Campo Harmônico Violão Acordes

Você sabe o que é o campo harmônico e como ele funciona? Hoje vamos aprender um pouco mais sobre as características dessa importante informação para as pessoas que desejam a cadeia mais aprofundar seus conhecimentos sobre o mundo da música.

O campo harmônico é formado a partir da junção de diferentes tipos de notas que formaram certos tipos de acordes. As notas selecionadas para fazerem parar dos acordes, acabam sendo determinadas de forma prévia por meio da chamada escala musical.

Existem então as divisões das escalas musicais para que esse processo acabe sendo realizado de forma mais rápida e fácil, são eles: o acorde maior, o acorde menor, o acorde menor harmônico e também o acorde menor melódico.

Campo Harmônico Maior

Campo Harmônico Maior

Além de ser chamado de campo harmônico, alguns músicos acabam o chamando de estrutura tonal do instrumento, banque a partir de sua execução poderá ser percebido as variações presentes nos sons das notas e como elas se comportam.

Existem também alguns graus que serão observados dentro do campo harmônico, variando então as notas em maiores, menores e diminutas. Essas variações são determinadas a partir dos sons emitidos em cada uma das execuções das notas.

Os instrumentos que acabam oferecendo em maiores quantidades e riquezas esses filiando variações que irão constituir todo o campo harmônico do instrumento, são os chamados instrumentos de corda. Com eles, a facilidade para o entendimento das variações do campo harmônico ocorre de forma mais fácil e intuitiva, facilitando o processo de aprendizagem.

O Violão E O Campo Harmônico

O violão é um instrumento de cordas, e que é tocado por muita gente. Porém, para que você se torne uma pessoa entendedora dos sons que seu violão pode emitir, sem necessitar aprofundar seus estudos como a maioria dos músicos acaba fazendo, você pode aprender e estudar um pouco mais sobre o campo harmônico nesse instrumento, e também perceber que o mesmo não é considerado tão difícil.

Os Acordes

Os acordes que fazem parte do campo harmônico são divididos dentro das variações dos mesmos.

Como exemplo, podemos perceber que ao executar o campo harmônico de dó maior as primeiras notas serão C, E, e também G.

A partir da variação dos acordes felizardos no violão, será possível alterar a tonalidade de diversas música, o que é muito interessante.

Acordes

Acordes

Aquela clássica pergunta “em que tom eu posso tocar?” faz uma menção exatamente da variação do campo harmônico, e como ela pode influenciar no desenvolvimento de uma música.

Por isso, o conhecimento sobre o campo harmônico e como ele pode influenciar em seu desempenho musical é considerado muito importante, fazendo com que  o músico seja capaz de realizar variações de tons e também improvisar um som a partir da utilização do conceito do campo harmônico e seu comportamento.

O conhecimento na área de campo harmônico é considerado de extrema importância para os músicos que trabalham com esse tipo de arte, mas também, é imprescindível para que músicos amadores consigam entender um pouco mais sobre o processo de construção de arranjos musicais, e também sobre a arte da improvisação das músicas presentes em nosso cenário musical.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cifras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *