Valor das Notas Musicais – Exercícios

A música é composta por melodia, Ritmo e Harmonia. A melodia é a parte cantada, o som principal. Ritmo é a marcação do tempo da música, mais rápida ou mais lenta por exemplo. Harmonia é a sobreposição da notas musicais que servem como base para a melodia.

O Que São Notas Musicais?

As notas musicais são os elementos de um som, por exemplo, quando a corda do violão vibra ela vai então movimentar o ar a sua volta gerando a agitação de moléculas que vai ocorrer na mesma frequência de vibração da corda, o som então que ouvimos na verdade é nosso ouvido captando a vibração do ar que será processado pelo cérebro e atribuído a ele um ruído. Essas vibrações vão determinar a altura do som, se tiver poucas vibrações, vai haver um som grave, se tiver muitas vibrações, vai haver um som agudo. Cada frequência, cada tipo de vibração diferente determina um som, que são as notas diferentes. No som  As notas musicais são representadas por letras para facilitar a escrita e a leitura, essa representação é universal, que facilita que músicos que falam línguas diferentes possam tocar a mesma música. As representações são essas: C representa o dó; D representa o ré; E representa o mi; F representa o fá; G representa o sol; A representa o lá; B representa o si.


Tempo Musical

As notas musicais também podem ser representadas por partituras, na partitura você irá encontrar também as chamadas figuras musicais ou figuras rítmicas, que são símbolos que representam o tempo da música, cada simbolo tem um valor, e a duração de cada nota ou acorde numa partitura irá ser determinada por essas figuras musicais.

As figuras são: Semibreve, Minima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa, semifusa. Se visto nessa ordem, a lógica é que cada figura musical citada, dura metade do tempo da anterior, ou seja, a mínima dura metade do tempo da semibreve, a semínima dura metade do tempo da mínima. Para entender melhor a lógica pode-se atribuir valores a elas. Semibreve com o valor de quatro; Minima com o valor de dois; semínima com o valor de 1; colcheia com o valor de meio; semicolcheia com o valor de um quarto; fusa com o valor de um oitavo; semifusa com o valor de um dezesseis avos. Medido em tempo quer dizer que se uma fusa dura um segundo, uma semibreve representaria trinta e dois segundos. Na representação em todas as partituras você encontra o valor de uma das figuras, geralmente a semínima, e a partir desse valor você conseguirá deduzir os outros. Esse tempo vai ser representado em batida por minuto (bpm) que quer dizer que dentro do minuto cabem tantas batidas, por exemplo, se falar que são a semínima vale cento e vinte, quer dizer que dentro de um minuto vão caber cento e vinte batidas da nota. Para correlacionar os segundos com as batidas por minuto, é usado o metrônomo, ao tocar uma música, tendo um metrônomo do lado, você irá programar ele para o valor dado, e se na nota aparecer duas figuras, você mede o tempo com relação ao valor delas.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *