Janet Jackson

Janet Jackson tem como seu nome completo Janet Damita Jo Jackson, e é uma cantora de grande sucesso dos Estados Unidos. Ela é de uma família muito famosa, sendo irmã do Michael Jackson. Além de cantora ela também é empresária, estilista e escritora.

Ao todo ela possui sete álbuns que foram número um em vendas, com mais de cento e sessenta milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, e mais de setenta milhões de singles. Possui seu nome incluso em listas como recordistas de vendas e também em melhores álbuns de todos os tempos. Ela é considerada uma das maiores artistas de todos os tempos, e também a melhor dançarina de todos os tempos, possui um título no Hall da Fama do Rock and Roll, é considerada ainda a quinta maior artista de R&B de todos os tempos.

Biografia (Separada por décadas)

Anos 60

Janet nasceu na cidade de Gary, em Indiana, no dia 16 do mês de maio do ano de 1966. Ela é a filha mais nova dentre nove irmãos, filhos de Joseph Walter Jackson e Katherine Esther Jackson. A família era bem religiosa, sendo todos praticantes da religião Testemunhas de Jeová, apesar de ter crescido em uma família religiosa, a cantora se separou da fé ainda na adolescência.

Quando ela era ainda criança os The Jackson 5 já estavam começando a fazer sucesso, eram seus irmãos: Tito, Jackie, Marlon, Jermaine e Michael, quando a irmã nasceu eles começavam a estourar nas casas noturnas e teatros de sua cidade, e quando ela tinha apenas três anos eles assinaram com a gravadora Motown, e começaram a gravar os seus primeiros sucessos.

The Jackson 5

The Jackson 5

Com o sucesso crescente dos irmãos a família se muda para Encino, em Los Angeles, para uma grande mansão que foi chamada de Hayvenhurst.

Anos 70

Em meio à família de artistas, era esperado de Janet que ela também seguisse carreira musical, mas a menina tinha outros planos, ela era apaixonada por cavalos, e queria se tornar um jóquei de corrida de cavalos.

A cantora afirma que não desejava ser artista, mas era o esperado dela pela sua família. No ano de 1973 ela faz a sua primeira aparição artística, com apenas sete anos de idade, subindo ao palco junto de seus irmãos. Na biografia da autora publicada anos mais tarde, em 2002, ela conta que com apenas oito anos de idade o seu pai lhe disse que ele não deveria ser chamado assim, já que na verdade ele era o seu empresário.

Janet Jackson ao Lado do Seu Irmão, Michael

Janet Jackson ao Lado do Seu Irmão, Michael

No ano de 1976 ela aparece pela primeira vez na televisão, com dez anos de idade, onde fez uma apresentação no programa da cantora Cher, chamado The Cher Show. No mesmo ano ela se torna apresentadora do programa The Jacksons, transmitido pela CBS.

No ano de 1978 ela grava a sua primeira canção, que foi um dueto junto de seu irmão Randy da canção “Love Song for Kids”.

Com onze anos de idade ela é escolhida para interpretar um papel na comédia Good Times. E entre os anos de 1979 até 1980 ela participou de várias séries televisivas, sendo elas: A New Kind of Family, Different Strokes e Fame.

Anos 80

No ano de 1982, com apenas quatorze anos de idade, ela consegue um contrato de um milhão de dólares com a A&M Records. O seu álbum de estreia foi lançado no ano de 1982, e foi intitulada “Janet Jackson”. Mesmo sendo seu álbum de estreia o sucesso foi grande, ficando na sexta posição de álbuns na Billboard R&b/Hip Hop. O álbum continha cinco singles, dois deles entraram para as paradas mundiais, e três no top da Billboard nos Estados Unidos.

Seu segundo álbum foi lançado no ano de 1984, intitulado “Dream Street”, seu pai, que era empresário dela e de seus irmãos, os colocou na produção do álbum, com três deles participando dos vocais no fundo, e Marlon escrevendo duas faixas. O álbum conquistou o disco de ouro nos Estados Unidos, e ficou na décima nona posição na Billboard R&B/ Hip Hop.

Quando Janet completou dezoito anos de idade, ela fugiu com um amigo de infância chamado James DeBarge, os dois se casaram, mas o casamento foi anulado menos de um ano depois, no mês de julho de 1985.

Ainda em 1985 ela se juntou a irmã LaToya para participarem do Yamaha Music Festival, onde conquistaram a medalha de prata.

Janet Separa Os Negócios E Família

No ano de 1986 ela decide separar os negócios da família, e então o seu pai não seria mais seu empresário. A cantora conta que foi algo muito difícil de fazer, porém ela desejava muito sair de casa.

Após sair de casa ela começa a trabalhar no seu terceiro álbum de estúdio, chamado de “Control”. O álbum foi lançado no início de 1986, e estrou sendo o número 84 na Billboard 200, e o seu single principal, ““What Have You Done for Me Lately” ficou na quarta posição na Hot 100. Após quatro meses do lançamento de “Control” ele passou a liderar a Billboard 200 e também a venda de álbuns de R&B e Hip Hop durante duas semanas, e ela se tornou recordista de vendas como artista feminina.

O álbum não foi só um sucesso de vendas, sendo extremamente elogiado pela crítica. Ele foi nomeado a 12 prêmios do American Music Awards, algo que é um recorde até os dias de hoje, recebeu certificado de platina 5x.

No ano seguinte é lançado um álbum remixado de Control, chamado de “Control: The Remixes”,conquistou o certificado de Platina no Reino Unido. A cantora não fez promoção do seu álbum com turnê mundial, somente em programas de televisão.

No ano de 1989 ela renova o contrato com a A&M Records por 32 milhões de dólares mais um salário de meio milhão por mês. Nesse mesmo ano ela lança o single “Miss You Much”, pertencente ao seu quarto álbum de estúdio, “Janet Jackson’s Rhythm Nation 1814″.

Quando é lançado seu quarto álbum, são vendidas mais de cem mil cópias, na segunda semana de vendas ela atinge a primeira posição na Billboard 200, e permanece nela por quatro semanas seguidas. Foi o segundo álbum mais vendido no ano todo, e o álbum mais vendido no ano de 1990.

Anos 90

O sucesso de seu quarto álbum a equiparou ao sucesso do seu irmão Michael Jackson que já tinha carreira consolidada na época. O álbum se manteve por 130 semanas na Billboard 200, um recorde, vendeu mais de 14 milhões de cópias no mundo todo.

Assim como o álbum anterior, o sucesso não foi somente nas vendas, nas criticas a aprovação foi extremamente positiva. O álbum contém oito singles, que permaneceram em primeiro nas paradas mundiais por quatro anos consecutivos, de 1989 até 1992, algo que é único até os dias de hoje.

No ano de 1990 ela sai em sua primeira turnê mundial, intitulada “Rhythm Nation World Tour”, que termina no ano de 1991. Teve a terceira turnê mais bem sucedida da época.

Em 1991 ela assina o maior contrato fonográfico até a época, deixando a A&M Records por 50 milhões de dólares propostos pela Virgin Records para a gravação de dois álbuns. Ela foi à cantora mais bem sucedida do ano de 1991.

No ano de 1992 ela estrela o filme Poetic Justice, junto de Tupac, que foi lançado no ano seguinte e arrecadou doze milhões de dólares somente no primeiro final de semana de exibição.

Após o filme ela inicia a gravação do seu próximo álbum, que tem como seu primeiro single a canção “That’s the Way Love Goes”, que já estreia em terceiro lugar no Hot 100 da Billboard. Na promoção do álbum, ela apareceu na capa da Rolling Stone em uma posição icônica, seminua e com mão segurando os seus seios, que pertenciam ao seu ex-marido.

No ano de 1993 ela lança seu próximo álbum, intitulado “Janet”, ele vendeu cem mil cópias no primeiro dia de lançamento, na primeira semana já havia vendido 350 mil cópias, e ela consegue bater seu próprio recorde de vendas, recebeu o certificado de Platina 6x, algo somente conquistado por Whitney Houston.

Whitney Houston

Whitney Houston

Janet” se manteve na Billboard 200 por 150 semanas seguidas, seis dessas semanas na primeira posição, vendeu mais de 20 milhões de cópias mundiais. Cinco singles do álbum lideraram as paradas mundiais, e a canção “That’s the Way Love Goes” ficou por dez semanas seguidas na primeira posição no Hot 100.

A cantora sai em turnê no ano de 1993, nesse mesmo ano ocorrem às acusações de pedofilia ao seu irmão Michael Jackson, ela cancela alguns de seus shows para apoiar o irmão. A irmã LaToya Jackson publicou uma autobiografia que acusava seu pai e seu irmão Michael de abuso sexual infantil, na época, Janet deixa de conversar com a irmã.

No ano de 1995, Janet grava o single “Scream” junto de sue irmão Michael, respondendo as acusações de pedofilia. Somente em 1995 termina a sua turnê iniciada em 1993.

Primeira Compilação

No ano de 1995 ela anuncia o lançamento de uma compilação de seus sucessos, em comemoração aos seus últimos 10 anos de sucesso, intitulada “Design of A Decade 1986/1996”.

A compilação, como era de se esperar, foi um grande sucesso, no primeiro dia alcançou a quarta posição na Billboard 200, vendeu mais de 200 mil cópias na primeira semana, e em um mês vendeu quatro milhões de cópias, recebendo o certificado de Platina 2x.

No ano de 1996 ela renova seu contrato com a Virgin Records, quebrando o seu antigo recorde de maior contrato fonográfico da história, dessa vez assinando com 80 milhões de dólares por um álbum.

Ainda em 1996, Janet sofre muito por sua depressão, então ela decide se afastar da mídia durante todo o ano. Dessa forma, o álbum é lançado no ano seguinte, fica em primeiro lugar nas paradas mundiais, vendendo cerca de 220 mil cópias nos Estados Unidos na primeira semana.

“The Velvet Rope” é considerado pela crítica o melhor álbum da carreira da cantora, considerado uma produção muito profunda, onde ela fala sobre sua depressão e também sobre a violência sofrida na infância. Apesar do sucesso da crítica, o álbum é considerado um fracasso no ano, ficando na 115ª posição de álbum mais vendido naquele ano.

No ano seguinte, o single “Together Again” ganha mais notoriedade e o álbum volta para o Top 0 das paradas. Ela sai em uma turnê mundial para promover o álbum, produzindo um concerto no Madison Square Garden que foi transmitido pela HBO e assistido por mais de 15 milhões de pessoas.

No ano de 1999 ela recebe o prêmio “Legend Award” no World Music Awards, junto da cantora Cher, por ter mais de 100 milhões de cópias de álbuns vendidos.

Anos 2000

No início do ano de 2000 ela é contratada como protagonista do filme “Professor Aloprado”, recebendo 16 milhões de dólares, o filme foi um sucesso de bilheteria e arrecadou mais de 350 milhões de dólares no mundo todo, e mais de 200 milhões de dólares nos Estados Unidos. Ela também canta o single do filme, “Doesn’t Really Matter”, que foi seu único single a estrear já no primeiro lugar da Hot 100 da Billboard.

Doesn't Really Matter

Doesn’t Really Matter

Janet era casada com René Elizondo Jr desde 1991, e no ano de 2000 ele abre um processo de divórcio contra ela. O casamento era escondido tanto da mídia como da família. Ele acusou também Janet de ter tido dois filhos que ela teria doado para a adoção, esses boatos nunca foram confirmados, mas sempre rondaram a vida da cantora. René entrou com um processo pedindo 190 milhões de dólares a serem pagos pela cantora, por ter ajudado nos seus álbuns anteriores, no fim do processo ela foi determinada a lhe pagar 25 milhões de dólares.

No início do ano de 2001 ela lança o single “All for You”, que pertenceria ao álbum de mesmo nome, ela debutou em décimo quarto na Hot 100 da Billboard, e quando alcançou o número 1 na Hot 100, permaneceu nele por oito semanas seguidas, tendo a maior permanência no ano de 2001.

O álbum vendeu mais de 500 mil cópias no seu primeiro dia de lançamento, com o maior número de vendas de toda a carreira da artista. Dominou as principais paradas do mundo todo, recebeu certificado de Platina 2x, e vendeu cerca de 9 milhões de cópias no mundo todo. No meio do ano tem início a turnê “All For You World Tour”, que teve a maioria dos shows cancelados após os ataques do 11 de setembro.

A turnê volta com tudo em 2002, quando ela grava um DVD, teve duração total de 72 shows, com mais de 2 milhões de pessoas assistindo.

O Escândalo do Super Bowl

Janet Jackson e Justin Timberlake no Super Bowl

Janet Jackson e Justin Timberlake no Super Bowl

Em fevereiro do ano de 2004 ela fazia uma grande apresentação durante o intervalo do Super Bowl, quando ela protagonizou o que ficou conhecido como “Escândalo do Super Bowl”, junto de Justin Timberlake. No final da apresentação dos cantores, Justin puxa uma parte da blusa de Janet, e seu seio fica a mostra com um piercing no mamilo, a duração foi de poucos segundos, mas repercutiu fortemente na mídia.

A cantora, junto de Justin Timberlake, se desculpou na televisão americana, apesar dos dois participarem da apresentação a “culpa” foi considerada em sua maioria de Janet. Meses depois de ter pedido desculpas, ela disse que se sentia mal por ter que desculpar-se por algo que não havia feito. Segunda a cantora a ideia era mostrar somente as roupas intimas, mas que havia ocorrido um erro de medidas por parte do estilista, o que fez com que a maior parte de sua blusa saísse.

A cantora processou o estilista Alexander McQueen, que foi determinado a pagar uma multa de 100 mil dólares à cantora por danos morais. Anos mais tarde, em 2008, os dois se reencontraram e lançaram até uma linha de lingerie juntos. A CBS, que transmitia o show, foi obrigada a pagar uma multa de 550 mil dólares.

O escândalo teve proporções descomunais, ocorrendo mais de 540 mil ligações à televisão reclamando sobre a apresentação. A mídia expôs o caso de forma exaustiva, o que prejudicou muito a carreira da cantora, perdendo contratos e participações especiais em sua nova turnê. O caso foi extremamente comentado, criaram-se diversas teorias a cerca dele pelas proporções que tomou. Muito comentado também foi o fato de Janet levar toda a culpa e Justin sair praticamente ileso de todo o problema, acusações de racismo e machismo contra a mídia foram feitas.

A carreira da cantora foi extremamente afetada, o seu single do novo álbum foi lançado um dia após o acidente, e muitas rádios e redes de televisão boicotaram a artista. O seu próximo álbum “Damita Jo” estreou no segundo lugar da Billboard 200 e vendeu cerca de 280 mil cópias na primeira semana. O álbum vendeu 3 milhões de cópias no mundo todo durante o ano de 2004.

A cantora fez múltiplas aparições na televisão no ano de 2004, provavelmente para tentar reparar a sua imagem. Ela fez entrevistas nos principais programas dos Estados Unidos, e todos comentavam sobre o incidente, mesmo sendo algo que a cantora não gostava de falar.

Após o Escândalo

Seu próximo álbum foi lançado no ano de 2006, intitulado “20 Y.O.”, estreou em segundo lugar na Billboard 200. O nome do álbum era em homenagem aos vinte anos de lançamento do seu álbum “Control”. Para promover o álbum ela apareceu na capa da revista Us Weekly, e se tornou uma das edições mais vendidas da revista.

O álbum recebeu disco de platina e alcançou a venda de 1,2 milhões de cópias mundialmente, um número extremamente pequeno comparado aos outros lançamentos da cantora. O co-produtor do álbum deixou o seu emprego após o baixo desempenho do álbum.

Billboard 200

Billboard 200

No ano de 2007 ela estrelou no filme “Por Que eu me Casei?”, que foi um sucesso de bilheteria e nas críticas.

No ano de 2008 ela lança o álbum “Discipline”, e após esse lançamento ela dá uma pausa em sua carreira musical.

Anos 2010

A cantora permaneceu com uma pausa na carreira, fazendo poucas aparições na mídia.

No ano de 2015 ela lança o seu décimo álbum, que foi produzido pela sua própria gravadora, a Rhythm Nation Records. Ela é uma das poucas cantoras femininas negras que possuem uma gravadora. O álbum fala sobre diversas questões, como fama, amor, politica e sexo.

A cantora foi coroada como “ícone máximo” durante o Bet Awards, o seu álbum Unbreakable” estreou no topo da Billboard 200. Ela está entre uma das três artistas femininas a terem atravessadas os últimos quarenta anos com lançamentos que ficaram no topo das paradas.

Janet Jackson Cantando

Janet Jackson Cantando

Para promover o álbum ela fez contato direto com os fãs por meio das redes sociais, anunciando por lá as novidades. Ela também não fez grandes apresentações, mas saiu em turnê no meio do ano de 2015 para promover o álbum.

No ano de 2016, durante a sua turnê, ela anuncia a sua primeira gravidez, aos cinquenta anos de idade, e por causa da gravidez foi necessário cancelar alguns de seus shows. Seu filho nasceu no dia 3 do mês de janeiro de 2017, e foi chamado de Eissa Al Mana. Ele é fruto do seu relacionamento com Wissam Al Mama, o quinto marida da cantora, do qual ela se separou em 2017.

Os Recordes De Janet Jackson:

  • Uma das cantoras que mais vendeu músicas nos Estados Unidos.
  • Álbum feminino com mais tempo na Billboard 200, conquistado com Janet.
  • Álbum feminino com mais tempo na Billboard 200, conquistado com The Velvet Rope.
  • É a terceira cantora que mais arrecadou em turnês, com cerca de 571 milhões arrecadados.
  • Já teve 10 singles na primeira posição da Hot 100 da Billboard.
  • Já teve 35 singles no topo das paradas mundiais.
  • Possui mais de 40 milhões de singles vendidos somente nos Estados Unidos.
  • Já foi inclusa em 46 listas diferentes da Forbes. Sendo a cantora negra mais rica de todos os tempos (2013), e a única cantora negra bilionária do mundo, com fortuna avaliada em 1,2 bilhões de dólares.
  • Ela foi à pessoa mais procurada na internet no ano de 2006 e 2007.
  • Ela, junto de Michael Jackson, são os irmãos mais bem sucedidos da história.

Prêmios Recebidos Por Janet Jackson:

  • Melhor Artista Feminina de Soul/R&B – conquistado em 1987. (American Music Awards)
  • Melhor Coreografia em um Videoclipe –”Nasty” – conquistado em 1987. (MTV Video Music Awards).
  • Melhor Fotografia em um Videoclipe – “The Pleasure Principle” – conquistado em 1988. (MTV Video Music Awards).
  • Melhor Coreografia em um Videoclipe –”The Pleasure Principle” – conquistado em 1988. (MTV Video Music Awards).
  • Melhor videoclipe Longo – Rhythm Nation 184 – conquistado em 1990. (Grammy).
  • Melhor Coreografia em um Videoclipe –”Rhythm Nation” – conquistado em 1990. (MTV Video Music Awards).
  • Melhor Artista Feminina de Soul/R&B – conquistado em 1991. (American Music Awards).
  • Video Vanguarda – conquistado em 1990. (MTV Video Music Awards).
  • Melhor Artista Feminina de Pop/Rock – conquistado em 1991. (American Music Awards).
  • Melhor canção de R&B – That’s The Way Love Goes – conquistado em 1994. (Grammy).
  • Melhor Atriz – “Poetic Justice” – Conquistado em 1994. (MTV Movie Awards).
  • Atriz Mais Desejável –”Poetic Justice” – Conquistado em 1994. (MTV Movie Awards).
  • Melhor Videoclipe Dance –”Scream” – conquistado em 1995. (MTV Video Music Awards).
  • Melhor Coreografia em um Videoclipe –”Scream” – conquistado em 1995. (MTV Video Music Awards).
  • Melhor Direção de Arte em um Videoclipe –”Scream” – conquistado em 1995. (MTV Video Music Awards).
  • Melhor Videoclipe curto – Scream (com Michael Jackson) – conquistado em 1996. (Grammy).
  • Melhor Videoclipe curto – Got ‘Til It’s Gone – conquistado em 1998. (Grammy).
  • Melhor Artista Feminina de Soul/R&B – conquistado em 1999. (American Music Awards).
  • Melhor Gravação de Dança – All For You – conquistada em 2002. (Grammy).
  • Melhor Artista Feminina de Pop/Rock – conquistado em 2002. (American Music Awards).

Discografia:

  • Janet Jackson” – lançado em 1982.
  • Dream Street” – lançado em 1984.
  • “Control” – lançado em 1986.
  • “Rhythm Nation 1814” – lançado em 1989.
  • “Janet” – lançado em 1993.
  • “The Velvet Rope” – lançado em 1997.
  • “All For You” – lançado em 2001.
  • “Damita Jo” – lançado em 2004.
  • “20 Y.O.” – lançado em 2006.
  • “Discipline” – lançado em 2008.
  • “Unbreakable” – lançado em 2015.

Filmes:

  • “Eddie Murphy Raw” – lançado em 1986.
  • “Tough Guys” – lançado em 1987.
  • “Ghost Dad” – lançado em 1990.
  • “Malcolm X” – lançado em 1990.
  • “Poetic Justice” – lançado em 1993.
  • “Professor Aloprado 2” – lançado em 2000.
  • “Por Que eu me Casei?” – lançado em 2007.
  • “Por Que eu me Casei Também?” – lançado em 2010.
  • “Para Garotas de cor” – lançado em 2010.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pop

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *