Como Mudar o Compasso no Reaper

Antes de responder a questão acima, veremos uma breve descrição do que é o reaper e para que ele serve.

O reaper é, na verdade, um software completo, pelo que é possível tanto gravar, quanto editar, mixar e até organizar os arquivos de áudio. Esse software disponibiliza muitos recursos e possibilita que criemos composições com base em partes de áudios.

Apesar de oferecer tantas opções de edição e de composição, o reaper é um programa bem leve e simples de usar. Usando esse software, a gente consegue organizar os nossos arquivos em inúmeras trilhas.

O reaper tem muitas alternativas de gravação e também tem suporte para MIDI. Além do mais, também conta com projetos e com efeitos de exemplos.

Principais Recursos do Reaper

Confira abaixo uma relação com os principais recursos oferecidos pelo reaper:

  • Consegue suportar Kernel Streaming, ASIO, DirectSound e o WaveOut, para gravação e para reprodução.
  • Possibilita a organização dos itens em trilhas.
  • Possui temas que podem ser personalizados.
  • Lê e também grava arquivos em formatos como: MP3, OGG e WAV.
  • Comandos de desfazer e de refazer em muitas camadas.
  • Tem controles de envelopes, pan e de volume por trilha.
  • Suporta bem plug-ins como VST, DirectX e Jesusonic.

Como Mudar o Compasso no Reaper

Software Reaper

Software Reaper

Agora sim vejamos como mudar o compasso no reaper, para quem quer mudar o andamento da composição. Vamos dar três dicas bem legais:

Primeira:

  • 1º Passo: você precisa saber qual o BPM da música;
  • 2º Passo: aperte as teclas ALT+ENTER
  • 3º Passo: no campo “Time/Base”, você seleciona “Time”, e depois em “OK”.

Segunda:

  • 1º Passo: clique no ponto da composição em que você deseja mudar o compasso.
  • 2º Passo: Aperte Shift+C. Se preferir, você pode clicar com o botão direito, selecionar a opção “Insert time signature marker”. Caso queira voltar com o tempo antigo, basta repetir o processo.

Terceira:

A última opção é realizar a transição do tempo usando envelopes.

  • 1º Passo: clique em Ctrl+Alt+M. Nesse momento, aparecerá a Master Track.
  • 2º Passo: clique em “env”, que aparece na Master Track.
  • 3º Passo: selecione “Tempo map”.
  • 4º Passo: após realizar os passos acima, basta você acrescentar os nós na trilha, para que possa alterar, de forma progressiva ou instantânea, o tempo da composição.

Razões Para Usar o Reaper

Quem está começando a trabalhar com áudio, ou até mesmo quem já trabalha, frequentemente fica indeciso sobre qual DAW (Digital Audio Workstation) escolher em meio à tantas opções interessantes que existem no mercado atualmente.

Abaixo, nós listamos 10 razões para usar o reaper. Confira!

1 – Personalização: o usuário pode personalizar a plataforma conforme as suas preferências. O usuário tem total liberdade.

2 – Treinamento completo: quem ainda não sabe usar o reaper, ainda tem a vantagem de receber um treinamento completo e online sobre o seu funcionamento. Com o treinamento, o usuário aprende a dominar todas as funcionalidades e ferramentas do programa.

3 – Possui a maior comunidade de usuários ativos: e esse é um ponto muito importante na hora de escolher um bom software. Quanto maior for o número dos seus usuários, maior será a sua popularidade. Além do mais, também é bem mais fácil para o usuário conseguir respostas para as suas dúvidas sobre os bugs e as suas funcionalidades. O reaper tem até um Fórum oficial, que você pode acessar clicando no link https://forum.cockos.com/.

4 – Software mais acessível: o uso do reaper não tem burocracias, como acontece com os seus concorrentes. É tão simples, que basta o usuário acessar o site oficial do programa, baixá-lo e já começar a usá-lo em pouquíssimo tempo. Ele não exige nenhum tipo de cadastro, não solicita e-mail, nem nada parecido. Você só precisa baixá-lo e começar a usá-lo em poucos segundos.

Página do Reaper

Página do Reaper

5 – Compatível com o Windows e com MAC: disponível para os dois principais sistemas operacionais.

6 – Programa mais barato: se você comparar o reaper com outros softwares da categoria, verá que ele é o mais barato entre eles. A sua licença custa em torno de 60$ dólares. Esse valor é bem aquém dos benefícios que ele oferece. E, após adquirir a licença, o usuário tem direito de receber atualizações do programa para duas versões. Ou seja, se você adquiriu a licença para a versão 6.0 do reaper, terá direito às atualizações por mais duas versões, até a versão 7.99, por exemplo. O que representa um período de cerca de 5 anos de atualizações. Se quiser, também pode usar a versão de teste do software, que é gratuita e não tem limite. A versão de teste não expira.

7 – Reaper é o programa mais versátil: e essa característica fez com que o reaper se tornasse o mais popular no Brasil, dentre da sua categoria. Um dos itens que o faz ser tão versátil é o poder que os seus recursos têm. Ele permite a criação de ações personalizadas, de atalhos, de barras de ferramentas, e até alternar o visual do software em somente um clique.

8 – Oferece muitos recursos: uma das características que mais impressiona os usuários é a quantidade de recursos que o reaper possui. Ele consegue superar os demais em várias características, como estabilidade, rapidez, compatibilidade e personalização. Além do mais, esse programa é o pioneiro em muitos recursos, como o uso de controle remoto da sua interface por meio do celular. Isso permite que o usuário controle o reaper usando o celular, e o melhor é que não é preciso instalar nada a mais por isso.

9 – O reaper é muito fácil de operar: quem já usa outras DAWs mais burocráticas e complicadas, certamente ficará surpreso com a facilidade que é usar esse software. As tarefas mais complicadas podem ser realizadas com apenas alguns cliques. Sendo que, em outros programas de áudio da mesma categoria, essa tarefa poderia demorar até horas. Com o reaper, você consegue otimizar muito o seu tempo e acelerar em até 10x a realização de uma tarefa.

10 – O software mais leve: na sua categoria, o reaper é o programa mais leve, ainda que ofereça uma série de funções. Conforme o peso do projeto no qual você está trabalhando, você até consegue rodá-lo em uma máquina mais antiga. O instalador desse sofware tem menos que 15MB.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *