Um Estrondo Chamado Nirvana

Mais pesado que o céu. Esta foi uma frase utilizada por promotores do concerto na Inglaterra para descrever a turnê do Nirvana de 1989. É também o nome da biografia de um dos fundadores da banda: O vocalista Kurt Cobain. O conjunto surgiu em Aberdeen no ano de 1987, e a partir daí, o rock ganhou uma nova cara.

Começo

O “Rock’n’roll” antes do Nirvana era uma espécie de playboy. O som todo certinho, tudo era igual, não havia diferenciação sonora e nem de intensidade na música, tudo parecia funcionar conforme a regra. De repente chega o Nirvana para introduzir algo que faria as leis e os fãs do rock enlouquecerem. Com seu som baseado em contrates, Kurt se entrelaçava entre versos ora calmos, ora em fúria e uma intensidade sonora completamente variada. Seus refrões também eram mais pesados que o céu.

Com o primeiro single, “Smells Like Teen Spirit”, cujo nome foi inspirado numa marca americana de desodorante, o público amante de boa música e também de muito barulho, levantou as mãos para o alto e agradeceu pelo fim da mesmice e pelo marco do bom e velho grunge, já no final da década de 80. Com isso, Cobain passou a ser conhecido pela mídia como o porta-voz de uma nova geração.

Banda

As influências iam desde os Pixies, que também utilizavam a dinâmica sonora, até o Led Zeppelin, configurando assim uma dinâmica de estilos musicais que passariam do extremo punk rock e iriam até o pop sem personalidade, como o próprio Kurt Cobain se referia ao “traje” musical do Nirvana.

Com a entrada de David Grohl no comando da bateria, o grupo atingiu um patamar novo, tanto instrumentalmente quanto intensamente. O baterista fundou a banda Foo Fighters e atualmente é o vocalista. O conjunto comandando por Grohl faz muito sucesso hoje em dia, também entre os saudosos fãs do Nirvana.

As letras de Kurt mais pareciam um poema de Augusto dos Anjos. Citavam sujeira e doenças como nas músicas “Sappy” e “Heart Shapped Box”. As produções textuais costumavam ser vulgares e originais, assim como na música “Rape me”, que criticava a MTV. A voz do vocalista dava o tom de agressividade às letras e um jeito que combinava totalmente com o grunge e com o rock alternativo.

Letras

O legado do Nirvana deixou um rastro de estrondo e o som das guitarras afinadas em Mi-bemol, marcados na história do rock underground. Com seu ritmo totalmente inovador e fora de sintonia, os integrantes de uma banda que sempre lutaram a favor da música deixaram um público com boas lembranças na memória e uma imensa saudade no coração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *