Música Brasileira

O Brasil é um país diversificado em muitos aspectos, e não seria diferente na música. A música mais tradicional varia de região para região, e em âmbito nacional, há diversos gêneros musicais que fazem muito sucesso e apresentam ao país, e ao mundo, artistas de muito talento.

Hoje iremos falar sobre alguns gêneros musicais, e também conhecer os principais representantes de tais gêneros, nomes que marcaram o país pelo sucesso que tiveram.

Vamos Começar Conhecendo a História Da Música No Brasil

A música no geral é algo que sempre esteve presente na rotina da população brasileira, em festas e rituais que eram realizados desde antes a colonização do país. A chegada dos colonizadores trouxe ao país os instrumentos, como o pandeiro, o tambor, o cavaquinho, a viola e o violão, sendo esses os instrumentos que marcam o ritmo das músicas até os dias de hoje. Por volta do século XVII chega ao país instrumentos mais sofisticados, como o piano, que também foram incorporados nos ritmos musicais que conhecemos hoje.

Nesse período, a música com instrumentos era algo restrito as famílias nobres, para as pessoas comuns, a música aparecia como um instrumento de catequese, usada pelos padres em teatros, era uma forma de mostrar aos habitantes nativos o que eles desejavam pregar.

Com a vinda de diversos escravos originários do continente africano para o país, veio com eles também ritmos que são praticamente a base de muitos gêneros musicais que conhecemos hoje, com instrumentos como a cuíca, o pandeiro, o reco-reco, o tambor e os atabaques, eles criavam o batuque que mais tarde originou o samba que conhecemos hoje.

A música brasileira também recebeu uma grande influência francesa, seu principal local de manifestação são as quadrilhas, dançadas nas festas no dia de São João.

A partir de 1800 surgem os primeiros traços da mpb (música popular brasileira), primeiro destacam-se as modinhas, que eram tocadas no ritmo chamado lundu, logo essas são incrementadas com ritmos como o maxixe, a polca e o choro.

MPB

MPB

O choro é um ritmo que se torna predominante a partir do ano de 1870, com a artista destaque da época sendo Chiquinha Gonzaga, foi ela quem lançou no ano de 1899 a famosa “Ó Abre Alas”, a primeira marchinha de carnaval do Brasil. Chiquinha Gonzaga foi tão pioneira que o dia do seu aniversário, 17 de outubro, foi reconhecido por lei como o “Dia da música popular Brasileira”.

Chiquinha Gonzaga inspirou outros grandes nomes da música brasileira, como Pixinguinha, Anacleto de Medeiros e Irineu Almeida. Pixinguinha foi outro grande nome da nossa música, e representou um grande divisor de águas na mpb, foi em sua época que surge o samba.

Com o samba surgindo por volta do ano de 1917, há uma revolução musical no país, surgem nessa época novos nomes, como Mauro de Almeida e Ernesto Joaquim Maria dos Santos.

Até o ano de 1950 predominam no Brasil o choro e o samba, nessa época o rádio era o principal meio de se apresentar, e grandes nomes eram intérpretes desses ritmos, como Ângela Maria, Caubi Peixoto e Dalva de Oliveira. É em 1950 que surge o grande cantor e compositor Cartola, considerado um dos maiores nomes do samba nacional, e cantando a melodia de Cartola surge Elis Regina.

Elis Regina é também uma das representantes do movimento do Bossa Nova, expressando a vida cotidiana e com maior influência no Rio de Janeiro, o ritmo possui nomes como Tom Jobim, um dos maiores intérpretes de sua época. A Bossa Nova recebeu reconhecimento internacional pelo ritmo marcante que apresentava. João Gilberto é outro grande nome dessa época.

A partir da Bossa Nova é que surgiram diversos movimentos musicais entre a década de 50 e 60, músicas que apontavam o dia a dia e também a rebeldia dos cantores, que questionavam o poder, a chamada tropicália e também Jovem Guarda.

Os Vários Ritmos Musicais Brasileiros

Pode-se considerar a década de 60 como uma década de ouro para a música brasileira, quando surgem novos ritmos musicais e todos passam a coexistir, nessa época destacam-se o samba, a Bossa Nova, o Jazz, o sertanejo de raiz, o baião nordestino, a moda de viola e o rock. Nessa época os cantores passaram a contestar o regime militar, que havia restringido a liberdade de expressão.

Com o passar dos anos, novos ritmos se tornam mais populares no Brasil, como o axé, o pagode, o funk, o pop, o rap, e música eletrônica.

Artistas nacionais de MPB   

  • Elis Regina: Elis é com certeza uma das maiores vozes feminina brasileira de todos os tempos, possuía um vocal apurado, e um repertório encantador, é sempre comparada a grandes nomes da música, inclusive internacionais. É possível notar a sua dedicação na forma de cantar em cada uma de suas músicas, entoando cada uma delas como se fosse um verdadeiro hino. Elis nasceu em Porto Alegre no dia 17 de março do ano de 1945, e morreu no dia 19 do mês de janeiro do ano de 1982. Alguns de seus sucessos são: “Águas de Março”, “O bêbado e o equilibristas” e “Como Nossos Pais”.

    Elis Regina

    Elis Regina

  • Tim Maia: Tim Maia foi com certeza um cantor inesquecível, era considerado o Rei da Soul Music Brasileira, possui uma voz realmente inconfundível, era um homem divertido, e ao mesmo tempo alguém sem muito encanto pelo mundo, que mostrava isso nas canções em que interpretava. Tim Maia nasceu no ano de 1942, no dia 2 do mês de setembro, e morreu no dia 15 do mês de março de 1998. Alguns de seus sucessos são: “Gostava tanto de você”, “Azul da cor do mar” e “Me dê Motivo”.

