Jared Leto

Considerado um dos artistas mais completos de sua geração, Jared Leto, já recebeu diversos prêmios por seu trabalho como músico além de ter um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Vocalista da banda 30 Seconds to Mar, Leto, também se destacou no cinema por trabalhos memoráveis como nos filmes como Dallas Buyers Club (Clube de Compras Dallas) e Réquiem for a Dream (Réquiem para um Sonho).

A Trajetória Pessoal de Jared Leto

O ator e cantor nasceu no dia 26 de dezembro de 1971 em Bossier City, Estados Unidos. Quando tinha apenas dois anos de idade seus pais se separaram e algum tempo depois sua mãe se casou com um italiano de quem Jared e o irmão receberam o sobrenome Leto. A infância e adolescência de Jared foi repleta de mudanças, ele morou em muitos lugares como nos estados norte-americanos Virginia e Colorado e até em outro país, o Haiti.

Desde cedo Jared se interessou por música e teatro sendo o ambiente em que foi criado rico em artistas e diferentes expressões. Muito jovem ele já tinha aprendido a tocar piano e com apenas 12 anos de idade conseguiu um emprego de lavador de pratos e pode comprar a sua primeira guitarra. Depois de terminar o colegial Jared começou o curso de pintura na Universidade de Artes da Filadélfia. Vendo que aquele não era o curso ideal transferiu-se para New York School of Visual Arts onde se formou no curso de Cinema.

Banda 30 Seconds to Mars

O primeiro álbum da banda 30 Seconds to Mars, que levou o seu nome como título, foi lançado no ano de 2002 chegando ao mercado com uma boa recepção. A turnê de shows incluiu os Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. Em 2005 a banda lançou seu segundo trabalho ‘A Beautiful Lie’, que no Brasil só chegou em 2007, com uma boa repercussão especialmente na MTV.

O terceiro álbum de estúdio da banda foi lançado em 2009 sob o nome de ‘This is War’. Ao longo dos anos a banda foi colecionando prêmios na MTV por seus clipes e músicas. O trabalho seguinte foi lançado em 2013 com o título de ‘Love Lust Faith + Dreams’ tendo como curiosidade o fato do single ‘Up in The Air’ ter sido lançado ao espaço dentro de uma cápsula espacial da Nasa.

Jared Leto – O Ator

Papéis Pequenos

Muitas pessoas pensam que Jared Leto é um músico que se tornou ator, mas na verdade a carreira dele como ator é precedente ao sucesso com a banda 30 Seconds to Mars. No ano de 1992 Leto foi para Los Angeles sem dinheiro tentar a carreira de ator. Tendo que viver num abrigo durante algum tempo conseguiu papéis pequenos como uma ponta em dois episódios de ‘Camp Wilder’.

Foi somente dois anos depois que ele conseguiu um papel mais significativo na série ‘My So-Called Life’ (Minha Vida de Cão) do canal Multishow em que atuou junto da atriz Claire Danes. Essa série foi importante para ele se tornar conhecido nos Estados Unidos, porém, não deu muito certo sendo cancelada no final do seu primeiro ano no ar, 1995. Ainda em 1995 Jared atuou no longa ‘How to Make an American Quilt’ (Colcha de Retalhos) em que teve um papel pequeno, mas marcante.

Papéis Maiores

No ano de 1996 as coisas começaram a mudar para Jared Leto, ele atuou como protagonista no filme ‘Cool and the Crazy’ e ‘The Last of the High Kings’ que mesmo não sendo filmes famosos ajudaram a projetá-lo. Em 1998 Jared atuou num dos papéis principais do filme de terror ‘Urban Legend’ (Lenda Urbana). No ano de 1999 Leto participou do filme ‘Fight Club’ (Clube da Luta) como o personagem Angel Face que depois de uma luta com o personagem interpretado por Edward Norton tem seu rosto desfigurado por apanhar demais.

Contudo, ele se tornou um ator conhecido e reconhecido por seu trabalho em ‘Requiem for a Dream’ (Réquiem para um Sonho) de 2000 em que interpreta um jovem viciado em drogas que vive experiências profundas devido ao seu envolvimento com substâncias ilícitas. Uma curiosidade sobre esse filme é que Leto precisou perder 20 kg para o papel e isso lhe trouxe sérios problemas de saúde.

Desafios

A partir de 2004 a carreira cinematográfica de Leto começou a deslanchar e o seu grande desafio foi interpretar o personagem Hephaestion no filme ‘Alexander’ (Alexandre) como par romântico do destemido conquistador de territórios interpretado por Colin Farrell. Em 2005 Leto apareceu no filme ‘Lord of War’ (Senhor das Armas) em que interpreta um dos personagens principais ao lado de Nicholas Cage.

Novamente desafiando o peso, em 2007, o ator engordou 30 kg para dar vida a Mark David Chapman, o assassino do cantor John Lennon, no filme ‘Chapter 27’ (Capítulo 27). Bastou algumas semanas depois do fim das filmagens para que o ator voltasse ao seu peso normal, contudo, essa variação lhe rendeu um problema de Gota que fez com que ele precisasse de cadeira de rodas durante algum tempo pelas dores.


Em 2009 Jared trabalhou no filme belga ‘Mr. Nobody’ em que interpreta o personagem Nemo Nobody que é o último ser humano vivo que conta a sua história pensando nos rumos que sua vida poderia ter tomado, mas não tomou. Esse trabalho foi o último antes do quatro anos de hiato no cinema em que Jared se dedicou a música.

O Retorno ao Cinema

A volta de Leto as telonas não poderia ter sido mais icônica, na pele de Rayon uma transexual que tem o vírus HIV, no filme ‘Dallas Buyers Club’ (Clube de Compras Dallas), recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Também recebeu por esse trabalho o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante e o SAG Award de Melhor Ator Coadjuvante.

O trabalho seguinte em 2016 gerou controvérsia, Leto aceitou o desafio de interpretar o Coringa após a interpretação marcante e trágica de Heath Ledger. O longa Suicide Squad (Esquadrão Suicida) é baseado na equipe de anti-heróis da DC Comics. Os fãs de quadrinhos não gostaram exatamente da adaptação, embora, o esforço de Leto tenha sido reconhecido. No ano de 2017 Leto chegou as telonas no papel de Niander Wallace, um criador de replicantes, no filme ‘Blade Runner 2049’.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ele e super lindo……estiloso!!!!! muito fofio….

    kerol felton 16 de Janeiro de 2012 20:16 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *