Vocalista da banda Los Hermanos, Marcelo Camelo junto com seus companheiros, marcaram uma geração com uma proposta diferenciada de rock alternativo. Nascido no Rio de Janeiro no dia 4 de fevereiro de 1978, Marcelo de Souza Camelo, construiu uma carreira sólida que conta também com trabalhos solo e a Banda do Mar – junto com sua esposa Mallu Magalhães e Fred Ferreira.
Biografia – A História de Marcelo Camelo
Família Musical
Marcelo nasceu numa família de artistas sendo sua mãe a pintora naif Ana Camelo e seu tio Bebeto Castilho, músico multi-instrumentista. O irmão mais novo do cantor é Thiago Camelo que é escritor. A paixão pela música começou através de bandas das quais Marcelo era fã como Poison, Bon Jovi e Skid Row. Ainda jovem ele aprendeu a tocar bateria, teclado e violão.
O Rock Alternativo
A banda Los Hermanos é uma das principais do cenário de rock alternativo nacional – mesmo estando em hiato indeterminado – e o primeiro contato de Marcelo Camelo com esse estilo se deu no seu tempo de faculdade quando ajudou um amigo, Alex Werner, a editar um fanzine chamado DooStraw. A publicação era voltada para o cenário musical contando com os desenhos de Werner.
O nome do fanzine é uma junção de Doo em referência ao álbum da banda Pixies chamado ‘Doolittle’ e Straw que significa transladado palha se referindo aos desenhos. Durante essa época, Camelo, entrevistou Alexandre Kassin vocalista da banda ‘Acabou La Tequila’ que se tornou uma das principais referências do Los Hermanos.
O Nascimento do Fenômeno Los Hermanos
Foi também durante sua época de estudante de jornalismo, na PUC do Rio de Janeiro, que Marcelo iniciou seu contato com o palco. No decorrer dos anos o cantor formou diferentes bandas com nomes curiosos como ‘Barnabé’, ‘Dive By’ e Minanina’s Popcorn. Camelo e Rodrigo Barba se conheceram nessa época e resolveram criar uma banda que tivesse o peso do hard core, mas letras com poesia.
No ano de 1997 a banda que se tornaria ‘Los Hermanos’ gravou seu primeiro material já contando com Rodrigo Amarante, Bruno Medina e Patrick Laplan. O grupo gravou duas canções ‘Chora’ e ‘Amor e Folia’. O sucesso não demorou, já com o nome oficial, a banda caiu nas graças do público com a canção ‘Anna Julia’ que foi composta como uma brincadeira com um amigo apaixonado por uma mulher que nem sabia da sua existência.
Anna Julia
A música que é um pouco diferente do estilo da banda alçou o ‘Los Hermanos’ a fama mundial tendo essa canção recebido uma versão em inglês feita por Jim Capaldi. A canção recebeu o prêmio de melhor música no prêmio Multishow de 2000. Nessa oportunidade, Camelo, disse que se sentia embaraçado por receber o prêmio tendo como concorrente ninguém menos que Chico Buarque.
Primavera
O primeiro álbum da banda tem 14 faixas sendo que 12 delas foram escritas por Marcelo Camelo. O segundo single a ser trabalhado nesse álbum foi a canção ‘Primavera’ que também teve grande expressividade junto ao público.
Bloco do Eu Sozinho
No ano de 2001 a banda lançou o CD ‘Bloco do Eu Sozinho’ e sofreu a baixa da saída de Patrick Laplan que alegou estar com divergências criativas com o grupo. Nesse trabalho o estilo do Los Hermanos já está um pouco mais direcionado para pegadas de samba e bossa nova. Nesse trabalho Rodrigo Amarante passou a ter mais participação emplacando composições suas como ‘Retrato pra Iaiá’, ‘A Flor’, ‘Sentimental’ (uma das canções símbolo da banda). O primeiro single desse trabalho foi a composição de Camelo ‘Todo Carnaval tem seu Fim’.
Ventura
O terceiro álbum da banda chegou para consolidar de vez o grupo no cenário musical por suas composições poéticas e multifacetadas em termos musicais. Destaque para as composições de Marcelo Camelo como ‘Conversa de Botas Batidas’, ‘O Vencedor’ e ‘Do Lado de Dentro’. Esse álbum contou também com ótimas composições de Amarante como ‘Último Romance’. Os shows do Los Hermanos passaram a ter fãs fiéis que seguiam a banda para onda ela fosse. Até hoje os fãs são uma das características mais marcantes.
4
Após três álbuns com excelente recepção pela crítica o Los Hermanos lançou o controverso ‘4’, no ano de 2005, em que apresentava um som mais introspectivo com base em letras saudosistas. Mesmo tenso recebido a alcunha de ‘irregular’ pela crítica o álbum teve uma canção de grande sucesso que foi ‘O Vento’, composição de Rodrigo Amarante. Nesse álbum estão também canções como ‘Morena’ e ‘Condicional’.
Maria Rita
A cantora Maria Rita gravou três canções compostas por Marcelo Camelo sendo elas ‘Cara Valente’, ‘Santa Chuva’ e ‘Veja Bem Meu Bem’.
Hiato do Los Hermanos e Carreira Solo de Marcelo Camelo
No ano de 2008 os fãs da banda Los Hermanos receberam a triste notícia de que a banda estava em hiato por tempo indeterminado. Embora fosse uma notícia impactante os integrantes fizeram questão de dizer que não brigaram e que continuam sendo amigos. Camelo então lançou sua carreira solo com o álbum intitulado ‘Sou’ que contou com capa poema feita por Rodrigo Linares.
O álbum foi lançado primeiro no site Sonora do portal Terra e possui 14 faixas sendo todas composições de Camelo. Nesse trabalho, que teve a participação de diferentes artistas como Dominguinhos e a banda Hurtmold, Marcelo fez um duo com Mallu Magalhães na canção ‘Janta’ que foi eleita pela Revista Rolling Stones como a melhor canção do ano de 2008.
Toque Dela
O segundo trabalho solo de Marcelo Camelo teve uma história curiosa, em abril de 2010 ele estava com quase tudo pronto para o lançamento. Foi então que ele decidiu que deveria ir de São Paulo para o Rio de Janeiro para que Mallu, sua então namorada, pudesse dar o Toque Dela.
Banda do Mar
Marcelo Camelo e sua esposa Mallu Magalhães se mudaram para Portugal e no país formaram um trio com Fred Ferreira sob o nome de Banda do Mar. O grupo que teve início no ano de 2014 excursionou por Portugal e Brasil promovendo o álbum que levou o nome da banda. No ano de 2015 a banda anunciou que faria uma pausa.
Casamento e Filha
O casal Marcelo Camelo e Mallu Magalhães gerou grande polêmica quando anunciaram o namoro, pois Mallu é bem mais jovem. Porém, os dois mostraram que o relacionamento era realmente fruto de um grande amor estando há anos juntos. Atualmente, o casal mora em Campo do Ourique em Portugal e tem uma filha chamada Luísa.