    Tim Maia

    Tim Maia

  • Milton Nascimento: Um artista completo ganhou alguns Grammys, sendo um dos artistas mais conhecidos e respeitados do mundo todo. Nasceu no dia 26 de outubro do ano de 1942. Alguns de seus sucessos são: “Maria Maria”, “Bola de meia, bola de gude” e “Travessia”.

    Milton Nascimento

    Milton Nascimento

  • Caetano Veloso : Caetano, assim como outros nomes do MPB (entre eles Gil Gilberto e Chico Buarque), faz parte dos queridinhos da MPB, um grupo de cantores que se tornaram mais conhecidos do ritmo, e sempre se apresentavam juntos. A voz de Caetano é doce, suas letras são ricas de conteúdo. Nasceu no dia 07 do mês de agosto do ano de 1942. Alguns de seus sucessos são: “O Leãozinho”, “Você é Linda” e “Sozinho”.

    Caetano Veloso

    Caetano Veloso

  • Gal Costa: Gal Costa possui uma voz de tirar o fôlego, e isso trouxe a ela todo o sucesso merecido. Nasceu no dia 26 do mês de setembro do ano de 1945. Alguns de seus sucessos são: “É Luxo Só”, “Sonho Meu” e “Um Bom dia de Domingo”.

    Gal Costa

    Gal Costa

Esses são apenas alguns dos grandes nomes do MPB, não podemos deixar de citar artistas como Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Cássia Eller, Marisa Monte, Djavan, Cazuza, Rita Lee, Nando Reis, Tom Zé, Zé Ramalho. Na nova MPB podemos citar alguns artistas de sucesso mais atual, como: Adriana Calcanhotto, Vanessa da Mata, Tiê, Tulipa Ruiz, Silva, Jão, Arnaldo Antunes, e diversos outros.

Artistas Nacionais De Outros Ritmos 

  • Sertanejo raiz: o sertanejo raiz teve seu ápice por volta da década de 1950. Alguns dos grandes nomes desse ritmo são: Tião Carreiro e Pardinho, Inezita Barroso, Irmãs Galvão, Milionário e José Rico, Tonico & Tinoco, Chitãozinho e Chororó, Zezé di Camargo e Luciano, Sérgio Reis, Trio Parada Dura, Léo Canhoto e Robertinho, Zé Carreiro e Carreirinho, Pedro Bento e Zé da Estrada, Liu & Léo, Pena Branca e Xavantinho e Chrystian & Ralf, dentre diversos outros.

    Chrystian & Ralf

    Chrystian & Ralf

  • Sertanejo Universitário: o ritmo se originou com o sertanejo raiz, o nome universitário tem relação com as letras mais divertidas e dançantes, adorado entre os jovens. Alguns artistas brasileiros desse ritmo são: Gusttavo Lima, Luan Santa, Michel Teló, Cristiano Araújo, Marília Mendonça, Lucas Lucco, Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba, João Neto e Frederico, João Bosco e Vinícius, Henrique e Diego, Pedro Paulo e Alex, dentre muitos outros.

    Marília Mendonça

    Marília Mendonça

  • Rock: O rock brasileiro possuí alguns cantores com ritmos mais lento e outros mais agitados, o estilo musical fez muito sucesso na década de 60 e se perdura até os dias de hoje. Alguns nomes do rock nacional são: Legião Urbana, Titãs, Capital Inicial, Os Mutantes, Sepultura, Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, RPM, Secos e Molhados, Ratos do Porão, Mamonas Assassina, Pitty, Skank, Patu fu, Matanza, Kid Abelha, O Rappa, dentre outros.

    Legião Urbana

    Legião Urbana

  • Axé: o axé surgiu na Bahia e se espalhou pelo Brasil, com o seu ritmo dançante e alegre contagiou os brasileiros. Alguns artistas desse ritmo são: Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Banda Eva, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Jammil e uma noites, Cheiro de Amor, Timbalada, Tomate, É O Tchan, Netinho, Harmonia do Samba, Parangolé, Psirico, Banda Calypso, Inimigos da HP, e muitos outros.

  • Pagode: É um subgênero do samba que também ganhou o Brasil, com o ritmo extremamente contagiante. Alguns dos artistas desse estilo musical são: Sorriso Maroto, Thiaguinho, Turma do Pagode, Zeca Pagodinho, Raça Negra, Molejo, Pixote, Péricles, Só Pra Contrariar, Grupo Revelação, Jorge Aragão, Jeito Moleque, Xande dos Pilares, Arlindo Cruz, Mumuzinho, Dilsinho, Diogo Nogueira, dentre outros.
  • Funk: O funk no Brasil era uma música extremamente marginalizada, mas nos dias atuais ela ganhou o gosto popular e as grandes mídias, possuindo nomes de grande sucesso, como: Anitta, Kevinho, Livinho, DJ Malboro, Ludmilla, Mr. Catra, Nego do Borel, Claudinho e Bochecha, Mc Zaac, Tati Quebra Barraco, MC Gui, Jerry Smith, MC Lan, MC Rick, MC Fiote, Perla, MC Kekel, MC Sapão e muitos outros nomes.
  • Rap brasileiro: O Rap Brasileiro tem a característica de serem músicas com conteúdo crítico, geralmente falando dos problemas do país, e da realidade nas áreas periféricas.

  • Alguns artistas do Rap Brasileira são: Racionais MC’s, Face da Morte, MV Bill, Emicida, Criolo, Projota, Marcelo D2, Sabotage, Rael, Facção Central, Gabriel, O Pensador, Karol Conka, Ice Blue, Negra Li, Flora Matos, Djonga, Realidade Cruel, Baco Exu do Blues, e outros.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *