Segundo diversos pesquisadores de todo o mundo, a musica pode estabelecer diversos tipos de benefícios na vida de determinada pessoa, que não envolvem somente a melhora no aspecto de sua saúde, mas também no quesito de seu desenvolvimento cerebral, fazendo com que seja possível observar certos tipos de melhorias, como no seu próprio equilíbrio, aumentando de seu bem-estar e outros tipos de aspectos, como o próprio raciocínio.
Alguns pesquisadores alemães, constataram que as pessoas que trabalham de alguma forma com algum tipo de tonalidade musical, podem também desenvolver em cerca de 25% a mais algumas áreas de seu cérebro, quando comparados com pessoas que não desenvolvem esse mesmo tipo de trabalho.
Ainda seguindo esse mesmo aspecto das pesquisas, as pessoas que também apresentam conhecimentos quanto as notas musicais e também em relação a algumas divisões rítmicas, foi possível perceber que os mesmos detém um maior conhecimento na área da matemática, o que pode ser considerado muito interessante.
Outras pesquisas apontam também que algumas crianças que de alguma desenvolvem algum tipo de trabalho musical podem apresentar maiores aptidões dentro da escola e também ao longo de seu desenvolvimento.
A musica é um conceito já considerado muito importante a muitos anos, desde a época de Platão, que afirmava que a música é considerado um instrumento voltado para o âmbito educacional, podendo fazer com que ao utilizar a musica em escolas e no incentivo da criança, os resultados podem ser considerados mais potentes do que quaisquer outros.
A Música Nas Escolas
É muito importante entender que o processo de estimulação musical dos alunos nas escolas deve ocorrer de forma natural, oferecendo aos alunos opções onde cada um deles se sinta mais confortável e interessado para aprender um pouco mais sobre determinado instrumento musical, por exemplo. Para isso então, é possível observar que existem diversos tipos de atitudes tomadas pelas próprias escolas, a fim de fazer com que as crianças acompanhem a introdução musical de forma mais tranquila.
Geralmente, as letras musicais são um dos primeiros passos tomados pelas maioria das escolas, utilizando como parte da construção de algum texto e também de sua interpretação.
Com isso então, fica mais fácil fazer com que a própria criatividade das crianças comece a se desenvolver, e também a integração dos próprios alunos das salas de aula.
O contexto musical dentro da sala de aula regular é um conceito e que vem sendo aplicado nos últimos anos, tirando a ideia de que a música deveria ser trabalhada nas crianças apenas em escolas voltadas especialmente para o âmbito musical.
O Que A Música Pode Desenvolver Nos Alunos?
O estimulo dos sentidos é um dos conceitos mais importantes na aplicação musical dentro das escolas, já que oferece ao aluno uma maior oportunidade de fazer com que algumas habilidades sejam neles desenvolvidos, como a observação e também compreensão.
Alguns professores musicais defendem também que a partir do conhecimento musical, seus alunos podem se tornar melhores leitores e consequentemente se sair melhor no quesito de interpretações de textos, por exemplo. Isso acontece pois para esses professores, os alunos acabam desenvolvendo melhor o seu ouvido, o tornando de certa forma, treinado.