Ally Brooke foi uma das cinco integrantes do grupo Fifth Harmony, que desde a sua junção fez muito sucesso, sendo um estouro entre os jovens e uma grande promessa da música pop. O grupo recentemente entrou em um hiato sem previsões para volta, e cada uma das artistas estão focadas em suas respectivas carreiras solos.
Carreira com o Fifth Harmony – Os Primeiros Passos
O grupo era formado por Ally Brooke, Normani Kordei, Lauren Jauregui, Dinah Jane e Camila Cabello, antes do hiato acontecer no ano de dois mil e dezoito, Camila Cabello deixou o grupo em dois mil e dezesseis. As artistas se conheceram na competição The X Factor do ano de dois mil e doze, um reality show musical onde diversos artistas competem para se destacar dos demais. Todas elas fizeram suas audições separadas cada uma tendo um destaque positivo nas primeiras etapas, mas sendo eliminadas durante a competição. Após a saída delas, os jurados decidiram chama-las de volta, reunindo elas em um grupo para retornar a competição. As meninas se deram bem logo de cara, além de que havia uma sintonia maravilhosa nas vozes do grupo.
A primeira apresentação do grupo no The X Factor foi sob o nome de LYLAS (acrônimo para Love You Like a Sister), mas já existia outra banda com esse nome, o que as fez ter que escolher um novo. Elas decidiram mudar para 1432 (que significa I Love You Too), mas os jurados do programa não gostaram do novo nome, elas mantiveram por um tempo, até que quando chegaram no TOP 12 do programa, um dos jurados decidiu abrir uma votação online para que o público escolhesse o novo nome, o mais votado foi Fifth Harmony. O grupo seguiu se destacando na competição, e também conquistando os olhares do público fora dela. As meninas tiveram apresentações históricas em todo o programa, sendo um destaque muito positivo, e chegando a final para competir com outros dois participantes. No fim, o grupo levou o terceiro lugar, mas conquistou muito mais que isso, elas já possuíam uma legião de fãs.
Fifth Harmony – Sucesso Ascendente
Após o término do programa, o grupo começou a lançar alguns covers de grandes artistas, se destacando nas redes sociais e recebendo elogios de nomes como Ed Sheeran e Ariana Grande. A revista Popdust elegeu as garotas como “Próxima Superestrela Pop de 2013″. Com o início de carreira promissor, o grupo logo anunciou o nome do seu primeiro EP, ” Better Together“, que foi lançado posteriormente em outubro de dois mil e treze. O primeiro single do EP, e também o single de estreia da banda, “Miss Movin’ On”, entrou para a lista do Billboard Hot 100, na posição 85º em sua primeira semana, e fez com que o grupo fosse o primeiro ex participante do The X Factor a conseguir entrar para essa lista. Depois desse primeiro lançamento, foi a vez de “Me & My Girls” lançado pela rádio Disney.
A primeira turnê do grupo foi feita nos shoopings dos Estados Unidos, intitulada Harmonize America, depois disso, o grupo fez grandes apresentações como na Madison Square Park e abrindo o show da turnê de Cher Lloyd. No mesmo ano fizeram sua primeira turnê nos palcos, a Fifth Harmony 2013. Ainda nesse ano elas se apresentaram no tapete vermelho do American Music Awards. No mês de novembro de dois mil e treze, lançaram dois EPs, EP, Juntos e Juntos Acoustic com suas canções em espanhol, e Better Together, a versão acústica em inglês.
Iniciaram o ano de dois mil e quatorze participando do programa concerto Artists To Watch da MTV, ainda no começo desse ano foram anunciadas para abrir a turnê da Demi Lovato. Logo depois, saíram na turnê Fifth Times a Charm Tour, nos Estados Unidos e Porto Rico. Ao mesmo tempo o grupo trabalhava na construção do seu primeiro álbum em estúdio. Foram indicadas e ganharam dois prêmios no Radio Disney Music Awards, sendo eles Artista Popular e Melhor Música para Dançar com sua BFF. O primeiro single do álbum do grupo foi “BO$$”, e o segundo “Sledgehammer” ambos receberam o certificado de platina, o terceiro single lançado foi “Worth It”, com certeza um dos maiores hits daquele ano, sendo tocado não somente nas rádios dos Estados Unidos como do mundo todo, esse recebeu três vezes o certificado de platina.
O álbum de estreia do grupo, Reflection, veio em agosto de dois mil e quinze, seu sucesso foi enorme e o grupo se destacou ainda mais na mídia. Anunciaram o segundo álbum, 7/27, que foi lançado em dois mil e dezesseis. O segundo álbum conta com o hit “Work from Home”, que é com certeza o maior hit do grupo, no primeiro dia de lançamento do clipe, alcançaram seis milhões de visualizações, ele foi o clipe mais visto em dois mil e dezesseis. Atingiu o quinto lugar no Billboard Hot 100, e ficou no top 10 de vinte e dois outros países. Com o lançamento desse novo álbum se apresentaram no Japão e na Coreia do Sul, depois embarcaram em uma nova turnê, a The 7/27 Tour, que passou pela América do Sul, América do Norte e Europa. Nesse ano ganharam MTV Video Music Awards com Work from Home e All in My Head (Flex). As meninas também foram nomeadas as “estrelas mais quentes jovens” em dois mil e dezesseis.
No final de dois mil e dezesseis, o grupo teve momentos difíceis com a saída de Camila Cabello, algo que pegou todos os fãs de surpresa, e que rendeu algumas alfinetadas ao longo de alguns meses entre a ex integrante e as restantes. O grupo seguiu suas apresentações, lançando seu primeiro single como quarteto em dois mil e dezessete. Anunciaram o lançamento do terceiro álbum, Fifth Harmony, para agosto de dois mil e dezessete.
No dia dezenove de março de dois mil e dezoito o grupo anunciou uma pausa nos trabalhos juntos por tempo indeterminado.
Ally Brooke Fora do Fifth Harmony
Allyson Brooke Hernandez, ou simplesmente Ally Brooke, nasceu no dia sete de julho de mil novecentos e noventa e três, em San Antonio no Texas. Ally sempre gostou muito de cantar, e decidiu entrar para a competição do The X Factor. Em sua primeira audição “On My Knees”, após o término da música ela continuou cantando e recebeu algumas críticas do jurado, porém mesmo assim ela destacou-se pela sua voz. Todos os jurados fizeram críticas positivas, falando sobre sua voz especial, e com um destaque para sua dinâmica na apresentação.
A voz de Ally é classificada como soprano, fazendo com que ela fosse responsável pela maioria das notas sustentadas do grupo, e também as notas agudas. Ela também possui registro de apito, uma qualidade de poucos músicos.
Antes da separação do grupo, ela já possuía algumas músicas solo, como Cake, All Right There, Crash and Burn Girl, With You, Look At Us Now e Perfect.
Atualmente, em dois mil e dezoito, ela vem trabalhando para o lançamento do seu primeiro álbum solo, sobre o trabalho, Ally diz que está muito realizada em poder colocar mais de si mesmo em suas músicas, e que será bem diferente de tudo que foi visto nela integrando o grupo do Fifth Harmony.