Los Hermanos

Uma das bandas que mais movimenta fãs, mesmo durante hiato sem tempo determinado para terminar, é a banda carioca Los Hermanos. O grupo formado por Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante, Rodrigo Barba e Bruno Medina estourou nas paradas de sucesso no começo desse século e até hoje mantém uma essência que é muito particular.

O som da banda é bastante versátil sendo incluído geralmente na categoria de rock alternativo, embora, tenha influência até de samba. Dentre as bandas que influenciaram a forma de tocar e compor do grupo estão algumas das bandas do cenário alternativo da década de 1990 como Acabou La Tequila, Mulheres Q Dizem Sim e Weezer.

Como a Banda Los Hermanos se Formou

Marcelo Camelo conheceu Rodrigo Barba quando ambos cursavam a PUC-RJ, o primeiro fazia o curso de Jornalismo e o segundo Psicologia. Apesar de estarem se preparando para mercados de trabalho distantes da música os dois tinham essa paixão em comum e logo formaram uma banda que cantava sobre o amor com todo o peso do hardcore.

A banda recebeu o incremento de um saxofonista e do tecladista Bruno Medina, estudante de publicidade da mesma universidade. Após algum tempo a banda recebeu a adição de Rodrigo Amarante nos vocais, percussão e guitarra além de Patrick Laplan no baixo. Nessa época três músicos deixaram a banda ficando apenas os cinco membros originais do Los Hermanos.

Demos

Os cinco integrantes resolveram investir no sonho e em 1997 gravaram suas primeiras canções na forma de demo: ‘Chora’ e ‘Amor e Folia’. A qualidade do som foi reconhecida já nesse momento e logo a banda foi chamada para tocar no ‘Superdemos’ – um dos maiores festivais de música independente do Rio de Janeiro. Também tocaram no festival Abril Pro Rock que é considerado como o festival que mais revela talentos.

Anna Julia – O Single que Abriu Portas

Já em 1999 a banda tinha um contrato assinado com a Abril Music lançando o seu primeiro CD que recebeu o nome ‘Los Hermanos’. O primeiro single trabalhado foi a canção ‘Anna Julia’ que se tornou rapidamente uma das músicas mais pedidas nas rádios de todo o país. Algo curioso sobre essa canção é que ela não foi escolhida pela banda para entrar no CD.

A composição nasceu como uma brincadeira com o produtor do grupo que era apaixonado por uma mulher que nem sabia que ele existia. Quando o produtor da gravadora, Rick Bonadio, ouviu essa canção sabia que ela deveria estar no CD e ser single. Ele convenceu o grupo e assim nasceu o primeiro single emplacado pela banda Los Hermanos.

O sucesso da música foi tanto que mesmo sendo uma banda com apenas um disco lançado, o Los Hermanos, excursionou por todo o país se apresentando em todos os tipos de eventos inclusive grandes festivais em que só entravam bandas consagradas. O grupo tocou para mais de 80 mil pessoas logo no começo da carreira. A Anna Julia do clipe foi ninguém menos que a atriz Mariana Ximenes que estava em ascensão na TV. Em 2001 a canção ganhou uma versão em inglês feita por dois importantes nomes da música, o vocalista Jim Capaldi e o ex-Beatle George Harrison.

Bloco do Eu Sozinho

O álbum ‘Bloco do Eu Sozinho’, lançado em 2001, trouxe duas surpresas para os fãs, a primeira foi a saída de Patrick Laplan que alegou divergências musicais com os outros integrantes e a mudança do som do Los Hermanos. As canções desse trabalho eram bem diferentes do álbum que consagrou a banda dois anos antes.

Esse foi um divisor de águas que fez da banda Los Hermanos o que ela é em relação ao seu público fiel. O volume de vendas desse álbum foi muito menor que o do trabalho anterior, pois não tinha os mesmos contornos pops. Com um toque melancólico do samba e bossa nova esse álbum fez com que se formasse um público muito específico.

A banda passou a tocar em lugares menores, mas com fãs que realmente acompanhavam o seu dia a dia e buscavam um diálogo com suas canções. Os hits dessa fase foram ‘Todo carnaval tem seu fim’, ‘A Flor’ e canções em que a participação de Rodrigo Amarante era maior como ‘Retrato pra Iaiá’ e ‘Sentimental’. Foi um período conturbado em que o grupo enfrentou duras divergências com a gravadora que queria algo mais comercial.

Ventura

Em 2003 a banda Los Hermanos estava em outra gravadora, a BMG (que hoje é Sony) e lançou o álbum ‘Ventura’. Algo curioso é que esse álbum entrou para a história como o primeiro álbum a ter seu conteúdo ‘vazado’ enquanto estava sendo pré-produzido. A sonoridade da banda mais uma vez mostrava algumas mudanças, as canções iam do samba ao pop rock.

Dentre as canções que ajudaram a consolidar a banda no cenário brasileiro estão ‘Conversa de Botas Batidas’, ‘O Vencedor’, ‘Samba a Dois’ e ‘Do Lado de Dentro’. A primeira canção a ser trabalhada foi ‘Cara Estranho’ que levou o grupo novamente as paradas das rádios. O videoclipe foi um dos mais pedidos nos paradas da MTV.

Em seguida foi a vez de trabalhar as canções ‘O Vencedor’ e ‘Último Romance’, composição de Rodrigo Amarante que assinou no total 5 das 15 canções de ‘Ventura’. Durante a turnê desse álbum o grupo gravou o DVD ‘Ao Vivo no Cine Íris’ no Rio de Janeiro.

Questões Fora do Palco

No ano de 2004 a banda se apresentou no palco do programa Domingão do Faustão que insistiu muito para que os integrantes tocassem a canção ‘Anna Julia’ dizendo que eles se recusavam a executar esse hit. A banda acabou cedendo e tocou, para alguns fãs a atitude do apresentador soou deselegante, contudo, Rodrigo Amarante, respondeu os fãs colocando panos quentes.

Nesse mesmo ano Marcelo Camelo teve um episódio desagradável com Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr. Os dois se encontraram na sala de embarque do aeroporto de Fortaleza, Chorão quis tirar satisfações com Camelo sobre declarações dele e de Rodrigo Amarante sobre um comercial feito pela banda Charlie Brown Jr. A discussão evoluiu para início de briga e a polícia interviu. Camelo processou Chorão sendo indenizado pelo cancelamento de compromissos e danos morais.

4

O último álbum lançado pela banda Los Hermanos, em 2005, antes do seu hiato dividiu o seu fiel público. As canções estavam novamente muito diferentes dos trabalhos anteriores, dessa vez o foco estava numa aproximação da MPB e um clima mais introspectivo. Dentre as canções trabalhadas estão ‘O Vento’ de Rodrigo Amarante que foi um grande sucesso além de ‘Morena’ e ‘Condicional’.

O Hiato da Banda Los Hermanos

No ano de 2007 a banda anunciou que iria dar um tempo e que não havia previsão para retorno do grupo embora não existisse nenhum problema entre os integrantes. Em 2008 Marcelo Camelo lançou um álbum de canções inéditas chamado ‘Sou’ e depois outro álbum chamado ‘Toque Dela’.

Já Amarante se juntou a Fabrizio Moretti, baterista da banda The Strokes, no projeto chamado Little Joy. Provando que não havia nenhum problema entre os integrantes o grupo se apresentou durante o festival Just a Fest em 2009. No ano seguinte, 2010, o grupo fez uma miniturnê pelo Nordeste. Já em 2012 o grupo realizou uma turnê para comemorar os seus 15 anos.

O ano de 2014 foi bastante animado para os fãs da banda já que o grupo se reuniu para fazer apenas dois shows para comemorar o aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, mas acabou fazendo uma pequena turnê que passou também por Belém, Recife, Fortaleza, Brasília, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo.

Documentário ‘Los Hermanos – Esse é só o começo do fim da nossa vida’

No ano de 2015 os fãs receberam a notícia que poderiam assistir ao documentário dirigido por Maria Ribeiro sobre a banda. A diretora acompanhou os bastidores da banda na turnê de 2012 e apresentou um documentário descontraído em que os integrantes falam um pouco sobre a sequência de shows e sobre os fãs que os acompanham em toda parte. O documentário foi exibido nos cinemas e recebeu algumas críticas negativas apontando a falta de foco da direção, contudo, é um bom material para os fãs que tem saudades da banda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *