da artista é com certeza “I Wish I Could Tell You” que rompe com o fluxo dançante das outras músicas e nos traz para um terreno mais doloroso. Essa é a última canção desse disco e pelo fato de ser acalentada por sintetizadores climáticos fecha o trabalho de forma coesa.
Em suma podemos dizer que as canções “Rumour” e “No Strings” garantem a nossa passagem pela pista de dança. Porém, quando chegamos a última canção “I Wish I Could Tell You” já estamos naquele momento pós-balada voltando para casa e com uma porção mais sofrida ao melhor estilo Adele.
Além disso, ainda temos a nítida impressão de que Howl está nos dizendo que ao mesmo tempo que sabe brincar de fazer canções divertidas também pode se aventurar (e muito bem) por temas mais adultos que fogem da sua proposta inicial de trabalho.
Confira também o vídeo de No Strings
Confira também o clipe de “I Wish I Could Tell You”
Chlöe Howl e a Internet
Além do inegável talento musical Chlöe Howl nos mostrou que é bem esperta também no que diz respeito a gerar buzz para o seu EP. Seja trabalho dela ou da gravadora com que assinou, a Columbia, temos que reconhecer que o seu primeiro disco tem gerado bastante publicidade para a moça.
Lançando clipes numa velocidade impressionante a cantora consegue unir a simplicidade das canções com vídeos bem feitos e que não são exagerados. As três músicas do trabalho de estreia da cantora ganharam clips bem divertidos e interessantes num intervalo de tempo impressionante.
Basicamente os clipes de Chlöe Howl consistem na cantora cantando diante de um cenário colorido com algumas cenas passando em slow motion. Você pode pensar que se torna cansativo ver sempre quase o mesmo clipe, mas temos que dizer que os vídeos tem o seu valor e nos apresentam muito as canções da artista.