Turnês Mais Marcantes De Todos Os Tempos: Woodstock De 1969

O Woodstock Music & Art Fair (informalmente, Woodstock ou Festival de Woodstock) foi um festival de música , anunciado como “Uma Aquariana Exposição: Três Dias de Paz & Música”. Foi realizada no Max Yasgur’s, fazenda em Catskills, perto do povoado de White Lake, na cidade de Bethel, Nova York. Durou entre quinze e dezoito de agosto de 1969.

Local Do Woodstock

Bethel, em Sullivan County, está a 69 km do sudoeste da cidade de Woodstock, na adjacente Ulster County. Durante o fim de semana, às vezes chuvoso, 32 atos praticados ao ar livre na frente de 500.000 os frequentadores de concertos. Amplamente considerado como um momento crucial na história da música popular. Rolling Stone é listado como um dos 50 momentos que mudaram a história do rock. O evento foi capturado em 1970, no filme documentário Woodstock.

Como Surgiu o Woodstock?

Woodstock começou depois dos esforços de Michael Lang, John Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld. Roberts e Rosenman tinham as finanças. Lang possuía experiência como promotor e já tinha organizado o maior festival na Costa Leste do momento: Miami Pop Festival, que teve cerca de cem mil pessoas que compareçam ao evento de dois dias.

Roberts e Rosenman colocaram o seguinte anúncio no The New York Times e The Wall Street, sob o nome de Challenge International, Ltda. “Jovens com capital ilimitado à procura de oportunidades de investimento interessantes, legítimos e proposições de negócios”.

Lang e Kornfeld, ao notarem o anúncio fizeram o contato no mesmo instante. Os quatro homens se reuniram para discutir originalmente um estúdio de gravação em Woodstock, mas a ideia evoluiu para uma música ao ar livre em festival de artes. Foi previsto, em menor escala, que talvez o evento pudesse com alguns dos artistas de grande nome que viviam na área de Woodstock (como Bob Dylan e The Band).

Houve diferenças de abordagem entre os quatro: Roberts sabia o que era necessário para que o empreendimento obtivesse sucesso, enquanto que Lang, por sua vez, enxergava no Woodstock como nova forma descontraída de fazer investimento.

Em abril de 1969, a banda Creedence assinou o primeiro contrato com o evento, concordando em tocar em troca de dez mil dólares. Anos após o evento, Doug Clifford, baterista do Creedence, afirmou que “todas as bandas toparam após a confirmação feita por sua banda”.

Objetivos Do Woodstock

Foi projetado como empreendimento sem fins lucrativos, apropriadamente intitulado “Woodstock Ventures”. Tornou-se um “concerto livre” que atraiu centenas de milhares de pessoas a mais do que os organizadores tinham preparados. Os bilhetes para o evento de três dias custavam US$ 18 antecipadamente e US$ 24 na porta.

Objetivos Do Woodstock

Objetivos Do Woodstock

As vendas de ingressos foram limitadas para lojas em Nova York, ou pelo correio, através de uma caixa postal ou no Radio City, localizado em Midtown, Manhattan . Cerca de duzentos mil ingressos foram vendidos antecipadamente.

Interessante que os moradores da cidade imediatamente se opuseram ao projeto. No início de julho, o Conselho da Cidade aprovou lei exigindo licença especial para qualquer reunião com mais de cinco mil pessoas. Em 15 de julho de 1969, o Conselho proibiu oficialmente o concerto com base de que os planejados dos banheiros portáteis não iriam cumprir o código de cidade. Relatórios sobre a proibição, no entanto, acabaram por ser uma mina de ouro para a publicidade do festival.

Fazenda De Max Yasgur: 1968

De acordo com o livro “TAKING Woodstock”, Elliot Tiber ofereceu para sediar o evento em seus quinze hectares (sessenta metros quadrados).  Região motel que tinha autorização para tal evento. Ele alega ter introduzido os promotores de laticínios fazendeiro Max Yasgur . Os organizadores, mais uma vez, disseram às autoridades que não esperavam mais de cinquenta mil pessoas.

Fazenda De Max Yasgur: 1968

Fazenda De Max Yasgur: 1968

A mudança no final de local não concedeu tempo suficiente para a preparação. Em reunião de três dias antes do evento, os organizadores sentiram que tinham duas escolhas. Uma opção era melhorar a esgrima e de segurança contra a violência, outra envolvia em colocar todos os seus recursos para completar a etapa, manobra considerada arriscada ao Woodstock Ventures. A multidão, que estava chegando em maior número e mais cedo do que o previsto, tomou a decisão por eles. A cerca foi cortado na noite anterior ao concerto.

Começo Do Evento

A afluência de participantes para o local criou um enorme engarrafamento. Eventualmente, anúncios em estações de rádio de Manhattan descreviam engarrafamentos, desencorajando as pessoas de irem ao festival.

Para adicionar os problemas e dificuldade em lidar com as grandes multidões, as chuvas recentes causaram transtornos nas estradas enlameadas e nos campos. As instalações não estavam equipadas para proporcionar saneamento ou primeiros socorros para o número de pessoas. Multidões se encontraram em luta contra o mau tempo, falta de alimentos e carência de saneamento.

Na manhã de domingo de 17 de agosto, o governador Nelson Rockefeller chamado estava pensando em encomendar dez mil membros das tropas da guarda nacional no sentido de colocar ordem na região, fato que com certeza culminaria em tragédias de grande proporções, visto que o país sofria com a guerra fria que deixava grande parte dos jovens críticos contra as Tropas do Vietnam. Sem contar que a juventude estava com alto teor de ácido alucinógenos e micropontos nos corpo, fato que poderia deixar o conflito contra aos policiais ainda mais acirrado.

Jimi Hendrix foi o último ato a se apresentar no festival. Por causa dos atrasos da chuva no domingo, quando Hendrix finalmente subiu ao palco, eram 8h30 da manhã, na segunda-feira. O público que se atingiu um pico de cerca de 450 mil pessoas durante o festival, estava reduzido para cerca de trinta mil, para vislumbrar o guitarristas e vocalista.

Quem ficou não esse arrependeu, visto que Hendrix fez um SET de duas horas nas quais rolaram até mesmo o hino dos Estados Unidos na versão psicodélica. O ponto mais forte do show foi na música “The Star-Spangled Banner”, momento no qual a guitarra foi tomada de fogo, performance exclusiva de Hendrix que virou uma das suas grandes marcas.

Embora o festival tenha sido pacífico, dado o número de pessoas e as condições envolvidas, houve duas fatalidades registradas: Uma overdose de heroína e um acidente quando um trator passou por cima do participante que estava dormindo no campo de feno, nas proximidades . Há também dois partos registrados no evento (um no carro preso ao trânsito e outro em um hospital após uma ponte aérea de helicóptero).

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eventos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *