Lucas Silveira

A banda Fresno é um dos grandes sucessos do início dos anos 2000 e a figura do seu vocalista Lucas Cesar Lima Silveira ou simplesmente Lucas Silveira é uma das mais imponentes do grupo. Poucas pessoas sabem, mas o vocalista nasceu em Fortaleza, Ceará, no dia 1° de dezembro de 1983. A formação da banda se deu no ano de 1999 e está em atividade até os dias de hoje embora Lucas tenha desenvolvido em paralelo uma carreira solo.

O Sucesso com a Banda Fresno

O fato de poucas pessoas imaginarem que Lucas é cearense se deve a sua criação em Porto Alegre desde pequeno. Foi na cidade gaúcha que conheceu os demais integrantes da banda e em 1999 ajudou a fundar a banda Fresno tocando guitarra e assumindo os vocais. No momento de criação da banda os garotos ainda estavam no ensino médio e não tinham ideia da dimensão que esse projeto teria.

No início a banda se apresentava nos festivais de música do colégio Pastor Dohms no qual estudavam. Foi em 2001 que a banda decidiu divulgar vídeos no YouTube sendo que a primeira demo que gravaram foi “O Acaso do Erro”. O primeiro álbum independente foi gravado em 2003 e recebeu o nome de “Quarto dos Livros”. Já nesse trabalho a banda conseguiu conquistar um bom público com duas músicas: “Desde Já” e “Teu Semblante”.

O ano de 2004 marcou o segundo álbum da banda Fresno que foi nomeado de “O Rio, a Cidade, a Árvore”. Dois anos mais tarde a banda lançou o álbum “Ciano” que foi seu terceiro trabalho com selo independente. Nesse trabalho estavam canções de grande sucesso da banda como “Alguém que te faz Sorrir” e “Quebre as Correntes”. Em 2007 a banda Fresno percebeu que estava entrando para o grupo de bandas de sucesso ao gravar o álbum MTV ao Vivo 5 Bandas de Rock junto com Nx Zero, Hateen, Forfun e Moptop com o selo da Universal Music.

Consagração da Banda Fresno

O sucesso mesmo chegou em 2008 quando a banda lançou o primeiro trabalho que se tornou muito executado em todo o país, o álbum “Redenção”. O som da banda estava passando por uma transição em que o hardcore ganhou contornos pop. Foi nesse ano que a banda recebeu o prêmio de Artista do Ano pela Multishow e o prêmio de Melhor Banda Pop pelo VMB da MTV. Lucas Silveira ainda recebeu o prêmio de Melhor Vocalista no VMB daquele ano. O ano de 2010 foi o do álbum “Revanche” que para boa parte dos fãs é o melhor da banda. O EP com 04 canções intitulado “Cemitérios de Boas Intenções” foi lançado em 2011.

Banda Fresno e o Rompimento com Grandes Selos

Lucas foi se tornando mais crítico em relação ao meio musical conforme a banda Fresno foi atingindo o topo das paradas musicais e então houve o rompimento com o produtor da banda, Rick Bonadio. Um dos principais nomes do mercado musical do novo século que é conhecido por participar de programas musicais em busca de artistas pop de grande expressão.

Atualmente, Lucas, é produtor também e trabalha com nomes de peso da música como a banda RPM e sobre Rick ele faz questão de dizer que nunca houve uma briga e que respeita muito seu trabalho. Para Lucas o que mudou e se tornou insustentável para a banda Fresno foi a ideia de ser uma banda comercial de rádio. Rick faz grandes sucessos pop através da inserção das canções das bandas nas rádios e a Fresno deseja conquistar seu sucesso e seu público de outra forma.

Quando houve o anúncio de que a banda Fresno iria romper com os grandes selos do mercado foram feitos comentários maldosos e descrentes da banda que era considerada uma das “emos de revista de garotas dos anos 2000”. O bom desempenho de trabalhos solo de Lucas assim como lançamentos da banda bem recebidos pela crítica ajudaram a amenizar a situação.

Lucas Silveira e a Carreira Solo

Sem deixar a banda Fresno, Lucas Silveira, lançou uma carreira solo em 2008 através de um projeto que ele nomeou como Beeshop que tem um som diferente de sua banda de origem. O foco das canções em inglês desse projeto é falar sobre o cotidiano e decepções no amor. Em 2008 Lucas lançou um clipe desse projeto chamado de “Mr. Confusion” que mostrou uma nova faceta musical e que foi muito elogiado. Chegou a trabalhar no EP “The Really Really I’m Sorry” que foi bem recebido pelo público e crítica, mas que não se tornou um trabalho materializado.

O primeiro CD solo foi lançado em 2010 sob o nome de “The Rise and Fall of Beeshop” com selo da Universal Music. Mostrando que é realmente um músico com muitas influências e possibilidades Lucas lançou um projeto de música eletrônica chamado de “SIRsir” em 2011, o álbum recebeu o nome de “Cosmic Sans”. Nesse momento ele disse que não é e nem pretende ser um DJ que é apenas um projeto.


Organizando a Carreira Solo

Além do SIRsir e do Beeshop, Lucas, lançou um projeto chamado Visconde com muitas visualizações no SoundCloud. Pensando em organizar melhor essas facetas e seu trabalho na banda Fresno, Lucas, disse que vai dar um tempo no Beeshop e se dedicar mais ao SIRsir. Em relação ao Visconde ele está sempre fazendo regravações para alimentar esse projeto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *