O Que Caracteriza Um Musical? Como Funciona?

Um musical consiste em uma forma de expressão artística de teatro, e que se estende à TV e ao cinema. No contexto do musical, está presente a ópera, em especial a ópera chinesa, de cabarés e de musicais modernos.

A estrutura cênica de um musical é baseada numa narrativa que se apoia em composições musicais, que acompanham o diálogo, que podem também ser o próprio diálogo, ou que podem interagir com a coreografia do espetáculo.

Durante uma ópera, há uma série de elementos que dão suporte ao espetáculo como, por exemplo, efeitos sonoros, orquestra e banda de música.

Os exemplos de musicais que temos hoje em dia, que podemos ver nos cinemas, na Broadway, e em inúmeras casas de espetáculo espalhadas por aí, receberam a influência da comédia musical, que se trata de uma peça musicada, que nasceu na Inglaterra no fim do séc. XIX, e que logo em seguida também fez sucesso nos Estados Unidos no começo do séc. XX.

A principal característica da comédia musical é que ele enfatiza a narrativa dramática, tornando o canto e a fala dois elementos interligados.

O marco onde tudo começou, quando teve início o teatro musical, teria sido em 1927, no “Show Boat”, uma música de Jerome David Kern e com um livrinho de Oscar Hammerstein, que foi o primeiro espetáculo grandioso americano nessa modalidade.

Depois dele, vieram também outros, como “My Faair Lady (1956)”, “Oklahoma! (1943)”, “Hello Dolly (1964)”, “West side story (1957)”, e muitos outros.

Como Escrever Um Musical

Se você tem habilidade, então, confira abaixo os principais passos de como escrever um musical, e mostre ao mundo o seu talento.

1 – Enredo: o primeiro passo é definir o enredo para o seu musical. Para isso, você pode usar um filme, um livro ou até uma peça. Porém, antes de começar a escrever, adquira os direitos autorais, para evitar problemas futuros com processos.

O ideal é comprar os direitos autorais antes de começar a escrever pois, caso não consiga, não terá perdido tempo, que poderia ter sido usado em outra ideia. Se quiser, também pode usar ideias autorais ou de domínio público, como é o caso das histórias bíblicas, por exemplo.

2 – Crie um site: o segundo passo é criar um site para informar todas as novidades para o público. Nele, você pode disponibilizar o roteiro conforme o mesmo for sendo atualizado. O ideal é ter o seu próprio domínio.

3 – Trilha sonora:  ajuda muito no momento de trabalhar as cenas e de ter em mente o tempo de duração de cada uma delas.

4 – Roteiro: para isso, você não precisa de nenhum programa especial. Você pode usar o Microsoft Word mesmo, que é possível trabalhar tranquilamente.

5 – Roteiro x Instruções de palco: de maneira simples, escreve sugestões e comentários a respeito da movimentação dos atores, e também das coreografias, para que o musical fique ainda mais completo. Caso contrário, ele tende a ficar mais parecido com uma peça teatral, contendo somente os diálogos entre os atores.

6 – Faça um passeio por todo o musical, cantando e atuando em todas as cenas: ainda que não tenha uma música pronta, você já deve ter pensado em uma ideia para a melodia. Isso é muito importante, pois melhora a fluidez das músicas e do enredo.

7 – Produção da música: caso você não tenha habilidade para escrever uma música para o seu musical, procure algum profissional que consiga. Muitas pessoas contratam compositores para os seus musicais, inclusive roteiristas profissionais.

8 – Peça para amigos e atores amadores para trabalharem com você: pode ser que, durante a apresentação, tenha um agente na plateia e goste do seu trabalho.

Não se esqueça de identificar o humor musical, se é feliz, engraçado, triste… E, principalmente, cuide para que o seu musical seja algo especial não só para você, mas também para o público que o está assistindo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *