Shows Com Holograma: Como Funciona e o Futuro

Há algum tempo surgiu uma novidade para quem tem saudades de um artista querido que já tenha falecido. A tecnologia dos hologramas saiu dos filmes de ficção científica e foi parar diretamente nos palcos do mundo. A ideia é que através dessas imagens virtuais celebridades que não estão mais entre nós possam fazer um show.

Apesar de não ser uma ideia exatamente nova somente agora temos visto os empresários se empolgando verdadeiramente com a possibilidade de fazer shows póstumos. Para coroar a ideia, que pode ser bastante lucrativa, os empresários tem pensado em realizar encontros entre celebridades vivas e falecidas.

Uma das possibilidades que tem ganhado cada vez mais força é a do encontro nos palcos entre Elvis Presley, o rei do rock e Justin Bieber que já se tornou um príncipe do pop. Para entender melhor como funciona a tecnologia dos hologramas nos shows e como isso pode criar novas possibilidades artísticas continue lendo.

Shows Com Holograma: Como Funciona e o Futuro

Shows Com Holograma: Como Funciona e o Futuro

Como Funciona a Tecnologia Dos Hologramas Em Shows

Os hologramas passaram a ser realmente considerados como uma possibilidade no Festival Coachella realizado nos Estados Unidos em abril de 2012. Durante o show de Snoop Dogg os fãs puderam assistir a apresentação de um holograma do rapper Tupac. Desde então a discussão a respeito do uso de hologramas artísticos tem sido pauta da mídia.

Como Funciona a Tecnologia Dos Hologramas Em Shows

Como Funciona a Tecnologia Dos Hologramas Em Shows

O holograma que aparece num show, como esse do rapper Tupac, é uma superprojeção 3D móvel e que não precisa de óculos 3D para ser vista, ao contrário dos filmes 3D do cinema. Muitas grandes empresas estão melhorando o seu segmento de tecnologia de hologramas como a Microsoft, por exemplo.

Confira abaixo o vídeo com a apresentação do holograma de Tupac, o movimento do corpo do rapper foi feito com a ajuda de um projetor e o resultado foi incrível, pois realmente parecia que o artista estava presente. Tupac foi assassinado há mais de 15 anos.

Como Os Hologramas Serão Rentáveis Em Shows

Os empresários do mercado de shows tem se animado com a possibilidade de criar mais apresentações com o uso de hologramas. Dentre os artistas que estão cotados para serem transformados em hologramas estão Kurt Cobain, Michael Jackson, Jimi Hendrix e Whitney Houston.

Um rumor que começou a ser comentado no Wall Street Journal chegou até mesmo a deixar no ar que empresários estariam organizando uma turnê com o holograma do rapper Tupac. A ideia é que o holograma faça shows ao lado de outros nomes consagrados como 50 Cent e Eminem.

O holograma de Michael Jackson poderia vir a ser usado num show ao lado dos seus irmãos para relembrar o tempo de Jackson 5. As possibilidades são diversas, mas cabe a pergunta do que esses artistas transformados em holograma pensariam disso e se gostariam de participar desses shows. Além disso, será que o público vai gostar de interagir com um holograma?

A Musion Technology Ltd

Uma empresa que tem dedicado boa parte dos seus investimentos e do seu tempo no desenvolvimento de hologramas é a Musion Technology Ltd. Os empresários estão bastante animados com a possibilidade de promover shows com grandes artistas que o público de hoje não teve chance de ver no palco.

Essa empresa tem considerado arquitetar shows que reúnam Justin Bieber e Elvis Presley no mesmo palco bem como a reunião de Michael Jackson e os seus irmãos. As turnês poderiam ser realizadas na Europa e no resto do mundo de acordo com os empresários, mas ainda tem questões legais a resolver bem como questões tecnológicas.

Os Hologramas De Antes

Os hologramas já foram utilizados antes, porém, sem a qualidade que temos atualmente. Para matar a curiosidade confira alguns exemplos de representações digitais já usadas por alguns famosos.

Holograma Da Cantora Mariah Carey

http://youtu.be/P8CGc-SmcyE

Holograma De Celine Dion e Elvis Presley:

http://youtu.be/DzcW7Yq3TAc

Show Com Holograma De Renato Russo No Brasil

A tecnologia dos hologramas chegou até o Brasil e foi utilizada num show organizado pelo canal por assinatura Multishow para homenagear Renato Russo, o líder da banda Legião Urbana que faleceu em 1996. Porém, parece que a tecnologia não agradou tanto os brasileiros que reclamaram bastante das falhas técnicas ocorridas durante a apresentação.

Dentre as principais reclamações do público que compareceu Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília estavam as falhas técnicas e a desorganização do show. O show com a tecnologia foi o primeiro show cultural realizado nesse espaço que havia acabado de ser inaugurado para a abertura da Copa das Confederações.

Em grande parte as críticas ficaram concentradas na imagem do cantor que segundo os fãs não ficou bem construída. Porém, a organização do evento também foi bastante criticada, pois os funcionários não souberam orientar o público.

O show que levou o nome de “Renato Russo Sinfônico” ofereceu uma arrecadação de R$ 70 mil em ISS (Imposto Sobre Serviços) ao governo do Distrito Federal. O evento foi um teste e por isso não houve remuneração pelo uso do espaço do estádio.

Como Foi o Show Renato Russo Sinfônico

O show foi organizado com a presença de vários artistas como Lobão, Ivete Sangalo, Zélia Duncan entre outros. Porém, o que público estava esperando mesmo era a entrada triunfal do holograma de Renato Russo no final da apresentação. A ideia do show era homenagear o líder da Legião Urbana.

Durante o show 14 convidados cantaram os sucessos da banda com o acompanhamento de uma orquestra. O único integrante da banda Legião Urbana que participou do show foi Renato Rocha. Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá não passaram nem perto do evento.

O tão esperado holograma apareceu no final do show bem no fundo do palco, isso causou decepção e frustração no público que quase não conseguiu enxergar Renato. O holograma cantou a canção “Há Tempos” e depois sumiu. Confira como foi no vídeo do show abaixo.

Dentre os problemas técnicos da apresentação o público destacou as falhas de som, performances que não fizeram sentido no contexto geral do show entre outros. Aliás, a apresentação que foi avaliada como um fiasco foi bastante criticada no Twitter se tornando um dos assuntos mais comentados. Resta saber se isso se deve ao fato de que a tecnologia da holografia ainda é recente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *