Curiosidades Da Música Clássica

A música erudita ou música clássica como é popularmente chamada é envolta tanto de mistérios como também existe uma educação própria para isso, e por este motivo existe uma série de condições interessantes principalmente para quem toca e assiste este tipo de espetáculo, que por sua vez sofre um tipo de regras ou mesmo leis que fazem com que a pessoa siga uma certa etiqueta ao visualizar e participar deste tipo de espetáculo.

Curiosidades Da Música Clássica

Curiosidades Da Música Clássica

É bastante interessante, por este motivo veja a seguir algumas curiosidades bastante interessantes sobre a música clássica que possui regras internacionais tanto para ser tocada como para ser ouvida.

Curiosidades Interessantes Sobre a Música Clássica

A palavra italiana “Spalla” por exemplo, é uma palavra que batiza o primeiro violinista. Este que é a figura certamente mais importante para o concerto, depois do maestro. Este orienta além da afinação de toda a orquestra, deverá também servir de referência para os outros instrumentistas, principalmente se houver dúvidas sobre as indicações do maestro, algo bastante interessante, já que na verdade não é o maestro que define toda a forma que deve ser tocada a orquestra e sim o violinista, este que deverá estar muito bem preparado para qualquer tipo de problemas ou mesmo ajustes que devam ser realizados nas músicas.

Curiosidades Interessantes Sobre a Música Clássica

Curiosidades Interessantes Sobre a Música Clássica

Existe uma etiqueta no mundo musical erudito bastante interessante, por este motivo o espetáculo é um tanto diferenciado principalmente quando o quesito é a educação. Por este motivo todas as pessoas devem ficar em silêncio absoluto, e ainda somente se aplaude uma apresentação depois que todas as partes da composição, os que são chamados de movimentos são executados. Além disto bater palmas nos intervalos dos movimentos tira totalmente a concentração dos instrumentistas, por este motivo é interessante sempre deixar finalizar toda a música e ainda seguir a indicação do maestro para que possa aplaudir sem atrapalhar a estética musical utilizada.

Na idade média, alguns homens cortavam os membros sexuais para que pudessem manter a voz muito mais final e eram chamados de castrados, cantavam notas na mesma região de sopranos, apesar disto as suas vozes tinham ainda uma extensão muito mais aguda, o que fazia com que se distoassem dos outros cantores. Outro fator interessante é que estas pessoas que passavam por este tipo de processo não eram assexuados, tinham relações sexuais normalmente com outros homens, o que indica certamente os primeiros casos documentados de transexualismo existentes na idade média.

Wolfgang Amadeus Mozart criou a ópera Don Giovanni em apenas um dia, alegando ter tido um momento de inspiração quando estava prestes a acordar de um sono profundo, tendo escutado as melodias em um sonho e simplesmente a executou. Pela primeira vez ela foi tocada no dia seguinte a sua composição, sem qualquer tipo de ensaio. Além disso Mozart, foi um dos compositores de música clássica mais “popular” e famoso na época, tendo mais de 600 composições que foram catalogadas, e muitas delas apenas foram tocada após a sua precoce morte com apenas 32 anos de idade vítima de tuberculose.

Rossini, outra personalidade da música erudita, compôs grande parte das suas obras embriagado, alegando que quando estava são era uma pessoa desligada do mundo. E a sua ópera mais famosa, “O barbeiro de Sevilha” teria sido escrita em um processo muito curto de tempo, devido a solicitação pois o compositor teria esquecido do trabalho, criando a obra em apenas 13 dias para que pudesse assim realizar o pagamento de uma divida. Em sua estréia ela foi vaiada no Teatro Argentina, em Roma, era o ano de 1817 e aos poucos a obra foi apreciada pelo mundo inteiro, fazendo com que Rossini tivesse uma grande fama, conquistada até hoje.

Mais de 100 pessoas que descendiam de Johann Sebastian Bach que curiosamente eram austríacos, foram organistas de igrejas cristãs, e certamente mostraram grande parte de suas obras para as igrejas, e foram responsáveis por sua difusão no mundo inteiro.

Um dos cantores de ópera mais famosos e populares do mundo Enrico Caruzo, teve a sua prisão decretada em Nova York por ter simplesmente beliscado o bumbum de uma mulher ao passear pelo Central Park no ano de 1906. Este caso ficou bastante famoso recebendo uma repercussão internacional, sendo conhecido como o “Escândalo de jaula do Macaco”.

Para que se tenha uma idéia, o recorde nacional de vendas de álbuns de música clássica no Brasil aconteceu no ano de 1997, um ano onde simplesmente a música erudita explodiu e simplesmente do nada, já que não houve nenhum acontecimento histórico no período que justificasse tal fator. E para que se tivesse uma idéia, foram comercializados apenas neste ano mais de 1,43 milhões de álbuns vendidos, todos de cantores e compositores diversos, o interessante é que as pessoas que compravam, sempre procuravam buscar pelas composições originais e não tocadas em homenagens.

Mistérios Envolvidos Na Vida a Na Morte Dos Compositores

Certamente existem vários mistérios que envolvem a vida e a morte de todos os compositores de música erudita, um dos casos mais comuns é o de Bethoven, que tem a sua “Nona Sinfonia” que é sem dúvida alguma uma das músicas mais conhecidas no mundo inteiro, até mesmo em países mais conservadores com música. Esta foi executada pela primeira vez no ano de 1824, sendo incluída na trilha sonora de diversos filmes, até mesmo no controverso Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. Outra composição interessante que é bastante famosa é a Quinta Sinfonia. A obra a partir dos anos 70 passou a ganhar uma versão eletrônica que até mesmo virou hit nas discotecas na época, e ainda eventualmente é tocada em outros locais. No mundo das propagandas curiosamente ela foi utilizada até mesmo para vender aparelhos de barbear, de tão famosa que ela foi.

Bethoven que ficou totalmente surdo, espantou por várias vezes as pessoas por chamar a atenção do grupo por menores erros de execução, e seus olhos seguiam os arcos, sendo assim ele era capaz de notar todas as menores flutuações, tanto em tempo como nos ritmos, para que pudesse as corrigir na hora.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *