Biquíni Cavadão

Uma das bandas mais consagradas da segunda geração de bandas de rock da década de 1980, Biquíni Cavadão, tem vários sucessos como Tédio, Janaína, Vento Ventania, Dani, Quanto Tempo Demora um Mês entre outras canções que marcaram diferentes épocas. A banda continua atuante no cenário musical atual com grande relevância. O grupo é formado por Bruno Gouveia, Miguel Flores da Cunha, Carlos Coelho, Álvaro ‘Birita’ Lopes, Edson Figurótico Pineschi, Walmer Carvalho e Marcelo Magal.

História da Formação da Banda Biquíni Cavadão

A banda começou como uma brincadeira dos amigos de colégio Bruno, Miguel e Álvaro com outros colegas. O objetivo era tocar num sarau da escola, eles gostaram tanto da experiência que resolveram levar a banda a sério. Depois da banda ter algumas formações foi nomeada como Biquíni Cavadão por Herbert Vianna do Paralamas do Sucesso que é amigos dos integrantes de longa data.

Curiosamente a primeira música composta pela banda é um dos seus maiores sucessos até hoje, “Tédio”, teve uma versão demo com Herbert tocando guitarra. Foi justamente essa gravação que fez com que Carlos Beni (ex-integrante da banda Kid Abelha) quisesse gravar o trabalho musical do Biquíni Cavadão. A canção foi parar então nas paradas da Rádio Fluminense FM que foi uma das rádios mais importantes para as bandas de rock dos anos 1980.

A Entrada de Carlos Coelho

O sucesso chegou relativamente rápido para a banda que ainda não tinha um guitarrista oficial. Nesse momento entrou em cena Carlos Coelho que já no segundo show professional do Biquíni Cavadão estava presente tocando. A sintonia dele com os demais integrantes foi excelente, passou inclusive a contribuir com composições.

Cidades em Torrente – Primeiro LP da Banda

O primeiro LP da banda Biquíni Cavadão “Cidades em Torrente” fez um bom sucesso vendendo mais de 60 mil cópias. Nesse álbum estão canções importantes da história do grupo como ‘Tédio’, ‘No mundo da lua’, ‘Inseguro da Vida’ e ‘Timidez’. Em 1985 foram escolhidos como a banda revelação e logo deram início a uma turnê pelo Brasil.

Álbuns Seguintes

Em 1987 o Biquíni Cavadão emplacou o álbum ‘A era da incerteza’ com a venda de 50 mil cópias. Dentre as faixas desse trabalho estavam as canções ‘1/4’ e ‘Ida e Volta’. Dois anos depois, em 1989, foi a vez de lançar o disco ‘Zé’ que contêm sucessos como ‘Meu Reino’, ‘Teoria’ e ‘Bem Vindo ao Mundo Adulto’.

Biquíni Cavadão na Década de 1990

O retorno da banda aos primeiros lugares das paradas de sucesso aconteceu com o remix de ‘Bem Vindo’. Porém, foi definitivamente no ano de 1991 que o grupo atingiu o auge do sucesso com a imponente canção ‘Vento, Ventania’ que rendeu os títulos de música e banda do ano para o Biquíni Cavadão. Outras músicas do disco ‘Descivilização’ também emplacaram nas paradas como ‘Vesúvio’ e ‘Arcos’.

Em 1993 a banda teve certeza de sua consolidação sendo escolhida para a abrir a noite do Hollywood Rock em que tocaram as superpoderosas bandas Alice in Chains e Red Hot Chilli Peppers. Ainda em 1993 ocorreu a transferência do Biquíni Cavadão para a Sony Music. Para essa nova fase o grupo se reuniu numa casa para que pudessem compor as canções do novo trabalho denominado ‘Agora’.

Dentre as canções novas dessa fase estão ‘Porque você não estava aqui’ e ‘O idiota eletrônico’. No ano seguinte foi a vez de gravar uma homenagem a Roberto Carlos, a canção ‘Ilegal, Imoral ou Engorda’ para o disco chamado ‘Rei’. O ano de 1995 trouxe a comemoração de uma década nas paradas de sucesso e uma série de shows para festejar esse momento.

Curiosidades Tecnológicas

O Biquíni Cavadão foi a primeira banda de rock brasileira a ter um e-mail e efetivamente se comunicar assim com seus fãs além de ter sido o primeiro grupo a ter um site oficial. Essa conectividade fez com que brasileiros que moravam em outros países conhecessem e curtissem a banda rendendo shows no exterior. O disco biquíni.com.br lançado em 1998 trouxe a primeira faixa interativa que continha conteúdo na internet.

Nova Mudança de Gravadora

Em 1997 veio a rescisão de contrato com a Sony Music e a busca por uma nova gravadora. A escolhida como nova casa foi a BMG que propôs que o disco que a banda estava preparando fosse lançado no ano seguinte. Em paralelo foi lançado o álbum ‘O Melhor do Biquíni Cavadão’ que passou as 100 mil cópias vendidas.

Novos Sucessos

A banda mostrou que a mudança de gravadora não afetou sua capacidade de criar boas músicas. A canção ‘Janaína’ se tornou líder das paradas musicais rapidamente tendo também o seu clipe conquistado os fãs. Além disso, a banda ainda desenvolveu um trabalho muito interessante de transmissão de fotos do estúdio de gravação do disco ‘Escuta Aqui’ para os seus fãs. Nesse trabalho estavam as canções ‘Você existe, eu sei’ e ‘Quando eu te encontrar’. Porém, nem tudo nessa época foi fácil e quando o ano 2000 chegou ao fim o baixista Sheik também se despediu da banda.

Renovação do Biquíni Cavadão

No novo século a banda que era um quinteto até então se viu um quarteto, outras mudanças aconteceram como o retorno para a Universal Music. O trabalho lançado nesse retorno recebeu o nome de ‘80’ sendo um disco com interpretações de canções de bandas que foram contemporâneas do Biquíni nessa década. Dentre as canções que emplacaram nas rádios estão ‘Toda forma de poder’ e ‘Carta aos missionários’. Algo curioso é que o principal sucesso desse disco foi ‘Múmias’ que é uma versão de uma canção da própria banda.

A música originalmente contava com a participação de Renato Russo – que havia falecido há cinco anos nessa época – e cuja voz foi integrada a nova versão. Um novo arranjo deu mais poder ao verso ‘esperamos pela vida vivendo só de guerra’ na época dos terríveis ataques de 11 de setembro. O som da banda foi mudando para conquistar um novo público, os jovens da década de 2000. A estratégia deu certo, pois a banda foi sendo conhecida pelos então adolescentes.

DVD do Biquíni Cavadão

O grupo alçou novas canções ao sucesso como ‘Dani’ e ‘Vou te levar comigo’. A boa fase rendeu a gravação de um DVD no Ceará Music no ano de 2005. Esse trabalho que também foi vendido na forma de CD chegou a bons números de venda e tornou uma das principais bandas do circuito novamente. Porém, agora o Biquíni Cavadão estava no mercado independente. Podendo guiar seus próprios passos na carreira a banda lançou em 2007 três discos de uma vez, as coletâneas 1985/2007 volumes 1 e 2 e um disco de músicas inéditas com canções que logo conquistaram o público como ‘Em algum lugar no tempo’.

Atualidade

Nos últimos anos a banda tem feito uma série de parcerias com músicos mais jovens além de lançar canções inéditas de tempos em tempos. A banda lançou uma versão da canção ‘Agora é moda’ de Rita Lee para a novela da Rede Globo ‘Ti ti ti’ em 2010. No ano de 2011 o clipe de ‘É dia de comemorar’ também fez grande sucesso. No ano de 2013 chegou ao mercado o disco ‘Roda-Gigante’ e em 2014 novamente a banda teve um registro ao vivo com ‘Me leve sem destino’. O álbum de 2017 tem o interessante nome de ‘As voltas que o mundo dá’.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *