Quem curte música eletrônica, com certeza, já ouviu falar ou é super fã da dupla Daft Punk, com formação “mista”, um luso-francês e um francês. Respectivamente, Guy-Manuel de Homem Christo e Thomas Bangalter.
A dupla se tornou muito famosa no fim dos anos de 1990, sucesso esse que começou na França, para depois se espalhar para o resto do mundo, com estilo musical house. Que permaneceu com a expansão da popularidade, mas ao som inicial foi misturado o synthpop. Mesmo assim, Guy e Thomas são considerados um dos principais representantes do French House.
Início De Carreira Da Dupla
Antes de criar a dupla Daft Punk, ambos integrantes faziam parte da banda “Darlin”. O estilo do grupo era muito influenciado pelas batidas dos Rolling Stones e dos Beach Boys. Mas, o sucesso só veio mesmo com a dupla, que foi lançada em 1997, com o álbum intitulado “Homework”.
O que faz do Daft Punk ser diferente de qualquer outro grupo musicial o cantor individual são as suas apresentações, carregadas de novidades. No show, a dupla apresenta uma série de elementos visuais que seguem em sincronia com as produções musicais por eles apresentadas. Sem falar no figurino dos artistas, que levam sempre a pensar um estilo robótico. O mesmo que os artistas usam foram dos palcos em aparições públicas.
Conheça Um Pouco Da Trajetória Do Daft Punk
O encontro da dupla acontece em 1987, quando eles ainda frequentavam a “escola secundária”, em Paris. Desse momento em diante, a relação de Thomas e Guy se fortaleceu em uma grande amizade e os dois passaram a comportilhar o interesse pela música.
Já na escola eles davam os primeiros passos para o mundo da música, gravando alguns demos, com a participação de outros colegas. Foi graças a essa “brincadeira” que nasceu o trio Darlin, na qual fazia parte também Laurent Brancowitz junto com a dupla. Isso aconteceu em 1992. Os três se apresentavam com canções originais e também fazendo cover do The Beach Boys.
Não demorou muito para que o Darlin recebesse críticas e uma das negativas, apelidava o trio de Daft Punk, que significa em português, um bando de punks bobos. Ao invés, de colocar pra baixo os integrantes, eles se divertiram com a denominação dada pelo crítico e encontraram um nome para o próximo projeto.
Brancowitz deixou o trio e seguiu com a banda Phoenix e Bangalter e Homem-Christo seguiram o novo projeto, que contava com sintetizadores e máquinas de ritmos para incrementar a sonoridade.
- Primeira Música: Era Homework, 1993Em 1993, o Daft Punk participava de uma rave, na Euro Disney, e lá conheceram Stuart Macmillan, um dos componentes da banda Slam e também cofundador da gravadora Soma. Stuart gostou do trabalho da banda e selecionou “The New Wave” como música de estreia.
- Porém, somente em 1995, que o Daft Punk conseguiu gravar a primeira música que realmente faria sucesso, intitulada, “Da Funk”. No mesmo ano, o single dava um bom retorno comercial e foi quando eles tiveram que contratar um empresário. O escolhido foi Pedro Winter.
- Em 1996, com uma música de sucesso e um empresário, o Daft Punk assinou com a gravadora Virgin Records
- Álbum de estreia: lançado em 1997, e com as duas primeiras músicas da dupla: Da Funk e Alive. O resultado da crítica foi ótimo, o som era considerado um techno, house, acid house e electro com uma pegada inovadora.
- Outro ponto importante para dupla foi ter tido uma das músicas incluídas na trilha sonora do filme “The Saint”. E foi justamente nesse período, que o Daft Punk tornou-se bem sucedido no mundo musical.
- De 1999 a 2004: a Era DiscoveryEm 1999, o Daft Punk se preparava para lançar o segundo álbum, porém, o lançamento só aconteceu em 2001, já com a orientação do novo estilo, o synthpop. A verdade é que os fãs da dupla acharam estranho o ritmo mais suave. Mesmo assim, o álbum emplacou a canção “One More Time”, que chegou a ocupar a segunda posição no Reino Unido e passou a ser um grande hit de sucesso.
- Em 2003, o Daft Punk lançou o longa animado intitulado: Interstella 5555: The Story of the Secret Star System. Junto com o filme foi lançado o terceiro álbum com remixes daqueles anteriores.
- De 2004 a 2008: Era Human After AllForam suficiente 6 semanas para que o Daft Punk desse vida a um novo álbum, entitulado: Human After All. O lançamento aconteceu em março de 2005 e o resultado final, aquele da crítica foi bem mais variado do que o das outras vezes. Enquanto alguns consideravam “repetitivo” outros consideram um excelente trabalho. Mas, como sempre o Daft Punk se manteve longe das críticas.
- Em 2006, em abril, foi lançado o CD e DVD: Musique Vol 1 1993-2005, nos Estados Unidos.
- Em maior, foi a estreia do Daft Punk no cinema, o primeiro filme dirigido, no Festival de Cannes: Daft Punk’s Electroma. O primeiro retorno do filme foi positivo e particularmente em Paris, a obra podia ser vista em vários cinemas da cidade.
- Já o segundo trabalho ao vivo da dupla foi lançado em novembro de 2007: Alive 2007
- De 2008 a 2010: Era Tron LegacyEm 2008, Winter deixou a banda por motivos pessoais, queria ter mais tempo para se dedicar a própria gravadora, a Ed Banger Records.
- No mesmo ano, 2008, o Daft Punk alcançou 38ª posição da DJ Magazine, uma classificação mundial.
- Já em 2009, a dupla faturou dois Grammys graças ao Alive 2007 e o segundo prêmio foi para a música “Harder, Better, Faster, Stronger”.
- Depois de 2010:De novo subiram posto na classificação da DJ Magazine: 28° posição na enquete mundial.
- Em janeiro de 2012, faturaram o segundo lugar com “The Prodigy”, na Mixmag’s Greatest Dance Acts of All Time.
- Em 2012 também foi o ano de mudar de gravadora, o Daft Punk assinou com a EMI, e imediatamente começaram a trabalhar para lançar o novo álbum em 2013.