Roberta Campos: Biografia

A cantora Roberta Campos nasceu em Caetanópolis, Minas Gerais, em 1974. Além de cantar, ela também é escritora e a sua paixão pela música vem de longa data, com apenas 4 anos de idade ela já se interessava pelas notas musicais.

A mineira deixou a sua cidade natal transferindo-se para São Paulo em busca da realização do sonho de se tornar uma cantora profissional. A sua primeira “aventura” foi a gravação de um CD independente chamado “Para aquelas perguntas tortas”. O álbum foi produzido inteiramente por Roberta Campos, sozinha, e graças a ele, ela chegou a Rádio Nova, com a canção “Mundo Inteiro”. A música fez muito sucesso na programação da rádio, o que rendeu a Roberta Campos uma contratação, ela assinou com a DeckDisk.

Daí para o sucesso em todo o Brasil não demorou muito com a canção “De Janeiro a Janeiro”, que Roberta Campos gravou com a participação especial de nando Reis. A música que está fazendo um grande sucesso e faz parte da trilha sonora da novela “Sangue Bom”, faz parte do segundo disco da cantora intitulado “Varrendo a lua”. Para curtir todos os sucessos da cantora, os fãs podem acessar a página do My Space de Roberta Campos.

Roberta Campos: Biografia

Roberta Campos: Biografia

Roberta Campos: Turnê Pelo Brasil

Depois do sucesso com a música “De Janeiro a Janeiro” o público brasileiro pode finalmente conhecer o rosto da cantora, que “embarcou” em uma turnê promocional pelo Brasil. Roberta Campos fez shows em livrarias, lojas de música, universidades em praticamente todos os cantos do país. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, a cantora mineira fez show na Universidades Estadual do Rio de Janeiro no Teatro Noel Rosa e também na loja Modern Sound, em Copacabana, bairro da zona sul da cidade, na livraria Saraiva, no Centro. Além de fazer um show em uma das casas de shows mais tradicionais cariocas, o Teatro Rival. Na ocasião, Roberta Campos lançou oficialmente o seu segundo disco.

Quem escuta as canções de Roberta Campos pode ficar confuso quando escuta a mineira falando. Com olhos azuis e um óculos redondo, a cantora quando conversa parece uma criança falando e não a dona daquela voz suave e forte que está encantando o Brasil.

Roberta Campos: Turnê Pelo Brasil

Roberta Campos: Turnê Pelo Brasil

Mesmo vivendo há muitos anos em São Paulo, a mineira conservou o sotaque característico da sua cidade natal, mas também ganhou algumas características paulistas, como aquela de começar todas as frases com “então”.

A turnê promocional empolgou bastante a cantora mineira, que em diversas entrevistas declarou que gosta de estar em espaços mais intimistas e ter mais contato com o público. Público esse, composto de pessoas de todas as idades de senhoras, passando por adolescentes e crianças. E claro, não é preciso nem dizer que Roberta Campos já está colhendo os frutos do seu talento, e nas apresentações promocionais encontra sempre os seus fãs. Um público, na sua maioria, que é oriundo das redes sociais.

Aliás, Roberta Campos usa bem o que oferece a internet, a cantora divulga todos os shows nas suas contas do Facebook, do Orkut, do Twitter. E não só isso, ela usa as redes sociais como um termômetro para saber o que o público está achando das suas apresentações e canções.

Roberta Campos: a Compositora

Uma pessoa que assiste um show da cantora mineira ou que escuta o seu novo disco pode ter certeza que a maior parte do material é produção dela. O disco “Varrendo a lua” com 10 faixas, tem 9 que foram escritas por Roberta Campos, dessas 2, em parceria. A décima canção é uma regravação – “Quem sabe isso quer dizer amor”, dos cantores e irmãos mineiros Márcio Borges e Lô. Aliás, essa dupla faz parte dos primeiros passos de Roberta Campos em direção a carreira musical. Ela declarou em várias entrevistas, que ela ouvia as músicas do Clube da Esquina junto com o tio, além disso, ela o ouvia tocando aquelas canções e cantando e isso despertou em Roberta o desejo de seguir esse caminho.

Roberta Campos e As Comparações

A cantora mineira Roberta Campos vem sendo comparada com uma outra cantora de grande , ela está sendo chamada de “ a nova Mallu Magalhães”. Porém, a comparação não agrada Roberta que faz questão de dizer que não existe essa semelhança e costuma elencar os motivos: porque ela não é uma jovem, como Mallu Magalhães, o estilo musical não é o mesmo – folk, porque sendo Roberta o dela é uma mistura.

Falando nisso, ela diz que faz essa mistura e tem uma pitada de estilo folk porque se deixou influenciar por Bob Dylan e Joni Mitchell. Porém, o “carro-chefe” da cantora mineira é a MPB e no show, com direito a um pouco de rock. Roberta Campos no show canta alguns sucessos dos Paralamas do Sucesso e do Legião Urbana. A escolha dos dois grupos é simples, ela é fã do Renato Russo e do Herbert Vianna.

E ainda falando das suas influências e das suas preferências musicais, entra na lista de Roberta Campos, Marcelo Camelo, que ela considera um grande compositor. A mineira era fã dos Los Hermanos e continua achando que Camelo é um dos grandes compositores, se não o maior, dos dias atuais.

Biografia De Roberta Campos

O nome de Roberta Campos já entrou para a lista das melhores da MPB. E isso faz com que Roberta se recorde do início, quando ela brincava com a capa dos discos do tio, um apaixonado pela música, que transferiu esse amor para a cantora mineira.

E a coisa começa a ganhar importância quando Roberta faz 11 anos e ganha um violão de presente. Não demora muito ela já domina o instrumento e começa a fazer apresentações nos eventos da escola. Com 18 anos, Roberta cria a sua banda, chamada “Alpha Band”, porém a experiência não foi muito longe.

E foi em 1999, que Roberta resolveu dar uma grande virada na sua vida e seguir o seu coração, largou a escola de canto que frequentava há oito meses, deixou o trabalho e criou outro grupo, “Pop Troti”, em Sete Lagoas. Com a banda, durante 3 anos, ela fez várias apresentações na região. Porém, ela queria ir mais longe e largou o grupo, em 2003 e seguiu para São Paulo, onde a sua carreira decolou.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *