O Que é Um Teclado Musical Arranjador?

Para quem gosta de música, hoje nós vamos falar um pouco sobre o que é um teclado arranjador e as suas principais características. Aproveitando a oportunidade, falaremos um pouco também sobre outros tipos de teclados menos populares. Continue lendo e confira tudo aqui.

Características do Teclado Arranjador

No Brasil, os teclados arranjadores são alguns dos mais populares que há. Eles são teclados com timbres e ritmos. Em um arranjador temos o jazz, bossa nova, rock, dance, e vários outros estilos de acompanhamento musical. Esse modelo também oferece a parte rítmica, como baixo, instrumentos de corda (guitarra e violão), bateria, metais (como é o caso do trombone e do trompete, por exemplo) e muito mais…

Esse tipo de teclado para iniciantes, geralmente possui programas de ensino já instalados, oferecendo uma utilização mais fácil e vários timbres e ritmos que ajudam muito no aprendizado de quem está começando.

Teclado arranjador semi e profissional: os teclados arranjadores profissionais são os mais comuns de serem usados por músicos durante a noite, que não possuem uma banda e que precisam de ritmos para o acompanhamento.

São usados também por aqueles músicos que tocam músicas regionais e por músicos de igreja. Esses equipamentos já contam com memória externa, como um pen drive. Além de também possuirem opções para a criação de acompanhamentos e de timbres.

Teclado Sintetizador / Teclado Workstation / Pianos Digitais / Teclados Controladores

Além dos teclados arranjadores, há também outros tipos de teclados. Confira abaixo as principais características de cada um deles:

Teclado sintetizador: o teclado sintetizador é um modelo ideal para a produção de sons que são gerados de forma automática, por meio de várias técnicas. Dessa forma, o teclado arranjador é um modelo ideal para acompanhamentos e ritmos. Ele é especialista em timbres.

Teclado Sintetizador

Teclado Sintetizador

O teclado sintetizador também foi pensado para a Criação ou para Importação de novos usuários ou timbres. Por isso, é muito indicado para músicos que tocam em bandas.

Se olharmos de uma forma mais técnica, o teclado sintetizador atua criando sons ao manipular correntes elétricas de forma direta (os chamados sintetizadores analógicos); através também da manipulação matemática dos valores discretos utilizando a tecnologia digital, incluindo os computadores; a leitura dos dados contidos na memória (ao chamados sintetizadores digitais); ou, por fim, pelo resultado da combinação de diversos fatores.

Quando chega ao estágio final, as vibrações que acontecem no diafragma nos fones de ouvido, nas caixas de som, e etc., são provocadas pelas correntes elétricas.

O resultado do som sintetizado não é igual a um som natural, em que a energia mecânica existente na onda sonora se transforma em um sinal que volta para a energia mecânica que é tocado.

Teclado workstation: se caracterizam como unidades bem mais complexas. São teclados completos, pois envolvem sequenciadores para composições, a síntese de sons, arranjos das partes musicais e/ou das peças musicais completas.

Teclado Workstation

Teclado Workstation

Esse tipo de teclado é muito usado em estúdios de gravação. E também são ideais para os grandes palcos.

Pianos digitais: esses pianos são feitos para produzirem sons de pianos, e que ficam armazenados na memória do teclado de forma digital.

Teclados controladores: trata-se de teclados com números de teclas variadas. Em grande parte dos casos, eles não contam com timbres, que servem para controlar demais instrumentos digitais por meio da comunicação entre instrumentos digitais (MIDI), controle computadores, bateria eletrônica, módulos de som, e muito mais…

Teclados Controladores

Teclados Controladores

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Teclado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *