Fernando e Sorocaba

A dupla Fernando e Sorocaba é uma das que mais faturam na música sertaneja universitária e uma das precursoras desse estilo. O cantor Fernando se chama Fernando Zorzanello Bonifácio e nasceu na cidade de Ji-Paraná em Rondônia no dia 21 de abril de 1984. O nome verdadeiro de Sorocaba é Fernando Fakri de Assis, ele nasceu no dia 15 de setembro de 1980 em São Paulo, mas foi criado na cidade de Sorocaba, o que deu origem ao seu nome artístico.

O Início da Carreira de Fernando

Fernando sempre gostou de música e quando criança gostava de brincar com o violão do seu avô. Porém, foi somente com 15 anos de idade que ele começou a cantar. O cantor se mudou para a cidade de Londrina, Paraná, para cursar Agronomia, contudo, sua paixão era mesmo a música. O jovem começou a fazer relativo sucesso nos barzinhos de Londrina inclusive com músicas que ele mesmo compôs.

Já no segundo ano de faculdade Fernando pagava as suas contas com a música. Seu bom desempenho o ajudou a conseguir apoio de empresas locais para gravar seu primeiro CD e DVD chamado “Ao Vivo em Londrina”. Num dos barzinhos de Londrina ele conheceu Sorocaba com quem viria a fazer uma das duplas mais bem sucedidas da música sertaneja universitária.

O Início da Carreira de Sorocaba

A carreira musical entrou na vida de Sorocaba quando ele estava na faculdade de agronomia em Londrina, local em que viria a conhecer Fernando. Além de cantor, Sorocaba, também é compositor e muitas vezes esteve no topo da lista dos compositores que mais arrecadam junto ao ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).

A Carreira de Fernando e Sorocaba

Um amigo em comum apresentou Fernando e Sorocaba num bar de Londrina, no ano de 2008 a dupla chegou ao sucesso com o DVD “Bala de Prata”, título de uma de suas músicas mais famosas. Esse álbum gravado ao vivo teve a participação de um público de 10 mil pessoas. A gravação aconteceu as margens do Rio Bandeirantes do Norte na cidade de Santa Fé, no Paraná.

Paga Pau

O ano de 2009 foi o ano de lançamento do grande hit “Paga Pau”, uma canção que se tornou uma das tocadas nas rádios do país. A música fez parte do álbum “Vendaval” que mostrou que a dupla já havia conquistado o Brasil. Algo que os impulsionou a chegar a Som Livre.

Sertanejo Universitário

O estilo musical derivado do sertanejo tradicional gera certa polêmica entre os mais tradicionais. As músicas desse gênero são mais animadas e tem como temas a balada, traições, volta por cima de quem foi traído e festas com bebidas. São músicas que apostam em refrões simples e que são fáceis de memorizar. Músicas que animam festas e podem até acabar com a tristeza de quem está numa fase difícil no amor. Seja como for o estilo se tornou um dos mais rentáveis atualmente e abriu espaço para novas modalidades musicais como a ‘sofrência’.

Fernando e Sorocaba Acústico

Em 2010 a dupla gravou seu primeiro CD e DVD acústico, já pela Som Livre. Ainda em 2010 os dois gravaram o seu quarto DVD em Campina Grande do Sul que é região metropolitana da cidade de Curitiba, capital do Paraná. A dupla também fez um grande show na Ópera de Arame em Curitiba com efeitos tecnológicos bastante interessantes.

Fernando – Produtor Musical

Os shows da dupla Fernando e Sorocaba são produzidos pela dupla e embora muitos não saibam Fernando também é produtor de grandes artistas do cenário sertanejo como Marcos e Belutti e Chitãozinho e Xororó. Os dois parceiros além de cantaram também tem forte tino comercial.

Sorocaba – Máquina de Sucessos

De maneira geral as canções gravadas pela dupla são de autoria de Sorocaba que se tornou um dos principais compositores do país. Dentre os grandes sucessos de sua autoria estão músicas como “Madri”, “Paga Pau”, “Tô Passando Mal”, “Bala de Prata” e o sucesso que projetou o cantor Luan Santana “Meteoro”. O artista é autor de mais de 350 canções tendo no portfólio de artistas que já gravaram suas composições nomes de peso como a dupla Chitãozinho e Xororó.

Shows Tecnológicos

Os fãs de Fernando e Sorocaba sabem que os shows da dupla sempre guardam surpresas como painéis de LED e ilusionismo. A ideia dos cantores é usar a tecnologia como aliada para tornar as apresentações mais divertidas e criar a partir delas entretenimento. As músicas são importantes, mas entreter o público de outras formas também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Duplas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *