Música Contemporanea Portuguesa
Tratando-se de música contemporânea limitamos a pensar especialmente nas produções e canções do período entre o século XX e até o atual momento no século XXI. Quanto às produções portuguesas podemos destacar a importância dos novos modelos e estilos diferenciados da melodia dos instrumentos utilizados, principalmente com a composição do poema.
Ainda na música contemporânea portuguesa estende-se a ideia de que é muito bem recebida em todos os países da Europa e também da América, encantando a todos especialmente pela forma e melodia envolvida com os clássicos que foram resgatados de forma mais original e moderna.
O Instituto Camões, assim como demais instituições tendem a valorizar e manter a música portuguesa nos mais altos patamares da escala mundial, incentivando novas produções e sua inserção em uma política cultural a nível internacional.
Obras e Apresentações
Em uma das apresentações mais esperadas de todo o ano a Conferência Musical realizada esse ano na cidade de Paris na França contou com uma das maiores produções na música contemporânea portuguesa. Artistas e compositores portugueses como António Sousa Dias, Cândido Lima, Emmanuel Nunes, João Pedro Oliveira e Miguel Azguime mantiveram-se como destaque na Conferência.
Os espetáculos ocorreram conforme a venda de ingressos e também o apoio e patrocínio de muitas empresas afins e que sempre apóiam a divulgação da música da mais grandiosa qualidade e originalidade. Exemplos como Ciclo de Promoção da Música Portuguesa em união com o Ensemble Aleph, com o mega apoio do Centro Cultural Calouste Gulbenkian de Paris e do Instituto Camões.
Nos aspectos e estilos considerados essenciais nas apresentações ficou a música erudita clássica e também o estilo experimental com a supervisão e avaliação de toda comissão técnica e musical presentes e responsável por tão grande sucesso do espetáculo.
Música Contemporanea de Lisboa
O grupo de Música Contemporânea de Lisboa foi fundado exatamente em 1970 por um dos maiores compositores portugueses Jorge Peixinho e perdura até os dias atuais com a supervisão e colaboração dos membros envolvidos.
A vanguarda portuguesa hoje depois de mais quarenta anos em todas as apresentações move celebrações e homenagens ao Peixinho como parte da luta e ascensão da música contemporânea do país, e assim seu sucesso e reconhecimento mundial. Para demais feitos o grupo pertence a muitas comunidades e redes sociais com o intuito de maior divulgação e manifestação da cultura portuguesa em contraponto com suas exigências e todas as experiências vividas até então.
Os concertos realizados semanalmente na capital portuguesa reúnem pessoas das mais variadas idades e gostos, marcando de fato toda a concentração da contemporaneidade, assumindo valores e reforçando a idéia de que a cultura é aspecto fundamental na vida do homem, assim como demais artes que estão disponíveis em grande escala e estilo por todo o país.
Por: Patrícia Contiero