A cada dia que se passa os festivais de música eletrônica tem tomado grande espaço na vida de muitos jovens. Esses festivais costumam durar mais de uma noite e trazem consigo a promessa de uma experiencia inigualável.
Os eventos de música eletrônica possuem uma estrutura de palco, cenário e espaço extremamente elaborados. Com formas geométricas, desenhos psicodélicos e tudo mais. Existem diversas variações desse estilo de musica e ritmos, hoje em dia o preconceito contra esses eventos baixou muito devido a popularização do mesmo, a cada ano que se passa aparecem mais apreciadores do ritmo e prontos para embarcar nessa viagem fora do normal.
Quando Surgiu A Música Eletrônica
O conceito de música eletrônica tomou forma através do francês Pierre Schaeffer, no ano de 1948, no entanto acredita-se que os primeiros instrumentos que deram inicio ao desenvolvimento da Música Eletrônica, circula pelos anos de 1850. O engenheiro, Pierre Schaeffer, criou o Music Concrete, traduzindo para o português, significa no sentido literal “musica concreta”. Esse tipo de música, denominada de concreta se dava pelo fato de ser produzida através de edição de áudio em união com sons externos naturais.
Na sua primeira composição de musica eletrônica, o engenheiro usou ruídos de toca-discos, e também manipulou os sons através do sentido em que o dico rodava e na velocidade. No ano de 1951, Werner Meyer-Eppler, se arriscou para entrar no meio da produção dessas músicas. O alemão trabalhava anteriormente com sintetizadores, e estava tentando mescla-los com a música. Seus resultados foram satisfatórios. Depois disso, ele se juntou com o compositor Herbert Heimert e ao musico Robert Bever, juntos criaram o primeiro estúdio de música eletrônica.
A característica que fazia a diferenciação da musica eletrônica para a musica concreta, criada na França, era que a musica alemã era feita estritamente com recursos eletrônicos, sintetizadores e osciladores. Diferente da música concreta que usava ruídos naturais.
No ano de 1954, outro alemão entra para o estúdio, dessa vez foi o Karlheinz Stockhausen. O alemão tomou grande destaque dentro do estúdio, foi um grande visionário e pioneiro da musica eletrônica. Isso se deu pelo fato de em 1956, dois anos após sua entrada, teve a ideia de unir vocais ao som eletrônico já criado. No entanto, tanto na França, quanto na Alemanha os sons produzidos eletronicamente eram muito rudimentares, ou seja, eram muito básicos, primários.
O conceito de musica eletrônica estava cada vez mais criando espaço, mas seu ápice se procedeu na década de 60.
O Que É Cultura Rave? Origem, Características E Evolução
Hoje muito se fala das festas raves, cultura raves, mas muitas pessoas ainda passam por desentendidas nesse assunto. O termo é um pouco estranho e incomum, mas acredite, ele será ouvido cada vez mais a partir de agora. Com a popularização das festas eletrônicas, dos eventos, cada vez mais presente na atualidade de muitos jovens.
Antes de chegar na festa, aquele momento que você está caminhando até o portão de chegada, já consegue sentir as batidas pulsando dentro do seu corpo. A multidão junta, com o corpo cheio de êxtase, supera qualquer sensação já vivida. É uma experiencia inigualável, dizem os amantes pela festa.
Por volta dos anos de 1950, a expressão “rave” era usada como forma de identificar os partidos boêmios. Ela retratava a cultura da juventude moderna e sua constante festa selvagem.
Esse termo “rave” foi muito usado entre os grupos musicais nos primeiros anos, mas a partir de certo momento ele desapareceu de cena. E só foi reaparecer na década de 1980, nessa época grande parte dos jovens começaram a seguir a famosa cultura rave.
Acredita-se que a cultura rave teve sua origem na década de 1980. Entretanto, essa cultura não tinha a ver apenas sobre festas a noite toda, com músicas eletrônicas dançando ao luar. Essa cultura foi fortemente associada também com drogas como cocaína, ecstasy, cetamina entre outras. Essas festas também contam com uma exibição luxuosa de luzes de laser e fumaça artificial.
No início, as primeiras festas raves eram conhecidas popularmente como Summer Acids. Nelas tinham músicas eletrônicas, mas também músicas psicodélicas. As festas começaram a se popularizar nos armazéns e com isso cada vez mais as pessoas começaram a fazer parte dessa cultura.
No entanto, essas festas não eram muito bem vistas pelos políticos. No Reino Unido, houve forte resistência. Essa cultura se proliferou nas cidades de Chicago, Los Angeles, Montreal e até mesmo em San Francisco.
Com o passar dos anos as festas rave e sua cultura foram lentamente se espalhando pelo mundo inteiro.
Nos Estados Unidos, a popularidade da cultura rave se tornou enorme. Com isso, a cultura rave tomou outros propósitos, como tentar promover a paz mundial, o amor e a responsabilidade de atitudes. Essas atitudes foram tomadas pelo simples fato de que a cultura era fortemente relacionada com o uso de drogas
Embora não seja uma norma usar drogas para participar dos eventos, das festas, existe esse grande equivoco em grande parte pelos olhos das pessoas de fora, pelo fato de que alguns participantes dessa festa façam o uso de substancias proibidas os adeptos ao evento sofreram com diversos problemas por conta dessa fama que a festa tomou, essa reputação de promover o uso de drogas.
Expressões Utilizadas Nas Festas Rave
Quando se é iniciante nas festas raves é extremamente normal ficar perdido nas inúmeras gírias que eles utilizam, mas não se preocupe. Com essas dicas que serão dadas abaixo, no seu segundo evento já estará por dentro de todas es expressões que usavam para tentar exemplificar o que aquele momento magico irá te trazer.
- “Ficar bruxo na Rave”. Essa expressão quer dizer que a pessoa ficou muito doida, alucinada.
- “Chama na canhotinha”. Essa expressão quer dizer que o som da festa está bom demais ou que o DJ fez uma virada que agitou a galera.
- “Rato de rave”. Rato de rave é aquela pessoa que está em todos os eventos de música eletrônica, ou seja, um fanático com música eletrônica.
Essas são algumas gírias utilizadas pelas pessoas na rave, mas ainda possuem diversas outras, e muitas tem a ver com o uso de substancias proibidas, como alucinógenos.
Curiosidades Sobre Festa Rave
- Existem eventos que duram dias, como o Universo Paralello, sua duração é de 9 dias;
- Existem eventos de festa raves que recebem famílias, até mesmo crianças;
- A maioria dos eventos são realizadas em cidades do interior, longe dos centros urbanos. Esses eventos são realizados em lugares abertos;
- As festas raves não são lugar onde acontece extrema pegação, como as micaretas. As pessoas que estão lá cultuam realmente a música eletrônica;
- Outra curiosidade é que não há um horário certo para se chegar nessa festa, enquanto você pode estar chegando pode ter gente indo embora.