Uma das bandas que mais chamou a atenção na década passada, o Arctic Monkeys, lançou oficialmente seu quarto álbum, chamado Suck It And See, na página oficial do grupo (www.articmonkeys.com). Apesar de chegar às lojas do mundo todo apenas no dia 6 de junho, a banda resolveu disponibilizar todo o disco para os seus fãs na internet, permitindo que eles escutem antes mesmo de comprá-lo.
Segundo os integrantes da banda, esse novo álbum traz um pop rock mais “luminoso e menos áspero”, tendo influências mais do Beatles do que dos Rolling Stones. No entanto, a mesma pegada foi mantida pelo quarteto, o que não desapontou nenhum fã. O disco tem ao todo dez faixas e o primeiro single, Don’t Sit Down ‘Cause I’ve Moved Your Chair, já foi lançado em todo o mundo, podendo ser ouvido nas rádios.
História
A banda britânica despontou para o sucesso 2003, quando fãs da banda, que estava começando, colocaram algumas músicas deles na internet, sem mesmo avisá-los sobre isso. Com o tempo, pessoas do mundo inteiro começaram a escutar as músicas, chamando a atenção de diversas pessoas do meio musical. Após assinarem contrato em 2005 com a Domino Records, a banda começou a fazer grandes apresentações e a preparar seu disco de estreia.
A partir do lançamento em 2006 do primeiro disco, chamado Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not e que continha os singles I Bet You Look Good on the Dancefloor e When The Sun Goes Down, os amigos, que começaram a tocar juntos apenas em 2001, tornaram-se destaque mundial. O primeiro disco alcançou facilmente o top 20 de vendas da Inglaterra, vendendo mais de 360 mil cópias e ganhando o premio Mercury Music Prize, batendo álbuns de músicos consagrados, como o The Eraser de Thom Yorke.
Em 2007, o Arctic Monkeys, formado pelo vocalista e guitarrista Alex Turner, pelo guitarrista Jamie Cook, pelo baixista Nick O’Malley e pelo baterista Matthew Helders, lançaram seu segundo álbum, chamado Favourite Worst Nightmare. Graças às músicas Brianstorm, Fluorescent Adolescent e Teddy Picker, o álbum foi também sucesso de vendas, colocando o quarteto como um dos principais grupos do cenário de indie rock. Foi no mesmo ano que o quarteto fez sua única apresentação no Brasil (até o momento), no Tim Festival.
Em 2008, o caderno do vocalista Turner foi roubado e por isso a banda demorou para lançar o terceiro álbum. Apesar do esforço dele em tentar lembrar as letras escritas, ele compôs novas músicas. Em parceria com o produtor James Ford e também com Josh Homme, que é vocalista da banda Queens of the Stone Age, a banda lançou em 2009 o álbum Humbug, que tem como principal single a música Crying Lightning, mudando a tendência das músicas dos álbuns anteriores.