Howlin’ Wolf: Biografia e Carreira

Em 10 de junho de 1910, nascia Chester Arthur Burnett, que anos depois passou a ser conhecido como Howlin’ Wolf. Ele veio a se tornar um grande compositor, guitarrista e cantor de blues. Wolf faleceu em 10 de janeiro de 1976. Porém, deixou seu nome para sempre escrito na história do blues clássico de Chicago, sedo considerado um dos mais importantes da sua época, graças a sua voz rouca. Na época, o seu grande “rival” era outro grande nome, Muddy Waters, que era exatamente o seu oposto. Enquanto o adversário tinha um estilo cru e marcava presença nos palcos, Wolf tinha um estilo um pouco tímido, contraste com o seu físico imponente.

Na lista dos melhores cantores de blues que passaram pela Chess Records estão além de Howlin’ Wolf e Muddy Waters, Sonny Boy Williamson II e Little Walter.

Em uma homenagem póstuma, em 2004, Wolf ficou na posição 51 na lista dos 100 Melhores Artistas de Todos os Tempos feita pela respeitada revista Rolling Stone.

A Biografia de Howlin’ Wolf: uma Lenda do Blues Clássico

Quando nasceu no estado do Mississipi, numa cidade chamada de White Station, em 1910, ganhou o nome do presidente de número 21 dos Estados Unidos. Pouco tempo depois, ganhou um primeiro apelido de “Big Foot Chester” e também, “Bull Cow”. Ambos apelidos faziam referência a sua altura. E aquele que virou o seu nome artístico, também foi um apelido, “Howlin Wolf”. Em certa entrevista o cantor de blues revelou que o nome nasceu por causa das histórias de lobo que ouvia do seu avô, que ainda o “assustava” dizendo que lobos uivantes poderiam tentar roubá-lo da família.

Já a história que é contada no documentário sobre a sua vida, com o título de “The Howlin Wolf History – The Secret History of Rock & Roll”, diz que quando pequeno Wolf foi colocado para fora de casa porque não quis trabalhar na fazenda pela sua mãe, que era separada do pai do menino. A sua família era muito religiosa e ele acabou indo morar com um tio, que não o tratava bem e ele fugiu da casa do parente com 13 anos de idade. Wolf teria ido ao encontro do pai e teria caminhado 85 km a pé para encontrá-lo e lá sim, teve uma vida feliz ao lado dos irmãos paternos.

O documentário conta que depois do sucesso, mesmo com os episódios vividos ao lado da mãe quando era criança, Wolf voltou até a casa dela e ofereceu ajuda financeira. Porém, a mãe teria rejeitado dizendo se tratava de dinheiro conseguido tocando a “música do diabo”.

O Primeiro Contato com o Blues

Era 1930, quando Wolf encontrou Charley Patton, que era um cantor muito popular de blues daquela época. O som de Patton encantou Wolf que não perdia uma única apresentação do cantor em um bar. Ele não podia entrar e ficava do lado de fora escutando. A admiração acabou com uma amizade entre os dois e foi Patton que ensinou Wolf a tocar guitarra.

O primeiro trabalho de Wolf envolvendo a música foi para um programa de rádio fazendo alguns spots de publidcidade. Foi então, que Ike Turner se interesseou pelo som de Wolf e o convidou para gravar na RPM Records, sendo o responsável pela produção do seu disco.

Depois de gravar na RPM Records ele fez um contrato com a Sun Records através de Sam Phillips. E desta parceria nasceram aqueles que seriam os seus primeiros hits: Moanin at Midnight e How Many More Years.

Ele viveu em Memphis e tocava com a mesma banda até 1952, quando decidiu mudar-se para Chicago e lá não só continuou tocando e cantando, como comprou um bar e deu espaço a novos talentos do blues.

A rivalidade entre Wolf e Muddy não era fofoca da época, ela existia mesmo, porém, foi Waters que conseguiu, em Chicago, um primeiro trabalho para Wolf. Apesar de rivais um sabia reconhecer o talento do outro. E no caminhar da carreira chegaram a gravar juntos e com outros importantes nomes como Little Water e Bo Diddley.

Uma coisa particular sobre Wolf é que ele nunca li nenhuma música. Ele sentia a música e pronto, com os seus óculos grandes e tocando a sua guitarra e fazia o que achava que estava bem para ele. Para que os músicos da banda que o acompanhavam não ficassem perdidos, ele os apresentava uma base e eles eram obrigados a tentar acompanhar o “ritmo” de Wolf.

Recebeu o título de doutor honorário de artes, em 1972, concedido pela Columbia College e a Montreaux Festival o premiou em 1975, pelo disco “Back Door Wolf”.

Fique por Dentro da Discografia de Wolf

  • No ano de 1966: The Real Folk Blues e Big City Blues
  • No ano de 1967: More Real Folk Blues
  • No ano de 1969:  This is Howlin’s Wolf’s New Album
  • No ano de 1971:  The London Howlin’ Wolf Sessions ( o álbum teve participações especiais de Steve Windwood, The Rolling Stones e Eric Clapton) e  Message to the Young.
  • No ano de 1973:  The Back Door Wolf
  • No ano de 1977:  Change My Way
  • No ano de 1987: Moanin’ in the Moonlight, esse álbum foi lançado em 1987, mas a gravação foi feita entre os anos de 1951 e 1959.
  • No ano de 1989: Cadillac Daddy: Memphis Recordings
  • E mais, pela Chess ainda foram lançados: His Greatest Sides, Vol. 1, Chicago: 26 Golden Years, Live and Cookin’ at Alice’s Restaurant, Howlin’ Wolf: Moanin’ in the Moonlight, Howlin’ Wolf: Chess Blues Masters, Howlin’ Wolf: Chess Blues Masters e Evil.

Você ainda pode escutar um pouco mais de Howin’ Wolf nos seguintes trabalhos:

  • Vogue: I’m the Wolf
  • Cadet C: This Is Howlin’ Wolf’s New Album
  • Blue Night: From Early til Late
  • Synficate Chapter: Going Back Home
  • Blues Ball: Heart Like Railroad Steel: Rare and Unreleased Recordings, Vol. 1 e Can’t Put Me Out: Rare and Unreleased Recordings, Vol. 2
  • Ace: Ridin’ in the Moonlight
  • Yazoo: Howlin’ Wolf & Funny Papa Smith

Você pode encontrar navegando na internet vídeos e canções de Howlin’ Wolf e ainda curtir a sua música em apresentação de bandas covers de blues.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *