James Blunt

A História

O músico britânico James Blunt nasceu no dia 22 de fevereiro de 1974, na cidade de Tidworth, na Inglaterra. Sendo de uma família cuja tradição era militar, James vivia seguindo seu pai, então piloto de helicópteros do exército inglês, por vários países, como Chipre e Alemanha. Por isso, foi educado em exército militar, tendo que servir pelo menos por quatro anos nas forças armadas.

James Blunt

James Blunt

Em 1999, Blunt foi enviado para Kosovo com tropas da OTAN durante a guerra que visava à independência da região da Sérvia. Apesar de ter sido designado para operações de reconhecimento da fronteira entre Macedônia e Iugoslávia, o músico, junto com a sua unidade, foram enviados para localizarem além das fronteiras do exército da OTAN para identificar as posições de bases e grupos sérvios para bombardeios. Ele liderou a primeira tropa a entrar na cidade de Pristina, além de ser o primeiro britânico a entrar em Kosovo.

Esse conflito também marcou o começo de sua carreira como compositor e músico. Durante o controle da OTAN sobre a cidade de Pristina, James Blunt tinha como objetivo proteger o aeroporto da cidade. Para aliviar a tensão dos soldados da unidade, durante as refeições, ele pegava seu violão e tocava para eles. Foi nesse período que ele compôs a música No Bravery.

Após participar no conflito de Kosovo, ele realizou um trabalho no grupo humanitário Médico sem Fronteiras (MSF), onde ainda ajuda esse trabalho realizando ações beneficentes. Após servir seis anos para o Exército da Inglaterra e fazer a guarda do caixão da Rainha do país, no dia 1 de outubro de 2002, ele saiu do exército.

Carreira como Músico

Após fazer sucesso entre os soldados da sua unidade ao se apresentar durante as refeições, James Blunt começou a trabalhar em mais músicas. Após passar dois anos da sua saída oficial do exército inglês, Blunt lançou seu primeiro álbum, chamado Back to Bedlam. O disco foi o oitavo mais vendido em 2005, com 4,462 milhões de cópias, e o primeiro em 2006, com 6,201 milhões de cópias.

Grande parte do sucesso se deu pela música You’re Beautiful, que foi sucesso mundial. No Brasil, essa música foi a mais tocada em 2006.

Carreira como Músico

Carreira como Músico

Após três anos da sua estréia mundial como músico, James Blunt lançou seu segundo cd, chamado All the Lost Souls.O álbum veio com muita suspeita por parte da crítica musical, pois eram diversas opiniões de que ele era músico de ‘uma música’. No entanto, o sucesso de You’re Beautiful mostrou não ser um achado, pois Same Mistake e 1973 também aumentaram ainda mais o sucesso do cantor.

Some Kind of Trouble

Some Kind of Trouble

Some Kind of Trouble

O terceiro disco do cantor, lançado no começo de novembro de 2010, veio, segundo o próprio James Blunt, mudar todo aquele conceito formado em seus álbuns anteriores. Apesar de não ter emplacado nenhum single até o momento, o disco foi bem recebido, tanto pelos fãs como pela mídia.

James Hillier Blount, nascido em 22 de fevereiro de 1974, mais conhecido pelo seu nome artístico de James Blunt, é um cantor, compositor, músico e antigo oficial do exército inglês, cujo álbum de estréia, Back to Bedlam e singles, incluindo “You’re Beautiful” e “Goodbye My Lover”, o fez alcançar a fama em 2005.

Seu repertório pode ser melhor descrito como uma mistura de acústico com toques de rock, pop e folk. Após a gravação de discos independentes na gravadora americana Custard Records, Blunt ganhou dois Brit Awards, dois Ivor NOvello Awards, e em 2006 foi indicado para cinco Grammy Awards.

No ano seguinte, ele lançou seu segundo álbum “All the Lost Souls” (2007). O terceiro álbum de estúdio de Blunt, Some Kind of Trouble, foi lançado em novembro de 2010.

Mundialmente, Blunt já vendeu mais de 15 milhões de álbuns. Confira no vídeo a performance desse grande cantor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artistas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *