Todo mundo tem uma fase musical na vida que lembrará com um pouco de constrangimento quando for adulto. Para os jovens da década passada é bem provável que essa fase esteja ligada ao sucesso das bandas coloridas. Os grupos formados por meninos jovens e com roupas bastantes coloridas dominaram o cenário musical durante alguns anos, mas não conseguiram se manter no topo.Parece que de arco-íris essas bandas passaram para uma fase cinzenta de ostracismo. Em parte isso se deve ao amadurecimento do seu público e também ao surgimento de outros gêneros populares como o sertanejo universitário e o funk ostentação. Mas, afinal o que as bandas coloridas tinham de tão magnético? Você lembra das duas principais representantes do gênero: Cine e Restart?
O Auge das Bandas Coloridas
Na década passada o Brasil assistiu ao surgimento de um verdadeiro fenômeno musical, as bandas coloridas com destaque para Cine e Restart. Essas bandas tinham suas músicas tocadas o tempo todo nas rádios do país, faziam shows quase todos os dias do mês e não podiam nem pensar em dar uma voltinha no shopping sem causar um alvoroço de meninas apaixonadas. O grande marco dessas bandas era que seus integrantes usavam roupas coloridas.
A ordem dos figurinos era ser o mais colorido possível, algo que pegava carona na tendência fashionista do blocking colors (bloco de cores). Nas lojas de roupas as calças jeans skinny coloridas dominavam as araras. Para fechar a produção não podia faltar um tênis de lona de uma cor forte e contrastante com a calça. Todos os dias meninos e meninas desfilavam seu visual tão colorido quanto de suas bandas favoritas.
Nessa fase de intenso sucesso essas bandas receberam uma série de prêmios da então emissora musical do país MTV Brasil assim como colecionaram os troféus concedidos por emissoras teen como Nickelodean. Após todo esse sucesso essas bandas observaram a queda de vendas de CDs e o sumiço repentino das calças coloridas. O país passava por um processo natural de renovação do estilo popular.
Bandas Coloridas que Continuam na Ativa
Banda Cine
Uma das bandas coloridas (agora com looks um pouco mais neutros) que continua na ativa é a banda Cine que estourou nas paradas com canções como “Garota Radical” e “Se você quiser”. O grupo reconhece que teve uma queda brusca no mercado, mas acredita que se trata apenas de uma fase. A banda apostou no lançamento de um EP chamado “Verano” em que tenta se reinventar musicalmente.
A parceria com MC Guimê numa das músicas desse trabalho é uma tentativa de resgatar em parte o público perdido para os novos estilos populares. Os integrantes da banda Cine sabem que pode ser difícil voltar a ter a mesma expressão no mercado, mas deixam de trabalhar com música. Alguns fãs ainda se mantêm fiéis e continuam apreciando as novidades divulgadas pela banda. O amadurecimento parece ir além das roupas mais sóbrias com a inclusão de metais e outros sons nas canções da banda.
Restart
Talvez a maior representante dentre as bandas coloridas, a Restart, era amada ou odiada, não havia meio termo. Atualmente, a banda parece esquecida tanto pelos fãs quanto por seus detratores. Os garotos de nomes curiosos que formam a banda (PeLu, PeLanza, Thomas e Koba) acreditam que é um processo natural ficar no ostracismo. Segundo eles se manter no topo por muito tempo não é nem natural nesse mercado cíclico.
Assim como a Banda Cine, o Restart, trabalhou num novo trabalho com o objetivo de demonstrar que amadureceu seu estilo musical. Alguns especialistas do mercado musical acreditam que algumas dessas bandas coloridas podem se reinventar e ressurgir com bom desempenho. A preocupação parece estar em manter o público que na época do auge era adolescente e agora já é adulto. Algo interessante é que a banda Restart está trabalhando na divulgação de suas canções na América Latina.
Replace
Também dessa fase de bandas teen podemos citar a Replace que se tornou uma das favoritas dos adolescentes de 2006. Com um visual um pouco mais sóbrio demonstrava ter forte influência de bandas como Charlie Brown Jr e Blink 182. O grupo continua na ativa mesmo com a queda do sucesso e passou por uma série de mudanças de integrantes. Outra banda que está esperando pela virada do mercado musical.
Banda Colorida – Uma Marca de Estilo ou um Estigma?
A pergunta que fica é se o fato de serem lembradas como bandas coloridas torna esses grupos menores, provavelmente diante dos fãs ainda ardorosos não. O que observamos é uma transformação na forma de se vestir dos integrantes dessas bandas, algo natural se pensarmos que esses músicos eram bem jovens e amadureceram. As pessoas mudam de gosto quando amadurecem, em grande parte dos casos.
Sobre o colorido ter ficado no passado os integrantes da banda Cine já disseram que foi um processo natural que aconteceu aos poucos. Além da vontade de usar outro tipo de roupas os integrantes compreenderam que era interessante demonstrar a evolução do seu trabalho musical em sua imagem. A roupa fala muito sobre quem somos e que mensagem desejamos passar mesmo quando não nos importamos com isso.
E você gostava de alguma dessas bandas coloridas?